Aprender a praticar corda de saltar: primeiros exercícios
1. O primeiríssimo exercício que recomendamos é o movimento apenas dos braços. Faz o movimento "rotativo", girando a corda com um braço de cada vez, com as duas pegas da corda numa mão. Isto sem saltar! Vais rapidamente sentir que só este exercício já reforça os músculos dos braços.
Podemos depois continuar este exercício com slaloms (faz um 8 com o pulso), sempre à tua frente.
2. Depois de feitos estes exercícios, podemos passar para os pés e saltitar. Cuidado para não aterrar nos calcanhares; caso contrário, podes magoar-te nas costas. Mantém-te na parte da frente do pé, os calcanhares não tocam no chão. Saltita ligeiramente sem ir muito para cima. Temos tendência a querer levantar muito os pés para que a corda passe bem debaixo deles, mas deve dar-se preferência à velocidade de rotação da corda. Desta forma, dás mais saltos, o que é melhor para o sistema cardiovascular, e vais ter menos impacto nas articulações.
3. O passo seguinte consiste em saltar com os pés juntos, finalmente! Mas ainda não temos as pegas da corda em cada mão (mais um pouco de paciência). Continuamos o movimento da "rotação" com as duas pegas numa única mão. Isto vai permitir que encontres o teu ritmo e treines a tua coordenação entre os saltos e a rotação da corda. Não te esqueças de trocar de mão; caso contrário, o outro pulso pode ficar invejoso.
4. Depois de encontrares o teu ritmo, eis que podes começar a saltar à corda! Pega na corda com as duas mãos, põe os pés à frente da corda e olha em frente. Mantém as costas direitas e tensiona o corpo, contraindo a barriga e o períneo para o proteger adequadamente durante os saltos. Os pés devem estar afastados à largura da anca, com as pernas ligeiramente fletidas.
O primeiro movimento de lançamento da corda para a frente pode ser difícil. Para encontrares o gesto certo, mantém os dois braços esticados, ganha lanço para levar os dois braços para trás e para a frente. Depois de iniciado o movimento, só os pulsos continuam a rotação.
Está tudo bem? Salta! Seguindo o mesmo ritmo que os exercícios anteriores.
Algumas dicas durante os saltos:
- Solta os ombros;
- Faz pequenos círculos com os braços, deixa os pulsos fazerem todo o trabalho;
- Faz pequenos saltos, não vale a pena saltar muito alto;
- Se tiveres dificuldade em saltar com os pés juntos no início, faz o “cavalinho” saltando num pé e, depois, no outro.