COMO MEDIR A RESPIRABILIDADE (R.E.T.) DE UM TECIDO?

A respirabilidade de um tecido é a sua capacidade de eliminar o vapor de água gerado pela transpiração durante o esforço. É por isso indispensável equipares-te com roupa muito respirável para não correres o risco de ficares molhado.

tb-ret-casaco-caminhada



A respirabilidade mede-se pelo coeficiente de Resistência Evaporativa Térmica (R.E.T.). Esta mede a resistência que um tecido opõe à eliminação da humidade, quanto menor for esta resistência (e, logo, o coeficiente), mais respirável é o tecido!

COMO ESCOLHER ROUPA RESPIRÁVEL?

A R.E.T. é classificada por um índice numérico:

- RET <6 :
O tecido é extremamente respirável, vais sentir-te mais à vontade nos esforços mais intensos;
- RET de 6 a 12 :
O tecido é muito respirável, será assim adaptado a um esforço moderado;
- RET de 12 a 20 :
O tecido é medianamente respirável, não será dos mais agradáveis de usar em caso de esforço;
- RET >20 :
O tecido é pouco respirável e, por isso, não adaptado ao esforço;
- RET >40 :
O tecido é considerado não respirável.
Encontrarás estas informações nas características técnicas nas nossas fichas de produto, nomeadamente na nossa gama de casacos. É especialmente importante medir a respirabilidade deste produto, já que, em regra geral, quanto mais impermeável for uma peça de roupa, menos respirável será (devido ao tecido ou ao revestimento utilizados para proteger da chuva).

Para teres roupa bem respirável, além de considerares o tecido, deves também escolher um produto com fechos de ventilação mecânicos que te vão permitir regular a temperatura.

casaco-respirabilidade-ret-caminhada

R.E.T

Para beneficiares ao máximo das propriedades técnicas do teu vestuário, é também preciso gerires devidamente as diferentes camadas de roupa, em função do esforço.  

NOTA: algumas marcas podem também utilizar o índice M.V.T.R. "Moisture Vapour Transmission Resistance" para medir a respirabilidade. Este índice mede a quantidade de água que um metro quadrado de tecido deixa passar em 24h. Quanto mais elevado é o índice, mais respirável é o tecido. Por exemplo, uma M.V.T.R. de 5 000 indicará uma roupa pouco respirável e, pelo contrário, uma M.V.T.R. de 30 000 indicará uma roupa extremamente respirável).

Saiba mais sobre a técnica das 3 Camadas