Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

Com receio de termos frio e de desperdiçarmos o dia de ski, temos tendência a acumular camadas de roupa. A verdade é que bastam apenas 3 camadas técnicas para se manter bem quente nas pistas de ski. Explicamos-lhe tudo...

Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

Dia soalheiro, neve fresca, temperatura ideal, deslize perfeito... São as condições perfeitas para um belo dia de ski.
Mas também há os resfriados, o vento, o nevoeiro, o tempo de espera nas filas para os teleféricos, caminhamos, transpiramos, etc. Mais uma razão para se vestir adequadamente para fazer face às mudanças de temperatura.

3 CAMADAS, 3 PARTICULARIDADES, 3 VEZES MAIS CONFORTO

O sistema das 3 camadas assenta num princípio simples: a água transmite o calor 30 vezes mais rápido do que o ar. Por isso, a pele húmida arrefece 30 vezes mais rápido do que a pele seca.

Para se manter quente nas piores condições, deve, em primeiro lugar, manter-se seco. O papel da sua roupa é afastar a humidade corporal da pele, manter o ar quente e seco junto ao corpo e transportar a humidade para o exterior.

Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

TERCEIRA CAMADA

Impermeável, tem por objetivo protegê-lo dos elementos exteriores (vento, água, neve). Mas o papel da terceira camada também é transportar para o exterior a humidade que tenha sido transmitida pelas duas camadas internas, graças à intervenção de tecidos impermeáveis e respiráveis.

Como se vestir adequadamente para ir esquiar?
Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

SEGUNDA CAMADA

A principal função da camada intermédia é manter o ar quente e seco à volta do corpo. Esta camada deve ser muito respirável e preferencialmente não impermeável. O vapor líquido produzido pelo corpo deve poder atravessá-la para chegar à camada externa.

PRIMEIRA CAMADA

Esta camada deve ficar junto à pele para eliminar a transpiração do corpo o mais rapidamente possível. Uma boa roupa térmica tem por objetivo afastar a humidade produzida pelo corpo para o manter seco e quente. Um bom tecido absorvente atrai a humidade líquida e utiliza o calor do corpo para a converter em vapor líquido, para uma rápida secagem.

Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

E PARA NÃO TER FRIO NAS PERNAS

Para mais conforto, recomendamos que vista umas calças justas técnicas debaixo das suas calças de ski.

Se pratica ski fora de pista, ou para temperaturas são muito baixas, também existem segundas camadas de penas, que se vestem por cima da segunda pele e por baixo das calças de ski.

Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

CABEÇA, MÃOS, PÉS: LEMBRE-SE DE PROTEGER AS EXTREMIDADES!

As extremidades são as partes do corpo mais expostas ao frio. É, por isso, importante que as proteja bem.

Para isso, muna-se de:
- Meias de ski técnicas
- Luvas e luvas interiores
- Máscara
- Capacete de ski com forro
- Gorro para as pausas

Agora que já sabe todos os nossos conselhos para se vestir adequadamente para o ski, esperamos que aproveite as pistas com tranquilidade!

Como se vestir adequadamente para ir esquiar?

CHLOÉ

EQUIPA DE COMUNICAÇÃO WEDZE

Apaixonada por ski e desportos de inverno!

descubra os nossos outros conselhos