conselho levar a lanterna de mergulho garrafa avião subea estartit

Como levar a lanterna de mergulho em viagens de avião?

Vais de viagem e queres levar a tua lanterna de mergulho? Sabe como fazer para a levares no avião!

Tens uma viagem planeada para praticar mergulho e precisas de conhecer a regulamentação aplicável para levar a tua lanterna no avião? DEscobre-os com a Subea!

As regulamentações sobre o transporte por avião de determinados objetos, como as lanternas de mergulho, podem ser muito estritas e, inclusivamente, impedir o teu embarque caso não os tenhas declarado antecipadamente. Para evitares surpresas desagradáveis, importa esclarecer algumas questões.

Como levar a sua lanterna de mergulho em viagens de avião?

Por que razão o transporte de uma lanterna de mergulho em avião exige vigilância?

Todos nós sabemos que, atualmente, os objetos perigosos, como facas ou lâminas, devem ser registados como bagagem de porão nas viagens de avião. O motivo prende-se com a segurança dos passageiros e das tripulações de cabine, de modo a impedir o desvio de aviões ou evitar ferimentos. O mesmo se aplica às lanternas de mergulho. Neste caso, o receio está relacionado com o risco de incêndio. Efetivamente, as lanternas de mergulho aquecem mais que as lanternas de bolso normais. Caso uma lanterna venha a ligar-se acidentalmente numa bagagem de mão, poderá incendiar-se. As lanternas e baterias de maiores dimensões são normalmente registadas como bagagem de porão, devido ao seu peso.

Qual é a melhor solução para levar a tua lanterna?

As lanternas podem ser transportadas no avião, mas fazem parte da lista de mercadorias perigosas. Para garantir a segurança do transporte, é necessário remover as pilhas ou a bateria. A desmontagem e separação dos diferentes componentes permite ainda levar as lâmpadas e outros elementos delicados consigo na bagagem de mão, para evitar que se danifiquem no porão.

Como levar a sua lanterna de mergulho em viagens de avião?

Existe uma regra comum para todas as baterias?

A regra não se aplica a todas as baterias. Para as baterias de lítio, existe uma regulamentação diferente, em função da potência da bateria. As baterias de lítio com potência superior a 160 W são, efetivamente, proibidas a bordo de aviões, quer no porão, como na cabine. As baterias de iões de lítio (Li-ion) com potência de 100 a 160 W podem ser transportadas, devidamente embaladas, na bagagem de porão ou de cabine, consoante as regras da companhia aérea. Porém, mesmo que o seu transporte seja autorizado pela companhia aérea, cada passageiro ou tripulante só pode levar duas baterias de 100 a 160 W. As baterias adicionais devem ser embaladas individualmente numa embalagem isoladora (por ex.: um saco ou caixa de plástico). Se quiser limitar os riscos, pode ainda cobrir os terminais da bateria com uma fita adesiva, de modo evitar curtos-circuitos. Ainda assim, as baterias devem ser sempre transportadas dentro da bagagem de mão. Como nem todas as pilhas e baterias são sujeitas às mesmas regras, é sempre recomendável informares-te antecipadamente junto da companhia aérea, para evitares surpresas desagradáveis!

E em relação aos mergulhadores especializados?

Os mergulhadores profissionais que executam trabalhos especializados transportam, em particular, várias lanternas de emergência com as respetivas baterias e viajam normalmente carregados com objetos perigosos que podem exceder o peso máximo autorizado para a bagagem de cabine. São, deste modo, confrontados com a necessidade de registar grande parte das suas lanternas como bagagem de porão.