Com receio de termos frio e de desperdiçarmos o dia de ski, temos tendência a acumular camadas de roupa. A verdade é que bastam apenas 3 camadas técnicas para se manter bem quente nas pistas de ski. Explicamos-lhe tudo...
Dia soalheiro, neve fresca, temperatura ideal, deslize perfeito... São as condições perfeitas para um belo dia de ski.
Mas também há os resfriados, o vento, o nevoeiro, o tempo de espera nas filas para os teleféricos, caminhamos, transpiramos, etc. Mais uma razão para se vestir adequadamente para fazer face às mudanças de temperatura.
O sistema das 3 camadas assenta num princípio simples: a água transmite o calor 30 vezes mais rápido do que o ar. Por isso, a pele húmida arrefece 30 vezes mais rápido do que a pele seca.
Para se manter quente nas piores condições, deve, em primeiro lugar, manter-se seco. O papel da sua roupa é afastar a humidade corporal da pele, manter o ar quente e seco junto ao corpo e transportar a humidade para o exterior.
Esta camada deve ficar junto à pele para eliminar a transpiração do corpo o mais rapidamente possível. Uma boa roupa térmica tem por objetivo afastar a humidade produzida pelo corpo para o manter seco e quente. Um bom tecido absorvente atrai a humidade líquida e utiliza o calor do corpo para a converter em vapor líquido, para uma rápida secagem.
Para mais conforto, recomendamos que vista umas calças justas técnicas debaixo das suas calças de ski.
Se pratica ski fora de pista, ou para temperaturas são muito baixas, também existem segundas camadas de penas, que se vestem por cima da segunda pele e por baixo das calças de ski.
Agora que já sabe todos os nossos conselhos para se vestir adequadamente para o ski, esperamos que aproveite as pistas com tranquilidade!