Depois do esforço: porque é preciso recuperar?
A atividade física implica uma fadiga muscular e cansaço. A recuperação e os alongamentos permitem: - Ajuda a progredir no desempenho, - Promove a prevenção de lesões.
É fundamental fazer uma boa alimentação antes e durante o esforço, mas gerir a recuperação é ainda melhor. Negligenciada com demasiada frequência, a fase de recuperação tem contudo um papel essencial na re-hidratação, na recarga das reservas energéticas e na recuperação muscular. Tem também como objetivo a eliminação das toxinas da fadiga.
A atividade física implica uma fadiga muscular e cansaço. A recuperação e os alongamentos permitem: - Ajuda a progredir no desempenho, - Promove a prevenção de lesões.
Depois de um esforço, o organismo encontra-se num estado de desidratação mais ou menos acentuado. A gravidade da desidratação depende da intensidade e da duração do esforço, da qualidade da bebida ingerida durante o esforço e das condições climáticas no dia do treino ou prova. A transpiração durante o esforço gera uma perda de água e de minerais que deve ser compensada o mais rapidamente possível. A re-hidratação é o primeiro objetivo da recuperação. Recomendo a utilização de uma água bicarbonatada para proporcionar um líquido alcalino ao organismo, o que ajudará a eliminar os resíduos ácidos acumulados durante o esforço.
Depois de um esforço, as reservas energéticas estão bastante em baixo, pelo que é necessário reconstituí-las. Para tal, deve ser garantida uma ingestão rápida de hidratos de carbono. O ideal é repor as reservas no período de uma hora após o esforço, ingerindo alimentos com hidratos de carbono.
2 soluções:
- Ingerir alimentos prioritariamente com hidratos de carbono simples: pastas de fruta, nougats, frutos secos, compotas…
- Ingerir uma bebida isotónica
A sua função é acelerar a reparação muscular. Devem ser consumidas no período de uma hora após terminar o seu exercício. Dê preferência a uma proteína Whey, uma proteína de assimilação rápida. Quanto maior o seu teor de BCAA, os aminoácidos da recuperação, maior será absorção de proteína pelo seus músculos.
A bebida de recuperação é ideal, já que fornece tudo de que precisa para recuperar devidamente num só produto.
- Água para re-hidratar e remineralizar o organismo,
Hidratos de carbono para repor as reservas energéticas,
- Proteínas para promover a reparação muscular.
Deve ser consumida após terminar a sua atividade.
Chefe de produto