Os diferentes métodos para recuperar corretamente após um triatlo ou um treino
Para que o treino seja benéfico, é indispensável recuperar bem, consagrar algum tempo após a sessão para descontrair os músculos ou aliviar uma dor, o mesmo acontecendo depois de um triatlo.
Existem vários métodos para ajudar o desportista a recuperar melhor e mais depressa:
A massagem : para descontrair os músculos
A massagem permite relaxar os músculos quando foram fortemente solicitados durante um esforço. Permite diminuir as contraturas, a rigidez e a perceção de cansaço. Desempenha um papel na redução do surgimento de dores tardias no corpo.
Uma massagem eficaz deve durar no mínimo 5 minutos por grupo de músculos e deve efetuar-se da extremidade para a raiz dos membros.
Para uma boa massagem, existe, claro, a massagem manual com um óleo ou bálsamo contendo óleos essenciais e arnica. Podem ser utilizadas diferentes técnicas de massagem, as mais frequentes são: a pressão estática (nos pontos reflexos, trigger points, pontos de contratura), a pressão de deslizamento e a compressão profunda.
Também se pode recorrer a acessórios para praticar uma automassagem fácil, eficazmente e em profundidade, como o rolo, a bola ou o bastão de massagem.
As bolas de massagem são muito úteis para a automassagem em profundidade e de forma focalizada. Existem em três tamanhos para se adaptarem melhor à zona a massajar: as pequenas para a curva plantar e as costas, a bola dupla, especialmente adaptada para as costas e a coluna vertebral com a forma côncava no meio e, por fim, as grandes, para as costas e os glúteos.
A mão de massagem Roll On é certamente o acessório mais fácil de utilizar para automassagem. Adapta-se à mão, a sua forma foi estudada para isso, é muito prática. Escolhe-se a pressão que se quiser.
Os rolos de massagem para otimizar a recuperação. A massagem efetua-se graças ao peso do corpo e é portanto muito eficaz para aliviar os músculos em profundidade após o esforço. Existem vários tipos de rolos: o Soft para uma massagem suave com uma espuma lisa e confortável. O Hard para uma massagem mais intensa graças a uma espuma dura e estruturada. O rolo de massagem eletrónico para uma massagem com uma eficácia reforçada graças a vibrações, o que permite ainda uma maior descontração dos músculos, com menos esforço.
O bastão de massagem Modular que permite uma massagem personalizada adaptada à morfologia de cada um, à zona a massajar e à intensidade de massagem pretendida.
A compressão: para reduzir a fadiga e as dores musculares
A compressão permite reduzir a fadiga das pernas e as dores musculares, melhorando o retorno venoso e, portanto, a circulação sanguínea. Com efeito, a compressão aumenta o fluxo sanguíneo e permite eliminar as toxinas acumuladas durante o esforço. Assim, é aconselhado usar meias de compressão logo a seguir ao esforço, durante 1h30 a 2h. Um meio simples, prático, que não exige nenhum esforço para uma boa recuperação!
A eletroestimulação: para diminuir as dores no corpo e descontrair os músculos
A eletroestimulação favorece a recuperação principalmente diminuindo a dor, tem um efeito analgésico. Tal como a massagem, leva ao fenómeno de "gate control" e de libertação de endorfina. Permite também diminuir as dores no corpo e relaxar os músculos de forma passiva, sem fazer nada! Basta colocar os elétrodos ligados a uma caixa que gera impulsos elétricos segundo um programa estabelecido por profissionais de saúde.
O frio TAMBÉM ajuda a recuperar!
A aplicação de frio diminui a sensação de dor, o edema, e atua sobre a inflamação natural provocada pelo esforço. O frio vai ajudar à regeneração das micro-lesões criadas durante uma sessão desportiva. Além disso, o frio favorece o aumento da circulação sanguínea. Existem diferentes métodos, por exemplo, em casa: as compressas de frio (colocadas previamente no congelador) ou banhos de água gelada.