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Reparar um pneu de bicicleta

Como reparar um pneu de bicicleta furado ?

Um furo é o incidente mais comum que pode acontecer numa bicicleta, e sem dúvida também o mais enervante. Esta ficha de aconselhamento explica-te como reparar em 5 passos um pneu de bicicleta furado e diz-te o que fazer para diminuir significativamente o número de furos.

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Reparar um pneu de bicicleta furado

Dificuldade: fácil~Duração: 15 min.

Material necessário

- Dois desmonta-pneus

- Peças de reparação para furos (remendos): trata-se de pequenas pastilhas de borracha que se colam na câmara de ar para tapar o(s) furo(s).

- Cola especial para remendos

- Papel de fibra de vidro

- Um lápis

- Uma bacia cheia de água

- Uma bomba de ar de bicicleta

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1.º passo: retirar a câmara de ar do pneu da bicicleta

Para reparar o pneu da bicicleta, não é necessário desmontar completamente a roda da bicicleta.

Coloca a bicicleta de rodas para cima ou para o lado, de maneira a que as mesmas deixem de estar apoiadas no chão. Em seguida, certifica-te de que o pneu da bicicleta está suficientemente vazio para poder ser retirado. Para isso, faz pressão por cima da válvula da câmara de ar.

Desliza o desmonta-pneus entre a jante da roda e o pneu, usando-o como alavanca para retirar a câmara de ar da jante. Assim que um dos lados do pneu estiver fora da jante, puxa cuidadosamente a câmara de ar para fazê-la sair.

Vocabulário: a jante da roda é o círculo exterior da roda, onde estão fixadas a câmara de ar e o pneu.

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2.º passo: identificar o local do furo

O segundo passo consiste em identificar o local do furo. Atenção: não pares no primeiro furo que encontrares, pois o pneu pode furar em vários locais.

Para encontrares facilmente o(s) furo(s) na câmara de ar, o método mais eficaz é o da bacia de água. Volta a encher a câmara de ar e mergulha-a na bacia, secção por secção. Se se formarem bolhas numa dessas secções, significa que existe um furo. Com um lápis, marca o(s) furo(s) que encontrares.

Passa também os dedos pelo interior do pneu para verificares se existem pregos ou outros objetos cravados na banda de rolamento ou na carcaça do pneu.

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3.º passo: preparar os locais dos furos antes da reparação

Depois de localizado(s) o(s) furo(s) do pneu da bicicleta, é necessário prepará-lo(s) de forma a receber(em) o(s) remendo(s).

Se tiveres recorrido à bacia de água para localizares o(s) furo(s), seca a câmara de ar com um pano para poderes aplicar o(s) remendo(s) numa superfície bem seca.

Com a ajuda de um papel de fibra de vidro, punciona levemente a câmara de ar no(s) furo(s) a reparar. Punciona igualmente o interior do pneu ao nível do(s) furo(s). Pode acontecer que um pequeno pedaço de vidro ou prego continue aí alojado, o que voltaria a furar imediatamente o pneu da bicicleta.

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4.º passo: aplicar a peça de reparação de furos

Aplica um pouco de cola específica para remendos na peça de reparação (lado preto) e no local do furo do pneu da bicicleta.

Aguarda alguns minutos e depois pressiona a peça contra o furo durante 4 a 5 minutos. A cola deve transbordar ligeiramente de cada lado da peça de reparação.

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Passo 5: voltar a colocar a câmara de ar no pneu da bicicleta

Depois de a peça de reparação se encontrar no devido lugar, volta a encher a câmara de ar até metade da sua capacidade com uma bomba de ar.

Para voltares a colocar a câmara de ar no pneu da bicicleta, usa o desmonta-pneus como alavanca. Atenção: tem cuidado para não trilhares a câmara de ar.

Só precisas de terminar de encher o pneu da bicicleta. E já está tudo pronto para voltares a pedalar!

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Evitar os furos

A câmara de ar teve dois furos idênticos e próximos um do outro? Ou apresentou um rasgão num determinado sítio? Isso deve-se ao facto de o pneu não ter ar suficiente! Com a pressão, a câmara de ar dobrou ou ficou entalada na jante da roda.

- Solução: enche mais os pneus ou certifica-te de que a câmara de ar tem o tamanho certo em relação à jante.

Tiveste apenas um furo no pneu? Deves ter passado por cima de um prego ou de uma pequena pedra.

- Solução: Fica atento(a) ao estado dos pneus da bicicleta. Se estiverem gastos, é melhor substituí-los.

Para evitar furos, podes também introduzir nos pneus um líquido antifuros.