aprender a saltar à corda

Como (re)começar a saltar à corda?

Seja para perder peso ou tonificar, fazer exercício com a corda de saltar tem inúmeros benefícios. Mas como começar? Como regular a corda de saltar? Qual a postura certa? Que tipo de treino escolher? Aqui tens algumas dicas!

Para além de quereres recordar a infância e ver como estás com mais uns anos em cima, de certeza que já ouviste falar dos benefícios da corda de saltar.

Mas como começar é outra história. Vamos ajudar-te com alguns conselhos!

Por que aprender a saltar à corda? os benefícios e as vantagens.

Seja em casa, no ginásio ou no exterior, é possível praticar corda de saltar.

Uma coisa é certa: uma corda de saltar ocupa pouco espaço. Seja no armário ou no teu saco de desporto para a teres sempre contigo, ela sabe como ser muito discreta. Mas não é por isso que deves esquecê-la!

Um pequeno extra: este equipamento desportivo lúdico não vai causar grande mossa na tua conta bancária.
Pois é, a corda de saltar merece que lhe prestes atenção. Pode até mesmo tornar-se a tua melhor amiga. Porquê? Os benefícios são muitos:

- é uma atividade excelente para o coração;
- ganhas resistência respiratória;
- melhoras o teu equilíbrio;
- todo o corpo é tonificado: os músculos superiores e inferiores do corpo são solicitados;
- se te arrependeres das bolachas "a mais" que comeste (entre aspas porque bolachas nunca são de mais), o exercício com a corda de saltar queima rapidamente calorias!

Aprender a praticar corda de saltar: como começar?

Como iniciar adequadamente a prática com a corda de saltar?

Para pores todas as hipóteses do teu lado e sentires-te o mais confortável possível nos primeiros treinos,  é indispensável teres um equipamento adaptado.

Vamos, por isso, vestir roupa desportiva e calçar as sapatilhas! Calça sapatilhas flexíveis e leves, com um bom amortecimento para os teus saltos. Para as pessoas que possam sentir incómodo por causa dos movimentos do peito, nesta atividade, o top é fortemente recomendado para suportar o peito.

Relativamente ao equipamento, o comprimento da corda de saltar deve ser adaptado à tua altura. Para obter o comprimento certo, põe os pés no meio da corda, com as pegas em cada mão, e estica! As extremidades da corda de saltar devem chegar às axilas.

Se tiveres problemas de costas ou nas articulações, deves evitar a corda de saltar. Não te esqueças de consultar o teu médico antes de voltares à prática de desporto.

Um equipamento adaptado, e um movimento certo permitem reduzir qualquer dor ou lesão.

Aprender a praticar corda de saltar: primeiros exercícios

1. O primeiríssimo exercício que recomendamos é o movimento apenas dos braços. Faz o movimento "rotativo", girando a corda com um braço de cada vez, com as duas pegas da corda numa mão. Isto sem saltar! Vais rapidamente sentir que só este exercício já reforça os músculos dos braços.
Podemos depois continuar este exercício com slaloms (faz um 8 com o pulso), sempre à tua frente.

2. Depois de feitos estes exercícios, podemos passar para os pés e saltitar. Cuidado para não aterrar nos calcanhares; caso contrário, podes magoar-te nas costas. Mantém-te na parte da frente do pé, os calcanhares não tocam no chão. Saltita ligeiramente sem ir muito para cima. Temos tendência a querer levantar muito os pés para que a corda passe bem debaixo deles, mas deve dar-se preferência à velocidade de rotação da corda. Desta forma, dás mais saltos, o que é melhor para o sistema cardiovascular, e vais ter menos impacto nas articulações.

3. O passo seguinte consiste em saltar com os pés juntos, finalmente! Mas ainda não temos as pegas da corda em cada mão (mais um pouco de paciência). Continuamos o movimento da "rotação" com as duas pegas numa única mão. Isto vai permitir que encontres o teu ritmo e treines a tua coordenação entre os saltos e a rotação da corda. Não te esqueças de trocar de mão; caso contrário, o outro pulso pode ficar invejoso.

4. Depois de encontrares o teu ritmo, eis que podes começar a saltar à corda! Pega na corda com as duas mãos, põe os pés à frente da corda e olha em frente. Mantém as costas direitas e tensiona o corpo, contraindo a barriga e o períneo para o proteger adequadamente durante os saltos. Os pés devem estar afastados à largura da anca, com as pernas ligeiramente fletidas.
O primeiro movimento de lançamento da corda para a frente pode ser difícil. Para encontrares o gesto certo, mantém os dois braços esticados, ganha lanço para levar os dois braços para trás e para a frente. Depois de iniciado o movimento, só os pulsos continuam a rotação.

Está tudo bem? Salta! Seguindo o mesmo ritmo que os exercícios anteriores.

Algumas dicas durante os saltos:
- Solta os ombros;
- Faz pequenos círculos com os braços, deixa os pulsos fazerem todo o trabalho;
- Faz pequenos saltos, não vale a pena saltar muito alto;
- Se tiveres dificuldade em saltar com os pés juntos no início, faz o “cavalinho” saltando num pé e, depois, no outro.

Aprender a praticar corda de saltar: como começar?

Quanto tempo deve durar uma sessão de corda de saltar?

Podes fazer 2 a 3 sessões de 10 minutos por semana para sentir os resultados.
Se te estiveres a iniciar na corda de saltar, é possível que não consigas aguentar 10 minutos no início. Não hesites em intervalar as tuas sessões com tempos de recuperação. Atingirás progressivamente uma melhor condição física.

Se conseguires aguentar 10 minutos com uma perna às costas (pois é, isto faz-nos regressar à infância), tenta progressivamente aumentar a duração das tuas sessões para atingir um tempo de esforço de 20 a 25 minutos.

Depois de seres um(a) profissional da corda de saltar, poderás trabalhar a tua resistência variando os movimentos. Aproveita para fazer exercícios mais difíceis (cruza a corda, salta em cima de um pé e, depois, em cima do outro pé...). Diverte-te!

A corda de saltar faz emagrecer?

Sabias que 15 minutos de exercício com uma corda de saltar equivalem a 30 minutos de corrida?

Se perder peso faz parte dos teus objetivos, a corda de saltar é uma boa opção, combinada, claro, a uma alimentação equilibrada

.Pois é! Saltar à corda faz perder calorias rapidamente porque é muito exigente!

A corda de saltar: um desporto que reforça os músculos?

Com treinos regulares, a corda de saltar desenha e muscula o corpo. Se o que tu queres é desenvolver os teus músculos, temos uma dica: a corda lastrada.

Ao adicionar peso graças à corda lastrada, o efeito nos músculos intensifica-se e vais notar resultados mais depressa. Desde que tenhas assimilado os movimentos de base, claro, e que os domines sem os pesos. Para esta técnica, o rei mandou: "Domina o movimento!".

Se gostares de corda de saltar, quiseres treinar o teu cardio e trabalhar ainda mais os teus músculos, o boxe pode ser ideal para ti. Pois é: a corda de saltar é a companheira de quem pratica boxe. Aprendem-se bastantes técnicas de salto à corda, específicas à prática. Aqui tens a corda ideal para a prática de boxe!