COMUNICAR NO VOLEIBOL NÃO É ASSIM TÃO COMPLICADO!

Temos a tendência para esquecer até que ponto a comunicação é primordial, e é-o ainda mais no voleibol. Se houver falta de comunicação entre os jogadores, o jogo está perdido à partida. Para solucionar esta questão, propomos-te a fazer o ponto de situação e apresentamos alguns conselhos rápidos para integrares e executares já no próximo jogo!

voleibol-comunicar-allsix

Para encontrar as soluções, ou para recapitular, decidimos ajudar-te a relembrar alguns aspetos fundamentais.

"Minha", a palavra infalível para garantir o jogo. E, no entanto, temos tendência a esquecê-la. Para evitar perderes o ponto ou levar uma cotovelada, este é o caminho!

saber-impor-se-allsix-voleibol

1. SABERes IMPOR-tE NO MOMENTO CERTO

No campo, uma vez em posição, é primordial indicares aos colegas de equipa após o primeiro lançamento, quem vai e para onde vai. Na verdade, e infelizmente, não é sempre inato e perceptível. E mesmo quando o é, por vezes acontece-nos esquecer!



"Minha", "deixa", "eu", tantas palavras curtas e impactantes para se ter a certeza de recuperar a bola. E é importante assinalar que estas palavras devem ser ouvidas de uma forma clara e distinta. Ter uma boa voz vai permitir enunciar com clareza um "FORA" e evitar que o colega de equipa vá buscar uma bola que já está perdida pelo adversário. É mais do que prático em certos casos (na realidade, em bastantes casos), palavra de praticante de voleibol. 

E atenção, em campo comunica-se para se dizer o que nós vamos fazer, e não para dizer ao colega de equipa o que deve faze
r. Falamos então de responsabilidade! Deve haver uma ligação entre o que se comunica e a nossa própria responsabilidade durante o jogo.

2. A COMUNICAÇÃO NO VOLEIBOL TAMBÉM SE FAZ ANTES DO JOGO

A estratégia deve anunciar-se antes de entrar em campo. A ideia é, certamente, que os colegas de equipa estejam ao corrente de como pensas avançar no campo e, sobretudo, onde te pensas posicionar. Antes que o jogo comece, assegura-te de que a tua zona está bem coberta para o caso de uma bola cair num local não previsto pela estratégia!É aqui entre nós, assumindo que conheces bem a tua equipa e as suas pequenas lacunas, uma boa comunicação antes do jogo também serve para partilhar esses pequenos segredos. Digo isto, como por exemplo, se o "serviço é curto" é sempre bom saber.

comunicar-voleibol-allsix
saber-comunicar-allsix-voleibol

3. RECEÇÃO, PASSE OU ATAQUE, O MESMO COMBATE!

Por vezes, acontece também que um jogador seja obrigado a receber um passe ou um ataque em lugar de outro. Por isso é importante anunciá-lo claramente, para evitar receber cotoveladas na cara! O mesmo em sentido inverso, por vezes é mais fácil deixar o colega de equipa intervir para evitar uma catástrofe.No momento da recepção, parece quase inútil dizer se recebemos ou não a bola. No entanto, é sempre melhor anunciá-lo. É certo que uma equipa de voleibol se conhece (ou, pelo menos, percebe rapidamente as forças e fraquezas de cada um); no entanto, no momento do serviço, é sempre preferível saber quem está em melhor posição para receber ou para atacar.
E se percebeste que o centro não está coberto, aquele lugar um pouco (ou muito) vazio no meio do campo é por vezes difícil de cobrir, então é o momento certo para o comunicar e organizar a defesa!

Em resumo, saber comunicar no voleibol é essencial para garantir o jogo e é por vezes bom recordá-lo. É essencial para o jogo, mas também para evitar perder o ponto e irritar-se, para evitar agarrar uma bola fora de jogo e, sobretudo, evitar a colisão com os colegas de equipa! É melhor acabar o jogo sem nódoas negras, não é?

Partilha os teus conselhos connosco e não hesites em dizer-nos se gostaste deste artigo!

julie-voleibol-allsix

JULIE

RESPONSÁVEL DE COMUNICAÇÃO DA ALLSIX, FERVOROSA PRATICANTE DO VOLEIBOL INDOOR.