Descubra os nossos melhores conselhos

pessoas a caminhar de bastões

Utilizar corretamente e ajustar os bastões de caminhada

Sabias que os bastões reduzem em 25% o impacto da mochila e da carga transportada em caminhada sobre as articulações, em particular as dos joelhos!

comment_choisir_sac_a_dos_randonnEe_balade_trek

Como escolher a melhor mochila para caminhadas?

Quer seja uma caminhada de algumas horas, um dia de caminhada, uma caminhada rápida ou vários dias com o equipamento às costas, temos a mochila certa para ti!

Como evitar os efeitos da altitude - title

Como evitar os efeitos da altitude?

Se vai explorar os cumes, pode vir a sofrer com a falta de oxigénio; veja os nossos conselhos para evitar os seus efeitos e evitar assim o "mal da montanha”.

Como evitar os efeitos da altitude?

Explicação e sintomas

Com a altitude, o teor de oxigénio disponível na atmosfera diminui. O corpo pode então sofrer com este abrandamento do fornecimento de oxigénio pelos glóbulos vermelhos: trata-se do mal das montanhas (ou Mal Agudo das Montanhas, também designado MAM).

Pode ocorrer com uma subida rápida em altitude ou a passagem de um patamar de altitude mal tolerado pelo corpo. Pode revelar-se através de dores de cabeça ou hiperventilação e dificuldades na realização do mínimo esforço ; também pode ir até ao edema cerebral ou pulmonar

O fenómeno não se desencadeia geralmente abaixo dos 2000 metros mas alguns fatores (genealogia, idade, condição física, etc.) podem favorecer este fenómeno.

Como evitar os efeitos da altitude?

Soluções

Convém então adaptar-se ao clima progressivamente. Em alguns dias, o corpo ativa a produção de glóbulos adicionais e o corpo retoma assim a sua vitalidade.

Talvez já tenha ouvido falar de equipas de futebol que treinam na montanha antes de uma temporada de jogos? Tendo em conta que a altitude tem como efeito benéfico a produção de mais glóbulos vermelhos, as equipas regressam com uma condição física melhor e um metabolismo potenciado. 

Atenção: deve ter cuidado e ouvir o seu corpo, se os sintomas persistirem é melhor descer para uma altitude mais confortável.

O coração acelera, sente dificuldade em respirar? Pode não ser o mal das montanhas mas sim a acrofobia: o medo das alturas. Damos-lhe conselhos para controlar este medo e caminhar de forma mais tranquila.