Como montar um skate?

Este artigo explica etapa por etapa como montar corretamente uma prancha de skate. Vamos também dar-te algumas dicas que te vão permitir ganhar tempo e cuidar bem do teu skate.
Vais ver que não é difícil, um pouco de entusiasmo e esforço e está feito!

montar e cuidar da prancha de skate

Antes de começar, tens de te assegurar que tens todas as peças necessárias. Para montar a tua prancha vais precisar de:

- Uma ferramenta T (a ferramenta T é a ferramenta indispensável do praticante de skate, permite fazer todos os ajustes necessários na prancha. Tem uma extremidade para as 3 medidas de porcas, com chaves de 10, 13 e 14. Uma outra extremidade é sextavada e a outra cruciforme para os parafusos. Em resumo, evita que arrastes contigo a caixa de ferramentas quando vais andar de skate)

- Um x-ato

- Uma lima (opcional, mas claramente mais prático)

- Uma tábua de skate

- Uma lixa

- 2 trucks

- Um jogo de peças de fixação com 8 parafusos e 8 porcas

- 8 rolamentos

- 4 rodas

ETAPA 1: COLOCAR A LIXA NA TÁBUA DE SKATE

O primeiro passo consiste em colocar a lixa na tábua de skate. Para tal, deve descolar a lixa do papel. Segure-o com uma mão em cada lado e coloque-o por cima da prancha sem tocar nela. Verifique que está bem por cima da prancha e que a ultrapassa dos dois lados. Uma vez corretamente posicionado sobre a prancha, aplique-o, começando numa extremidade, mantendo a outra mão levantada. Se tiver ficado colada de lado ou se não ficou suficiente material atrás para cobrir toda a prancha, descola-o e começa de novo, não há problema. Mas deves evitar fazê-lo demasiadas vezes pois existe o risco de se reduzir a aderência da cola. Em seguida, apoiar progressivamente a mão na lixa para o aplicar em todo o comprimento da prancha. Apoia as tuas mãos um pouco por toda a superfície para assegurar que está bem colado e evitar a formação de bolhas de ar. A nossa lixa é microperfurada, pelo que normalmente não deverias ter problemas com bolhas de ar. Está colocado, está pronto, mas o trabalho ainda não acabou.

aplicar grip na prancha
gripyourskateboard

Agora que o grip está bem posicionado sobre o skate, é necessário limar os contornos da prancha. Idealmente, deve ser feito com uma lima, mas se não tiveres uma à mão, podes fazê-lo utilizando o hanger dos trucks (a parte sobre a qual se fazem os grinds). Após ter limado os contornos da prancha, esta deveria ter um aspeto semelhante ao da foto.

O próximo passo consiste em cortar a parte do grip que ultrapassa os contornos da prancha utilizando um x-ato. Aconselhamos-te a começar por fazer incisões no lugar em que começa o concave a partir do tail e do nose, deste modo podes cortar o grip por etapas, com mais facilidade. Para cortar, coloca o x-ato no contorno da prancha num ângulo de cerca de 45º e corta lentamente a toda a volta. Cuidado para não cortar a madeira (ou um dedo). Terminado, a tua prancha já tem grip! Podes utilizar um pouco do grip que sobrou para dar uma lixadela à volta da prancha. Com uma chave sextavada ou um objeto fino, perfura o grip pela parte de cima da prancha, ao nível dos furos destinados às peças de fixação, será útil para colocar os trucks. O grip vai certamente descolar um pouco depois desta operação, mas não há problema, uma ligeira pressão com o polegar sobre o grip junto aos furos será suficiente para resolver a questão. 

cortar o grip do skate
peças fixação skate

ETAPA 2: MONTAR OS TRUCKS NA PRANCHA DE SKATE

Começa por colocar os parafusos como mostrado na fotografia. Em seguida, coloca os trucks tendo o cuidado de os colocar na direção correta. Os bushings (os amortecedores em uretano no interior dos trucks) devem estar para o interior da prancha, arriscas-te a ter uma surpresa se os colocas para o outro lado.

 

Agora é preciso apertar as porcas e os parafusos com a ferramenta T. Utiliza a chave sextavada para manter o parafuso no lugar e a ferramenta T para apertar as porcas. Deves apertar até que a parte superior do parafuso esteja mais ou menos ao nível do grip. As porcas devem estar bem apertadas para não perderes os parafusos. Mas tem cuidado para não apertar demasiado para não fragilizar a prancha. 

montar os trucks
rodas de skate 54 mm 99a

ETAPA 3: MONTAR AS RODAS E OS ROLAMENTOS

Retira a porca e as anilhas do eixo do truck e coloca um rolamento. Em seguida, empurra a roda sobre o rolamento até que este esteja completamente inserido na roda. Repetimos a operação do outro lado e para as 4 rodas. As anilhas posicionam-se de ambos os lados da roda. Uma vez instalada a roda, apertamos a porca no eixo. Não se deve apertar até ao rolamento, senão a roda não vai rolar, deixa uma pequena folga. Uma dica: para tirar os rolamentos da roda podes usar o eixo como uma alavanca.