COMO GERIR O TRAIL COM TEMPO CHUVOSO?

O trail é uma disciplina que requer muita autonomia, em todos os terrenos mas também em quaisquer condições meteorológicas. Com tempo chuvoso ou ventoso, de dia ou de noite, os treinos e as competições de trail convidam a exceder os seus limites. Por isso, para o/a ajudar a gerir tanto as suas saídas como o seu equipamento, apresentamos-lhe 10 conselhos para enfrentar a chuva durante o seu trail!

Como gerir os seus trails com tempo chuvoso?

DURANTE OS SEUS TRAILS, CORRA COM TEMPO CHUVOSO!

Se a chuva aparecer antes da sua saída ou durante o seu trail, pensará provavelmente que é preciso muito mais para o/a desmotivar. E tem toda a razão! Mas para correr nas melhores condições, mesmo debaixo de chuva, e desfrutar ao máximo da sua corrida eis algumas recomendações para a sua saída.

Vigie os seus apoios. Com tempo chuvoso, a sua sola torna-se ainda mais importantes. Em primeiro lugar, precisa de mais aderência para não escorregar nas pedras e nas superfícies lisas molhadas. Mas se a chuva se prolongar e o chão ficar mais pesado e solto, irá precisar de tração, para não ficar enlameado. Por isso, antes de sair com tempo chuvoso, lembre-se de escolher um calçado polivalente.

Não apanhe frio. Se estiver equipado/a com roupa adequada para a chuva e respeitar o sistema das 3 capas, é pouco provável que arrefeça durante a corrida… O essencial reside nos momentos em que está parado/a ! Antes da corrida, agasalhe-se bem até aos últimos momentos antes da saída. Por outro lado, tenha o cuidado de permanecer o menos tempo possível parado/a e de não apanhar frio durante o abastecimento

Mesmo debaixo de água, beba! Precisamente, durante os abastecimentos bem como durante a corrida, hidrate-se regularmente. Um dos efeitos subestimados da chuva ou do frio é reduzir a sensação de sede. Assim, mesmo que esteja empapado/a, beba como o faria habitualmente.

Pense na viseira. Se o capuz do seu casaco de trail lhe parecer, à primeira vista, bastante facultativo para enfrentar a chuva durante horas para acabar finalmente todo transpirado/a, a sua vantagem não se limita apenas ao couro cabeludo. Efetivamente, graças à sua viseira e à sua gola subida, o seu capuz também lhe protege a cara contra as rajadas e as gotas. Assim, ganha em conforto e também em visibilidade durante o seu trail.Por outro lado, o nosso capuz ergonómico acompanha os seus movimentos de cabeça, então porque não aproveitá-lo?

Proteja-se também do ruído. Ainda que o seu casaco de trail sirva evidentemente a protegê-lo/a do vento e da chuva oferecendo-lhe simultaneamente uma grande liberdade de movimentos necessária para a sua corrida, outra qualidade subestimada é a sua discrição. Não em termos visuais, fique descansado/a: pois é sempre bom estar bem visível em caso de mau tempo. Estamos a falar aqui de discrição sonora. Quando corre com uma peça de roupa impermeável nas costas durante várias horas, a ausência de ruídos resultantes da fricção e dos movimentos confere ainda mais conforto à sua corrida.

DEPOIS DA SUA PROVA, CUIDE DO SEU CASACO IMPERMEÁVEL

Depois da corrida, é tempo de pensar na recuperação e nos cuidados a ter, os seus mas também os do seu equipamento! Então como limpar e secar o seu casaco de trail, fino e impermeável, sem o danificar? Veja aqui todas as nossas recomendações:

Que programa utilizar na máquina de lavar? Sem surpresas, recomendamos-lhe um programa para roupa sintética a 30º ou 40° :)

Recomendações básicas para a sua roupa desportiva.

Evite misturar materiais e cores  de tecidos diferentes de modo a evitar surpresas !

Os amaciadores e a lexívia fazem parte da lista de produtos proibidos no que diz respeito ao cuidado da sua roupa desportiva.

Recorde retirar todas as partes que não se lavam: no trail como na lavagem da roupa, esqueça o supérfluo !

Parece mesmo óbvio, mas lembre-se de esvaziar os bolsos. As suas embalagens de barras e de géis não precisam de ir à máquina.

E as recomendações mais específicas para as peças de roupa impermeáveis.

Deixe agora lugar à suavidade, bem merecida, depois de um trail debaixo de chuva. No programa (da máquina de lavar):

Recorde desapertar as correias e as partes elásticas, fechar as partes autoaderentes, virar as peças impermeáveis do avesso para as lavar do avesso e fechar os zips e demais fechos.

Evite encher demasiado a máquina e dobrar a peça no tambor, utilize também um detergente suave.

Finalmente, selecione uma centrifugação com velocidade reduzida e um enxaguamento abundante ou duplo.

Finalmente seco!

Depois de toda esta chuva, terminamos com uma secagem também ela suave. Deixe secar a sua peça de roupa impermeável ao ar livre, num estendal ou num cabide e, sobretudo, evite colocá-la em cima de um aquecedor ou perto de uma fonte de calor.

Concluímos com uma última recomendação: uma vez seca, (e nunca antes, isto é extremamente importante), pode colocar a peça na máquina de secar uns 10 a 15 minutos num programa sintético para reativar a qualidade repelente do tecido!


Quanto a si, quais são os seus truques para encarar da melhor forma a chuva, antes, durante e depois do seu trail? Partilhe os seus conselhos na nossa comunidade: https://www.facebook.com/groups/decathlontrailrunninglovers/