Levantar-se cedo para conseguir a melhor luz
>E para quem se queira lançar na fotografia de montanha?
"Antes de mais, a fotografia de montanha carece de uma certa logística.
No que diz respeito às perspetivas, tudo começa pela regra de "levantar cedo e deitar-se tarde". As luzes da manhã e da noite são as mais propícias à realização de belas fotografias. Com efeito, e muito particularmente no verão, o sol é demasiado intenso entre as 10 h e as 16 h e produz uma luz que apaga todos os relevos. O outono e a primavera são as melhores estações para as fotografias na montanha, já que as luzes são mais suaves.
Além do mais, há que notar que o céu azul puro nem sempre é o melhor aliado do fotógrafo. Um céu perturbado, com nuvens, antes ou depois da tempestade, proporciona um ambiente mais interessante.Todavia, para conseguirmos essas fotos, é imperativo estarmos seguros do nosso nível como praticantes de caminhada, informarmo-nos sobre as condições meteorológicas e prever uma escapatória.
Por fim, devemos escolher o destino e a caminhada em função da orientação do local. É inútil estarmos num vale soberbo quando já está à sombra. O melhor é, por isso, escolher a vertente da montanha em função da hora em que iniciamos a caminhada. Sugestão: desta perspetiva, uma caminhada numa aresta simplifica as coisas e permite uma grande diversidade de pontos de vista."
"No que diz respeito ao equipamento, creio que é preferível ter uma boa mochila de caminhada onde possamos guardar a máquina fotográfica e as objetivas dentro de proteções adequadas do que um saco especial para material fotográfico que nem sempre será o mais adaptado a caminhar na montanha. Como é evidente, temos sempre de ter roupa quente e impermeável, bem como uma lanterna frontal e pilhas.
Por fim, é indispensável estarmos informados das previsões do tempo e informar alguém acerca da caminhada que pretendemos fazer."
E quais são os seus melhores conselhos?