cardio training domyos

Como queimar calorias facilmente? 

Gostarias ou necessitas de perder peso? Queres dicas para queimar calorias de forma mais eficiente? Isso é possível! Explicamos tudo!

Pretendes queimar calorias e perder peso de modo fácil? Temos a solução para ti com apenas duas condições: treino adaptado e uma alimentação focada em perder gordura.

Sente-te motivado? Então como treinamos? Comemos o quê? Explicamos tudo!

Qual o treino para queimar calorias facilmente?

Para queimar calorias, deverás praticar uma atividade física ou desportiva. Os teus músculos e coração necessitam de energia para fazer uma aula de cardio, uma sessão de musculação, uma caminhada desportiva ou ioga. Em suma, independentemente da atividade escolhida, o simples facto de praticares desporto no dia a dia fará queimar calorias.

É mais fácil em sessões de cardio training?

Sim! Se optares pelo cardio training, será mais fácil e rápido: os teus músculos irão trabalhar e o teu coração irá bater mais rápido, aumentando assim a sua frequência cardíaca. Para isso, primeiro queima o açúcar disponível no organismo e depois, quando a fonte de açúcar se esgotar, consome as reservas de gordura armazenadas nas células adiposas. Sim, isso mesmo... Aquelas que queremos que desapareçam!

Como?

aula em grupo cardio training

45 minutos:
É a duração média recomendada, mesmo se treinares com baixa intensidade. A intensidade aumentará ao longo dos treinos e a tua regularidade vai permitir que consigas progredir.

Treino aeróbico:
Ou seja, entre 60% e 70% da frequência cardíaca máxima permitida (FCMA). Para a obter, basta subtrair a tua idade a 220 (226 para as mulheres, por terem o coração ligeiramente mais rápido que os homens).

Regularidade:
É a chave para o sucesso! Recomendamos que treines, pelo menos, 2 a 3 vezes por semana, todas as semanas, até alcançares os teus objetivos. Ao princípio, a motivação será total, mas ao longo das semanas poderás sentir alguma desmotivação. Nesse caso, podes optar por treinar 1 a 2 vezes por semana! É preferível ser razoável e apostar a longo prazo!

Prazer:
Participa em aulas de cardio em grupo ou treina com bicicleta, aparelho de remo, bicicleta elíptica ou passadeira de corrida. Tanto faz! É mais fácil queimar calorias quando sentimos prazer. Divertimo-nos e treinamos melhor! Nas aulas em grupo, o espírito do grupo, o instrutor e a música permitem treinar com maior intensidade e queimar calorias mais facilmente.

A alimentação: algumas regras para queimar gordura

A alimentação é um dos combustíveis do nosso organismo. A tua alimentação vai determinar a tua forma física, o desempenho desportivo, o sono, a recuperação, a saúde e o peso.

Não vais encontrar nenhum produto milagroso para atingir os objetivos de forma mais rápida, tudo se conquista com esforço e dedicação. No entanto, se seguires alguns destes conselhos, acredita que vais estar mais próximo de os conseguires alcançar!

cardio training domyos

Eis algumas regras fáceis de entender e aplicar:

Consome proteínas às refeições:
Vegetais ou animais, tanto faz! Elas garantem o fortalecimento e tonicidade musculares.

Consome alimentos ricos em amido para energia:
O consumo de hidratos de carbono de boa qualidade às refeições ajuda a prevenir o cansaço de manhã ou à tarde. Opta por consumir hidratos de carbono de baixo índice glicémico, como massas integrais, arroz integral ou basmati, lentilhas, ervilhas, pão integral, etc.

Legumes e verduras à discrição:
Crus ou cozidos, come legumes e verduras às refeições. As suas fibras aumentam a saciedade e diminuem a fome. Também desempenham uma função muito importante na digestão e eliminação de gordura para a perda de peso.

Come fruta com moderação:
No máximo, duas peças de fruta por dia. A fruta, tal como os legumes e verduras, contém vitaminas e sais minerais e também é rica em açúcar.

1,5 l de água por dia:
Para eliminar toxinas e gordura, é necessário beber água! A drenagem permitirá um melhor funcionamento do organismo e reduzir a gordura presente nas células adiposas. Se praticares cardio, bebe 1 litro de água por hora.

Evita os açúcares refinados:
Eles aumentam os picos de insulina responsáveis pelo aumento da massa gorda. Evita doces e bolos industriais! Opta antes por amêndoas, nozes ou chocolate preto.

Evita as gorduras saturadas:
Que se encontram, sobretudo, em carnes vermelhas, enchidos e refeições industriais. Aumenta o  consumo de ómega 3 comendo peixe gordo (sardinha, cavala, salmão, atum) e óleos vegetais, como óleo de colza ou de linho.

Evita petiscar entre as refeições:
Regra geral, recomendam-se 3 refeições por dia, com um lanche ligeiro a meio da manhã e/ou um outro à tarde. Opta, por exemplo, por comer um quadrado de chocolate preto e algumas amêndoas!

Mais uma dica: organiza-te! Programa as tuas refeições e faz as compras em função disso. Por último, observa e aponta tudo o que comes diariamente, desta formas estarás ciente daquilo que consomes e, caso haja necessidade, poderás readaptar a alimentação de acordo com as tuas necessidades.