O surfskate, como o nome indica, permite reproduzir as sensações do surf no asfalto. O Carve 540 é uma prancha muito divertida de usar. O seu manuseamento necessita de um pouco de prática mas depois de alguns ensaios progride-se rapidamente e depressa se pratica com prazer! É adequado tanto para o passeio como para a prática em pump track ou bowl. A equipa da Decathlon Skateboarding preparou-te um pequeno artigo com todas as informações necessárias para iniciares a prática com toda a segurança e começares a divertir-te rapidamente !
Um longboard de carving também chamado surfskate ou carver é muito diferente de um longboard comum, nomeadamente no modo como se avança. O longboard de carving permite avançar por impulsões, ou seja, sem colocar o pé no chão, a aceleração é feita curvando a prancha. Além disso, com uma amplitude mais pronunciada dos trucks (a parte metálica presa à prancha com as rodas às extremidades), um longboard de carving permite fazer viragens cortadas e apoiar muito mais as curvas. Com um surfskate não se procuram sensações de velocidade, antes uma sensação de deslize fluído. Esta prática assemelha-se às sensações do surf, podem, por exemplo, imitar-se algumas figuras como o cut back ou o bottom turn.
A experiência com um Carve 540 é muito diferente da que podemos ter com um longboard tradicional ou com um skateboard. É necessário algum tempo para te habituares à prancha mesmo que já saibas deslizar com um skate clássico. A primeira coisa que se deve aprender é a estar descontraído e confortável em cima da prancha. Para te familiarizares com o truck flexível podes em primeiro lugar pôr a prancha na relva para que as rodas não se movam e pores-te em cima dela, assim poderás testar a sensibilidade dostrucks.
O surfskate pode ser praticado praticamente em todo o lado, assim que nos sentimos confortáveis podemos fazer passeios, ir ao skatepark ou praticar num bowl. Contudo, para começar aconselho-te a escolher uma superfície plana, lisa e pouco frequentada (em frente de casa, num parque, praça, caminho costeiro, etc.).
Para subir para cima da prancha, põe o pé dianteiro de modo paralelo alguns centímetros antes dos parafusos. Irás depois pô-lo de forma um pouco mais perpendicular de modo a que fique na posição certa para avançar. Com o pé de trás dá um ligeiro impulso no solo e posiciona-o em seguida no tail (a parte traseira do skate ligeiramente levantada). E pronto, temos os dois pés na prancha, agora o que fazemos? Relembramos que a ideia é avançar por "impulsões" , ou seja, mantendo os dois pés na prancha e utilizando o peso do corpo. De início, tentamos transferir o peso dos dedos dos pés para os tornozelos, e assim consecutivamente. Mantemos as pernas fletidas e os ombros ligeiramente afastados. Um pouco como no surf, é o pé dianteiro que dirige o movimento. Assim que nos sentimos mais confortáveis, incorporamos os ombros e a parte superior do corpo nos movimentos para lhes dar maior amplitude e, consequentemente, maior velocidade. Relembramos que a "impulsão" é gerada pelos movimentos da parte superior do corpo. Dirigimos com a nossa cabeça e o nosso olhar e fazemos a parte superior do corpo e os braços seguir o movimento.
E pronto, já sabes tudo o que é preciso para iniciar a prática de surfskate, é a tua vez de te lançares e de aproveitares ! Se ainda tiveres dúvidas, não hesites em contactar-nos.