Como filmar e fotografar durante as suas voltas de BTT?

Como filmar e fotografar durante as suas voltas de btt?

O BTT leva-nos muitas vezes até locais cuja beleza das paisagens nos dá vontade de as registar em fotografia. Para registar estes momentos, decidiu adquirir uma máquina fotográfica ou uma câmara. Indicamos-lhe alguns elementos a ter em conta!

A máquina fotográfica ao alcance da mão

Durante as suas voltas de BTT, a fim de estar sempre preparado para tirar uma foto no momento em que desejar, mantenha a sua máquina fotográfica à mão.

Poderá levá-la a tiracolo, dentro de uma mochila ou de uma bolsa.

Esta solução permite tirar fotografias de qualidade, panorâmicas ou retratos durante uma paragem. Poderá também utilizar o modo vídeo para filmar um momento particular: uma descida, um salto ou uma passagem técnica. Neste caso, peça a um amigo para o filmar, a fim de obter um filme de qualidade.

Esta solução obriga-o a parar e/ou a pousar a sua câmara, o que limita as suas possibilidades e retira alguma fluidez aos seus percursos de bicicleta. Não é fácil realizar uma verdadeira sessão de treino de BTT nestas condições... Se quiser fotografar, filmar e ao mesmo tempo trabalhar a sua performance, deverá optar por uma solução mais completa.

Como filmar e fotografar durante as suas voltas de BTT?

Uma câmara para os seus filmes de btt

A solução óbvia é usar uma câmara fixada na bicicleta ou em si. Poderá então dar a sua volta de BTT sem ter de parar. A sua câmara gravará tudo e já não deixará de registar uma passagem técnica bem executada ou um animal que se atravessar de surpresa no caminho...

Ficará com as mãos livres e poderá concentrar-se no percurso, esquecendo até a sua câmara que continuará a filmar.

A nossa dica: um tripé adaptado à sua câmara permite também mudar de ângulo para filmar uma sequência completa da sua bicicleta ou de si próprio.

Como filmar e fotografar durante as suas voltas de BTT?

QUE CÂMARA ESCOLHER PARA FILMAR AS SUAS VOLTAS DE BTT?

As máquinas fotográficas que equipam as câmaras possuem uma qualidade de imagem que pode ir até 1080 píxeis em vídeo e 16 milhões de píxeis em fotografia. Já pode assim filmar e fotografar as sua sessões de BTT em alta definição.

O nosso conselho: para escolher a qualidade de imagem mais indicada às suas necessidades, pense primeiro na utilização que lhe irá dar. Pense em que suportes irá visualizar os seus vídeos e fotos. Para uma visualização em smartphone ou tablet, poderá optar por uma qualidade menos boa. Em contrapartida, se pretende ver num ecrã grande (computador ou televisão), opte por uma câmara com maior resolução.

Como filmar e fotografar durante as suas voltas de BTT?

A IMPORTÂNCIA DA BATERIA E DAS FUNCIONALIDADES

A autonomia é também um fator que deverá ter em conta na escolha da sua câmara. Se quiser que a câmara aguente durante toda a sua sessão de BTT, deverá escolher um modelo que tenha uma autonomia compatível com a sua prática.

O nosso conselho: poderá também levar consigo uma bateria adicional para poder cobrir sessões de maior duração.

Existem inúmeras funcionalidades, como o temporizador, o modo de time lapse para um efeito de aceleração ou ainda a possibilidade de escolher o ângulo de filmagem ou fotografia. Escolha um modelo que tenha as funções que pretende utilizar para filmar e fotografar as suas sessões de BTT.

Por último, privilegie um modelo de câmara estanque para proteger o seu equipamento dos efeitos da transpiração, da humidade ou da chuva muito frequentes no BTT.

Escolher uma câmara para filmar e fotografar as suas voltas de BTT é atualmente a melhor opção. 
Resta decidir a forma de a fixar para não causar desconforto em bicicleta.