COMO transportar O tEU BEBÉ NAs CAMINHADAs?

A tua família aumenta, mas está fora de questão renunciares às saídas ao ar livre… E muito bem! Mas terás de adaptar a tua prática ao novo membro da família. E mesmo quando o bebé já caminhar, não podes esperar que ele caminhe a mais de 1 ou 2 km/h. Será imprescindível carregá-lo caso desejes continuar os teus passeios ao teu ritmo.

porta bebés decathlon

O transporte com porta-bebés

Os porta-bebés respeitam a fisiologia do bebé e asseguram um grande conforto para a pessoa que o carrega. O bebé encontra-se em posição "sentado/agachado", o peso está suportado nas suas nádegas, os joelhos estão fletidos mais ou menos à altura do umbigo e a cabeça bem encaixada no eixo da sua coluna vertebral.


A maioria das famílias que fazem caminhadas na natureza devem ter um. A sua vantagem principal: meio-mochila, meio-porta-bebé, em geral, oferece uma capacidade de carregamento de 10 a 25l, assim como bolsos para arrumação dos lados ou no cinto e uma cobertura para proteger o bebé do sol.
A maioria dos modelos são equipados com uma base para serem pousados no chão, de forma a serem colocados às costas mais facilmente. Por fim, ao contrário dos lenços e porta-bebés pré-formados, as costas da pessoa que carrega ficam mais "arejadas", pois quem carrega o porta-bebé não está com contacto direto com o bebé e graças também à ventilação da própria mochia.
No entanto, este tipo de transporte tem alguns limites: quando o seu filho atinge o peso de 12-15 kg, acrescido aos 3-3,5 kg da mochila, sem carregamento, a sensação de peso pode tornar-se bastante desconfortável. Por outro lado, este sistema não está adaptado para crianças com menos de 12 meses, pois ainda não seguram a cabeça e não suporte o seu pose no eixo da colunar vertebral.
Por fim, não é aconselhado para uma utilização em trajetos muito longos, com piso desnivelado e irregular.

outras opções de transporte

O LENÇO DE CARREGAMENTO

Como indicado pelo nome, o sistema consiste em manter o bebé graças a um tecido especificamente concebido para ser extensível e ao mesmo tempo resistente, por meio de nós diversos. O lenço pode ser utilizado desde a mais tenra idade e não tem limite de idade. Permite carregar em posição ventral ou dorsal e garantir um conforto máximo. No entanto, é preciso "ganhar o hábito". Cuidado, o lenço pode ser quente e não é o mais adaptado para o Verão!

OS PORTA-BEBÉS PRÉ-FORMADOS

Um bom meio termo entre carregamento ergonómico e comodidade. Pouco volumosos, geralmente parecem-se com mochilas, com cintos, alças e fivelas. Os modelos recentes propõem também versões "light" ou "arejadas", concebidas para as viagens ou caminhadas. O hábito apanha-se rapidamente, pois apesar de ser necessário assimilar a técnica de "carregamento", os restantes ajustes são bastante intuitivos e rápidos! Pequeno detalhe: o "carapuço" é muito prático para apoiar a cabeça da criança quando esta adormece. Contar entre 300 e 600g consoante o modelo e a possibilidade de arrumar a mochila caso o bebé seja um super praticante da caminhada!

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS