Como instalar um saco de boxe?

O saco de boxe é um excelente instrumento para aperfeiçoar a sua técnica de forma totalmente autónoma.

Como instalar um saco de boxe?

O saco de boxe é um acessório que exige algum espaço mínimo para ser instalado. Geralmente, esta questão não levanta muitas dificuldades se treinarmos num ginásio/clube, mas o caso pode ser mais complicado quando se trata de encontrar um espaço dedicado em casa. Existem, felizmente, diversas possibilidades que permitem uma boa adaptação à maioria das configurações.  

Princípios básicos para qualquer tipo de saco

Antes de abordar a problemática da fixação, é preciso em primeiro lugar encontrar o local mais adaptado ao nosso treino com saco de boxe. À semelhança de um sparring ou de um combate, o treino exige muitas vezes que rodemos à volta do saco e não fiquemos no mesmo sítio. Por conseguinte, é conveniente prever um sítio com espaço suficiente para que se possa movimentar sem restrições. Não se esqueça de ter em conta que o saco irá provavelmente mover-se durante a sua utilização. Se não dispuser de um meio para limitar estes movimentos pendulares, deverá considerar ter este aspeto em consideração ao nível da área de trabalho.

Pequena dica: se o seu saco for suficientemente grande (de tipo Boxe Thaï para permitir o treino de low kicks), um simples pneu usado permitirá diminuir significativamente as oscilações do saco. Insira a parte de baixo do saco no pneu e proteja o contorno deste último para evitar o desgaste do saco durante as fricções sucessivas.

Gancho de fixação

O gancho de fixação

O gancho de fixação no teto é a solução mais óbvia e oferece várias vantagens. Em termos de custos, é geralmente a mais económica. Permite, além disso, manter uma grande mobilidade à volta do saco se tiver previsto o espaço necessário para esse efeito. Por último, instalar um gancho não é uma operação particularmente complexa. O tipo de teto onde pretende instalar o saco será de facto a única limitação. Se o teto for demasiado alto ou demasiado baixo em relação ao tamanho do saco, a operação poderá ser problemática. Deverá ainda certificar-se de que o teto ou a viga tem capacidade para aguentar o peso do saco e os seus movimentos oscilatórios (nomeadamente quando treinar golpes mais fortes e repetidos em sacos relativamente pesados).

Se tiver a certeza de que o seu teto aguentará a carga e que a sua altura é apropriada, o gancho é uma boa solução.

O suporte de parede

Se o seu teto não permitir instalar um saco de boxe, o suporte de parede pode ser uma boa solução. A vantagem deste suporte é permitir gerir mais facilmente a altura de fixação para uma boa adaptação ao tamanho do saco. Além disso, será sempre possível trabalhar em mobilidade à volta deste. À semelhança do teto, deverá, no entanto, sempre certificar-se previamente de que a parede é suficientemente robusta para aguentar a carga das suas sessões de treino. Esta solução tem um custo elevado em relação ao gancho de fixação normal, mas a instalação não será muito mais complexa.

Suporte de parede
Suporte autoportante

O suporte autoportante

Se não houver nenhuma parede ou teto apropriados para a instalação de um saco de boxe, pode optar por um suporte autoportante. Esta estrutura de montagem simples permite fixar vários tipos de sacos, desde que coloquemos a quantidade de pesos adequada (quanto mais pesado for o saco, mais pesos devemos colocar). A grande vantagem desta solução reside no facto de se adaptar a praticamente qualquer configuração e não exigir furos na parede ou no teto. Além disso, permite mudar o suporte de sítio mais facilmente em caso de necessidade. Por último, esta estrutura é polivalente e permite instalar uma pera de velocidade se quiser diversificar as suas sessões de treino. Em contrapartida, oferece uma menor mobilidade à volta do saco do que os outros suportes e o seu preço é mais elevado.

Como pudemos ver, existe sempre uma forma de instalar um saco de boxe, desde que tenha um espaço mínimo para o efeito. A escolha dependerá sobretudo das suas limitações e das suas necessidades.

Bom treino!