Como tirar fotografias bonitas na montanha?

Tirar fotografias bonitas na montanha

Paisagens, animais, praticantes em ação, etc. Não faltam temas para fotografias na montanha. Para que as suas imagens sejam o mais bonitas possível, François, responsável de imagem da Quechua, ensina-lhe as bases da fotografia na montanha.

>François, quais são os conceitos básicos para tirar fotografias bonitas durante uma caminhada?

"Podemos tirar fotografias muito bonitas de caminhada com uma máquina fotográfica simples e compacta. Para isso, temos de respeitar algumas regras de enquadramento, já que as regulações da máquina são bastante limitadas. Antes de mais, o mais importante é ter a máquina à mão para poder reagir no momento em que a paisagem se apresenta mais bela. Um estojo fixado ao nível das alças da mochila é muito prático."

Regra dos 2 terços -1 terço

"Em seguida, no que toca ao enquadramento, é importante respeitar a regra dos "2 terços, 1 terço". Por exemplo, 2 terços de céu, 1 terço de montanha ou vice-versa. Para tal, temos de imaginar que o enquadramento da fotografia está dividido vertical e horizontalmente em 3 partes, formando por isso 9 partes idênticas. Os centros de interesse da fotografia devem estar ao nível dos pontos de intersecção das linhas verticais e horizontais. Deste modo, se quiser fotografar uma pessoa, coloque-a à direita ou à esquerda do enquadramento, garantindo que tem o olhar virado para o interior do enquadramento."

A cabra-montesa, amiga do fotógrafo

>Os animais marcam muitas vezes a sua presença na montanha. Como os devemos fotografar corretamente?

"O animal da montanha mais fácil de fotografar é sem dúvida alguma a cabra-montesa. Podemos mesmo dizer que é uma amiga do fotógrafo! Encontramo-la por todo o lado e, por vezes, temos a impressão de que faz mesmo pose para a fotografia.

A camurça é mais difícil de captar em foto. É um animal muito mais selvagem. Cruzarmo-nos com uma é um encontro verdadeiramente extraordinário, mas com frequência muito breve, já que a camurça é arisca. Para conseguir tirar boas fotografias de animais tão selvagens, podemos optar por ficar à espreita, como fazem os caçadores. Contudo, escondermo-nos, instalarmo-nos e ficar à espera exige tempo e empenho.

A foto de uma marmota a sair da sua toca pela manhã pode ser um instantâneo interessante. Para este efeito, podemos instalarmo-nos de manhã muito cedo nas proximidades de um buraco que tenhamos previamente identificado e ficar à espera que o animal desperte.
Note-se que nos parques nacionais e nas reservas naturais é mais fácil fotografar os animais. Aqui encontram-se protegidos e, por isso, têm menos receio do ser humano."

As nuvens criam ambientes bonitos

>Que devo fazer se quiser fotografar caminhantes em ação?

"Para fotografar um caminhante ou um grupo de pessoas, podemos basear-nos no caminho onde se faz a caminhada e na sua orientação. Poderemos assim jogar com a paisagem e a luz.
Um pequeno conselho: se a caminhada passar por uma zona coberta de neve, esta pode servir de refletor natural da luz. As pessoas que caminham na neve ficarão mais iluminadas. Será assim fácil tirar fotografias bonitas em contraluz. Os rochedos mais claros terão o mesmo efeito refletor.

Por fim, um caminhante no primeiro plano de uma fotografia permite transmitir a dimensão da paisagem de montanha que fica atrás."

Levantar-se cedo para conseguir a melhor luz

>E para quem se queira lançar na fotografia de montanha?

"Antes de mais, a fotografia de montanha carece de uma certa logística.

No que diz respeito às perspetivas, tudo começa pela regra de "levantar cedo e deitar-se tarde". As luzes da manhã e da noite são as mais propícias à realização de belas fotografias. Com efeito, e muito particularmente no verão, o sol é demasiado intenso entre as 10 h e as 16 h e produz uma luz que apaga todos os relevos. O outono e a primavera são as melhores estações para as fotografias na montanha, já que as luzes são mais suaves.

Além do mais, há que notar que o céu azul puro nem sempre é o melhor aliado do fotógrafo. Um céu perturbado, com nuvens, antes ou depois da tempestade, proporciona um ambiente mais interessante.Todavia, para conseguirmos essas fotos, é imperativo estarmos seguros do nosso nível como praticantes de caminhada, informarmo-nos sobre as condições meteorológicas e prever uma escapatória.

Por fim, devemos escolher o destino e a caminhada em função da orientação do local. É inútil estarmos num vale soberbo quando já está à sombra. O melhor é, por isso, escolher a vertente da montanha em função da hora em que iniciamos a caminhada. Sugestão: desta perspetiva, uma caminhada numa aresta simplifica as coisas e permite uma grande diversidade de pontos de vista."

"No que diz respeito ao equipamento, creio que é preferível ter uma boa mochila de caminhada onde possamos guardar a máquina fotográfica e as objetivas dentro de proteções adequadas do que um saco especial para material fotográfico que nem sempre será o mais adaptado a caminhar na montanha. Como é evidente, temos sempre de ter roupa quente e impermeável, bem como uma lanterna frontal e pilhas.

Por fim, é indispensável estarmos informados das previsões do tempo e informar alguém acerca da caminhada que pretendemos fazer."



E quais são os seus melhores conselhos?