Eis algumas regras fáceis de entender e aplicar:
Consome proteínas às refeições:
Vegetais ou animais, tanto faz! Elas garantem o fortalecimento e tonicidade musculares.
Consome alimentos ricos em amido para energia:
O consumo de hidratos de carbono de boa qualidade às refeições ajuda a prevenir o cansaço de manhã ou à tarde. Opta por consumir hidratos de carbono de baixo índice glicémico, como massas integrais, arroz integral ou basmati, lentilhas, ervilhas, pão integral, etc.
Legumes e verduras à discrição:
Crus ou cozidos, come legumes e verduras às refeições. As suas fibras aumentam a saciedade e diminuem a fome. Também desempenham uma função muito importante na digestão e eliminação de gordura para a perda de peso.
Come fruta com moderação:
No máximo, duas peças de fruta por dia. A fruta, tal como os legumes e verduras, contém vitaminas e sais minerais e também é rica em açúcar.
1,5 l de água por dia:
Para eliminar toxinas e gordura, é necessário beber água! A drenagem permitirá um melhor funcionamento do organismo e reduzir a gordura presente nas células adiposas. Se praticares cardio, bebe 1 litro de água por hora.
Evita os açúcares refinados:
Eles aumentam os picos de insulina responsáveis pelo aumento da massa gorda. Evita doces e bolos industriais! Opta antes por amêndoas, nozes ou chocolate preto.
Evita as gorduras saturadas:
Que se encontram, sobretudo, em carnes vermelhas, enchidos e refeições industriais. Aumenta o consumo de ómega 3 comendo peixe gordo (sardinha, cavala, salmão, atum) e óleos vegetais, como óleo de colza ou de linho.
Evita petiscar entre as refeições:
Regra geral, recomendam-se 3 refeições por dia, com um lanche ligeiro a meio da manhã e/ou um outro à tarde. Opta, por exemplo, por comer um quadrado de chocolate preto e algumas amêndoas!