Cruising na rua com o carve 540

Como iniciar a prática de surfskate ?

O surfskate, como o nome indica, permite reproduzir as sensações do surf no asfalto. O Carve 540 é uma prancha muito divertida de usar. O seu manuseamento necessita de um pouco de prática mas depois de alguns ensaios progride-se rapidamente e depressa se pratica com prazer! É adequado tanto para o passeio como para a prática em pump track ou bowl. A equipa da Decathlon Skateboarding preparou-te um pequeno artigo com todas as informações necessárias para iniciares a prática com toda a segurança e começares a divertir-te rapidamente !

carver ride na rua

Em que é que um surfskate difere de um skate comum?

Um longboard de carving também chamado surfskate ou carver é muito diferente de um longboard comum, nomeadamente no modo como se avança. O longboard de carving permite avançar por impulsões, ou seja, sem colocar o pé no chão, a aceleração é feita curvando a prancha. Além disso, com uma amplitude mais pronunciada dos trucks (a parte metálica presa à prancha com as rodas às extremidades), um longboard de carving permite fazer viragens cortadas e apoiar muito mais as curvas. Com um surfskate não se procuram sensações de velocidade, antes uma sensação de deslize fluído. Esta prática assemelha-se às sensações do surf, podem, por exemplo, imitar-se algumas figuras como o cut back ou o bottom turn.

goingtosurfwithyourcarver

A experiência carve 540

A experiência com um Carve 540 é muito diferente da que podemos ter com um longboard tradicional ou com um skateboard. É necessário algum tempo para te habituares à prancha mesmo que já saibas deslizar com um skate clássico. A primeira coisa que se deve aprender é a estar descontraído e confortável em cima da prancha. Para te familiarizares com o truck flexível podes em primeiro lugar pôr a prancha na relva para que as rodas não se movam e pores-te em cima dela, assim poderás testar a sensibilidade dostrucks.

O surfskate pode ser praticado praticamente em todo o lado, assim que nos sentimos confortáveis podemos fazer passeios, ir ao skatepark ou praticar num bowl. Contudo, para começar aconselho-te a escolher uma superfície plana, lisa e pouco frequentada (em frente de casa, num parque, praça, caminho costeiro, etc.).

goodpositionontheboardcarve540

A posição do corpo e a colocação dos pés na prancha

Para subir para cima da prancha, põe o pé dianteiro de modo paralelo alguns centímetros antes dos parafusos. Irás depois pô-lo de forma um pouco mais perpendicular de modo a que fique na posição certa para avançar. Com o pé de trás dá um ligeiro impulso no solo e posiciona-o em seguida no tail (a parte traseira do skate ligeiramente levantada). E pronto, temos os dois pés na prancha, agora o que fazemos? Relembramos que a ideia é avançar por "impulsões" , ou seja, mantendo os dois pés na prancha e utilizando o peso do corpo. De início, tentamos transferir o peso dos dedos dos pés para os tornozelos, e assim consecutivamente. Mantemos as pernas fletidas e os ombros ligeiramente afastados. Um pouco como no surf, é o pé dianteiro que dirige o movimento. Assim que nos sentimos mais confortáveis, incorporamos os ombros e a parte superior do corpo nos movimentos para lhes dar maior amplitude e, consequentemente, maior velocidade. Relembramos que a "impulsão" é gerada pelos movimentos da parte superior do corpo. Dirigimos com a nossa cabeça e o nosso olhar e fazemos a parte superior do corpo e os braços seguir o movimento.

E pronto, já sabes tudo o que é preciso para iniciar a prática de surfskate, é a tua vez de te lançares e de aproveitares ! Se ainda tiveres dúvidas, não hesites em contactar-nos.

Estes conselhos podem ser do seu interesse

deckskateboardgreetingsfromlille

Como escolher o tamanho da tua prancha de skate?

Quando montas o teu próprio skate, tens a liberdade de escolher cada componente: tábua, trucks, rodas, rolamentos, grip e até as peças de fixação. Vê os conselhos que temos para ti!
trucks fury e deck 120 8,5"

Como escolher os trucks de skate?

Quando montas o teu próprio skate, tens a liberdade de escolher cada componente: tábua, trucks, rodas, rolamentos, grip e até os parafusos. Um dos elementos fundamentais é escolher o tamanho que se adequa perfeitamente à utilização que vai ser feita do skate. Quanto mais avançado é o nível da prática, mais nos tornamos minuciosos com as escolhas porque cada componente corresponde a uma utilização pessoal.
SKATE

Os nossos conselhos para evitar as lesões de skate

Desporto radical por excelência, o skate proporciona autênticas sensações de liberdade. Mas as suas figuras espetaculares, por vezes, são executadas correndo alguns riscos.
cc skate

Como escolher um skate?

Vê os nossos conselhos para te ajudar a escolher um skate.