5 BENEFÍCIOS DO CICLISMO TREKKING

Passeios em família para descobrir fantásticas paisagens num fim de semana, ou para conjugar lazer e saúde, não há nada melhor do que uma bicicleta! Eis 5 excelentes razões para começar ou recomeçar a pedalar ainda hoje!  

número 1

PEDALAR FAZ BEM À SAÚDE

Toda a gente sabe: andar bicicleta é uma atividade física muito completa e excelente para manter a forma física no dia a dia. Praticado de forma regular ou moderada, pedalar contribui para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a diabetes e a hipertensão. Benéfica para o coração e a resistência, esta atividade é também recomendada para reforçar todos os músculos do corpo. Pedalar também contribui para a perda de peso, permite igualmente afinar a silhueta e combater a celulite. A título indicativo, um passeio de bicicleta de uma hora com intensidade ligeira (a uma média de cerca de 16 km/h) permite queimar até 250 calorias. Quer pratiquemos de forma intensiva ou não, esta atividade oferece benefícios fisiológicos surpreendentes ao nível do stress, do bem-estar, da memória e até do sono.  

número 2

CONHECER NOVOS LUGARES

Ciclismo trekking é também uma excelente forma de redescobrir a nossa região, viajar e contemplar paisagens que não teríamos oportunidade de ver através de outros meios de transporte. Passear pelas ecopistas e outras vias cicláveis é uma forma de lazer desportivo, através de caminhos seguros na sua zona ou longe de casa. Quer vá pedalar 30 minutos, um dia inteiro, um fim de semana ou várias semanas numas férias em viagem de bicicleta, pedalar permite-lhe ir para todo o lado facilmente. O principal objetivo desta prática, além dos benefícios, é partilhar, conhecer novas vistas e guardar recordações únicas que só a bicicleta pode proporcionar. Para levar o seu sentido de evasão mais longe ainda, poderá aventurar-se numa viagem, planeada etapa a etapa. Uma pequena viagem, para começar... Quem sabe se o seu entusiasmo o levará a uma volta ao mundo?

número 3

PORQUE É ECOLÓGICO

Se a bicicleta é um bom meio de transporte para evitar o trânsito nas grandes cidades, as vantagens não ficam por aí do ponto de vista ecológico! Inquestionavelmente menos ruidosa e menos poluente que os outros veículos, a bicicleta permite não só redescobrir, mas também preservar a natureza. Por último, tirando a manutenção regular, a bicicleta não implica grandes custos. Não precisa de gasolina: é movida a pernas!

número 4

PODEMOS PRATICAR EM FAMÍLIA

O ciclismo trekking é uma atividade praticada ao ar livre, económica e adaptada à toda familia. Todas as crianças gostam, geralmente, de andar bicicleta! Por que não aproveitar para as levar a descobrir a vossa cidade através dos parques urbanos, a vossa aldeia através dos caminhos rurais ou ainda outras regiões durante umas férias diferentes? Esta atividade proporciona verdadeiros momentos de descontração e deixará boas recordações que todos poderão partilhar mais tarde. Se tem crianças muito pequenas, não hesite em montar uma cadeira de criança na bicicleta ou um atrelado, se forem mais do que uma. Não há limites de idade para contemplar magníficas paisagens! Por último, não precisa de estar em família para um passeio de bicicleta: seja com amigos, com a sua cara metade ou sozinho, o sentimento de liberdade e descoberta estará sempre garantido.

número 5

PARA TODOS OS GOSTOS

O ciclismo trekking é uma disciplina mista, acessível a todos e com múltiplos benefícios, seja qual for a sua idade! É uma prática com muito poucas contraindicações, a não ser que tenhamos problemas de costas ou de articulações. Quer pratique ocasionalmente, com intensidade moderada em espírito de descoberta ou de forma mais desportiva em espírito de aventura, esta atividade é ideal para si! Basta escolher a bicicleta mais adaptada ao seu tipo de utilização e às suas necessidades. Já tem alguma ideia sobre a sua próxima aventura?

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO