Como escolher o glute band (elástico para os glúteos)?

Vê como escolher o teu glute band, o pequeno elástico em tecido com o qual podes tonificar os teus glúteos onde quiseres.

treino com elástico par glúteos

Talvez os tenhas vistos nas redes sociais, nos treinos das famosas"fitgirl", e tenhas uma amiga que está sempre a elogiar os benefícios deste acessório. Pretendes desenvolver os músculos dos glúteos e tonificar a parte inferior do corpo? Então está no sítio certo! Vê como escolher o glute band.

O que é um glute band?

Os glute bands são pequenos elásticos em tecido que se posicionam a meio das coxas para realizar vários exercícios da parte inferior do corpo.  Por isso, quer estejas a iniciar-te na musculação ou já pratiques regularmente há algum tempo, os glute bands são perfeitos para os teus treinos da parte inferior do corpo. A utilização dos glute bands satisfaz diferentes objetivos:

TONIFICAR E DEFINIR OS GLÚTEOS

Pretendes tonificar e definir os glúteos, mas não queres utilizar carga porque tens receio de levantar demasiado peso, de fazeres o exercício mal ou de te lesionares? A musculação chama por ti, mas tens algum receio de ir ao ginásio? Os glute bands serão perfeitos para realizares as sessões de musculação da parte inferior do corpo em casa ou para começares ao teu ritmo!

De fácil utilização, podes guardá-los onde quiseres e são muito leves. Resumindo, é o pequeno acessório útil para fortaleceres a parte inferior do corpo em casa.

Além disso, os glute bands são também um excelente acessório que podes levar quando vais de férias para continuar o treino!

INTENSIFICAR AS SESSÕES DE MUSCULAÇÃO

Treinas regularmente há algum tempo, mas ainda tens dificuldade em sentir os glúteos durante os exercícios, como no agachamento, por exemplo? Os glute bands são um excelente acessório que podes utilizar no início da sessão para aqueceres e “acordar” os glúteos, antes de passares aos exercício com carga.

Pretendes intensificar os treinos sem aumentares a carga?

Adiciona um glute band aos levantamentos terra, agachamentos ou elevações de quadril: vais intensificar as séries sem aumentar a carga na barra (ou nos halteres) e sentir os glúteos apertados.

Elásticos vs. Halteres: quais são as diferenças?

Na musculação, há uma questão recorrente: barra ou halteres: qual é a melhor opção? Bem, para a maioria dos exercícios e objetivos, ambos são igualmente eficazes. Os halteres proporcionam mais liberdade de movimentos, e as barras proporcionam mais estabilidade. Cada opção tem as suas vantagens mas, em geral, as duas são soluções de "peso".

No entanto, relativamente aos elásticos, embora a questão também se coloque, a resposta é um pouco diferente. De facto, enquanto nas cargas como os halteres tens uma resistência constante ao longo do movimento, os elásticos oferecem uma resistência gradual. O que é isso? Isto significa que durante o movimento, o elástico vai-se esticando e, portanto, a tensão da elástico vai aumentando.

Em termos concretos, o que é que isso muda no corpo?

De facto, quando utilizas halteres, em algumas posições, os músculos ficam muito esticados e, portanto, terão menos força.  Em contrapartida, no final do movimento, a carga pode parecer demasiado fácil. Isto resulta num tempo sob tensão que pode ser limitado, o que não acontece com os elásticos, pois a resistência vai aumentar gradualmente.

Caso não estejas familiarizado(a) com o vocabulário de musculação, fica a saber que o tempo sob tensão é um elemento importante se quiseres aumentar a massa muscular.

Resumindo, as cargas vão permitir uma resistência constante, enquanto os elásticos vão permitir uma resistência gradual, tendo assim impacto no tempo sob tensão.

Além disso, os elásticos vão permitir o desenvolvimento da força, aliviando a pressão nas articulações.

Training band vs. Glute Band: quais são as diferenças?

Quer optes pelos Training Bands ou GluteBands, o princípio mantém-se: são elásticos que permitem uma resistência gradual. No entanto, à semelhança das barras e dos halteres para a resistência constante, os Training Bands e os Glute Bands respondem a objetivos diferentes:

Training bands:

Os Training Bands são elásticos compridos concebidos para diferentes finalidades: fortalecer os músculos, servir como auxiliares e ajudar nos alongamentos.
Podes assim utilizar os training bands como um acessório de fortalecimento muscular. Bíceps, tríceps, ombros, costas … podes trabalhar o corpo todo com os training bands.
Também podes utilizar os training bands como auxiliares na realização das elevações para aliviar o peso.
Por último, os training bands são um bom acessório para trabalhar a mobilidade e alongar.

Glute bands:

Os Glute Bands são elásticos mais curtos do que os Training Bands. Foram especialmente concebidos para serem colocados nas coxas ou tornozelos, para a realização de vários exercícios da parte inferior do corpo. Por conseguinte, se o teu objetivo é concentrares-te apenas na parte inferior do corpo, então os Glute Bands são ideais, pois oferecem mais opções de exercícios para a parte inferior do corpo do que os training bands.  Além disso, são mais confortáveis e não se dobram nem saem do sítio durante a execução dos exercícios.

como escolher o glute band? 

Para escolher o glute band, devem ser considerados dois fatores: o tamanho e o nível de resistência.

1. Tamanho:
Dependendo do exercício, pode ser vantajoso utilizar diferentes comprimentos de glute band.

Para o efeito, propomos-te dois tamanhos diferentes: Small e Large.
Propomos-te também uma gama ajustável e exclusiva, equipada com um sistema de abertura/fecho para facilitar a colocação: os fast glute bands

2. Resistência:
Consoante o teu nível e os teus objetivos, propomos-te dois nível de resistência:
A gama Easy: 14 kg
A gama Hard: 22 kg

Todas as glute bands

A gama Easy (resistência fácil)

A gama Hard (resistência difícil)

A gama Fast Glute Band

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Agora já sabes como escolher o glute band em função do teu nível e dos teus objetivos.
Bom treino! :)

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