COMO MARCAR PONTOS NO RUGBY?

O drop (pontapé de ressalto), o ensaio, a transformação ou ainda a penalidade são diferentes ações para marcar pontos no rugby. 

Um único desporto e 4 formas de marcar é muita coisa! 

E como reconhecer estas ações? Apresentamos-lhe elementos precisos para lhe explicar o desenrolar o jogo.

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Uma das ações do rugby pode fazê-lo ganhar entre 3 a 7 pontos
O ensaio é a ação mais conhecida e a mais esperada durante uma partida de rugby. 
Juntamente com a transformação, é a ação que permite marcar maior número de pontos. Mas, por vezes, é necessário recorrer a outros gestos, como o drop (pontapé de ressalto) para marcar pontos e ganhar vantagem.

O ENSAIO/A TRANSFORMAÇÃO

O ensaio é a ação de transpor a linha final do adversário com a bola e de a colocar no chão.

São marcados 5 pontos automaticamente. De seguida, há a possibilidade de transformar o ensaio através de um pontapé de transformação.

Este pontapé vale 2 pontos suplementares e sobe o marcador para 7 pontos!

Existe igualmente "o ensaio de penalidade". É concedido pelo árbitro após uma sucessão de infrações (faltas) próximo da linha final, ou quando a defesa interrompe deliberadamente uma ação de jogo conducente à marcação de um ensaio.

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A PENALIDADE

Uma penalidade é um pontapé executado no local onde é cometida uma falta.

A penalidade é assinalada pelo árbitro quando é cometida uma grande infração. No caso de uma pequena infração, o árbitro pode assinalar uma formação ordenada.

O jogo é interrompido e o chutador executa o pontapé de penalidade. A equipa adversária tem que estar colocada no mínimo a 10 m de distância.

A equipa que beneficia da penalidade tem então à disposição várias opções: pontapear a bola para a linha de fundo, repor em jogo por alinhamento ou pedir uma formação ordenada ("mêlée"). 

Se a bola for pontapeada para a linha de fundo, o árbitro assinala 3 pontos se a bola passar entre os postes, por cima da barra transversal.

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O DROP (PONTAPÉ DE RESSALTO):

O drop (pontapé de ressalto) pode ocorrer em qualquer momento do jogo. É um gesto técnico efetuado por um jogador que tenha facilidade em chutar

O jogador deixa cair primeiro a bola para o chão antes de a pontapear assim que esta ressalta.

O objetivo é lançá-la através dos postes para ganhar mais 3 pontos.

O jogo recomeça no centro do terreno, à semelhança do que acontece após a marcação de um ensaio ou de uma penalidade.

ESTES CONSELHOS PODEM SER ÚTEIS: