COMO LAVAR A ROUPA TÉCNICA DE FORMA MAIS ECOLÓGICA?

Lavar a roupa respeitando o ambiente, é simples e eficaz! Descobre os nossos conselhos para cuidares da tua roupa de caminhada preservando a natureza.

como-evitar-os-micro-desperdícios-de-roupa-técnica-desportiva

Amigos praticantes de caminhada: como sabem, o nosso terreno de jogo é a Natureza! E é por isso que a devemos respeitar e cuidar! De entre os gestos simples que podemos fazer para preservar o nosso planeta, há uma mudança de hábitos na lavagem da nossa roupa. Descobre todas as nossas dicas para a lavar de forma mais ecológica.

SABIAs QUE?

Conheces o fenómeno dos "micro-detritos" (micro-waste)?

Durante a lavagem de roupa sintética, micropartículas de fibras plásticas são libertadas para as águas residuais e não podem ser filtradas de forma eficaz nem pelas máquinas de lavar-roupa, nem pelas estações de tratamento.

À escala mundial, resulta numa poluição enorme dos oceanos, que afeta a fauna aquática e em consequência acaba por entrar na cadeia alimentar.

1. UTILIZa UMA REDE DE LAVAGEM ECOLÓGICA

A roupa de caminhada é muitas vezes fabricada com materiais técnicos, logo sintéticos.
Podes conciliar o desempenho técnico do teu equipamento com o respeito pelo ambiente. Para lavar corretamente e evitar os micro-detritos, podes utilizar bolsas de lavagem que filtram estas partículas sintéticas.
Basta encher a bolsa com a tua roupa separada por cor e lavar como habitualmente. No final, recolhes as fibras depositadas na dobra da bolsa e deitas no lixo.

2. ESCOLHER UM DETERGENTE ECOLÓGICO

NOTA: Qualquer que seja a tua escolha, utiliza detergente na quantidade certa. Não fica melhor lavado por colocarmos mais detergente e acabar por poluir mais. Podes igualmente limitar a utilização de produtos suplementares como o amaciador, desinfetante ou perfumes, de forma a reduzir o impacto ecológico da lavagem. Tens uma receita de detergente ecológico? Não hesites em partilhá-la connosco! 

3. POUPAR ENERGIA

E, quando a tua roupa estiver muito cansada de ter caminhado tanto... pensa em reciclá-la. Podes colocá-la em contentores de reciclagem, ou dares tu mesmo uma segunda vida.

Tens uma ideia de transformação de roupa? Não hesites em partilhar as tuas dicas com todos os praticantes de caminhada!

Na Quechua, de forma a limitarmos o nosso impacto em termos de equipamento, optámos por utilizar materiais reciclados nos indispensáveis de caminhada, como o polar.

1 polar 60 garrafas em plástico reciclado

DESCoBRe OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS