Antes de fazeres a montagem da garrafa de mergulho, recomendamos que verifiques a pressão da garrafa com um manómetro. Isto vai evitar que montes o colete estabilizador numa garrafa meio cheia, acabando por dares conta deste facto apenas durante a fase de verificação antes de mergulhar. No geral, a pressão média de uma garrafa é de 200 bar. Verifica de seguida que sistema está equipado na válvula: um sistema DIN (Deutsches Institut Normung) ou INT (Estribo). O sistema vai definir a ligação do teu regulador.
Feitas as verificações anteriormente referidas, podes então instalar o colete estabilizador à tua frente para fazeres a montagem da garrafa. Um conselho: coloca a saída de ar da garrafa de frente para ti, para ser mais fácil na montagem. Os coletes da Subea possuem duas fivelas: a primeira permite fixar a garrafa e a segunda é uma fivela de segurança.
Continuando: enfia o colete estabilizador na garrafa, colocando as duas fivelas atrás da torneira. Para fixares a correia no nível certo, usa a seguinte medida: coloca 3 dedos por baixo do ombro da garrafa e podes então fixar a garrafa.
Acabada a instalação, podes verificar a montagem, levantando o conjunto graças à pega de transporte. Isto vai permitir obteres um bom equilíbrio na água e mais conforto durante o mergulho.
O 1º andar possui vários tubos (em geral, 4): o tubo do regulador principal, o do regulador de recurso (chamado «octopus», de cor amarela), o do manómetro e o do direct system (para insuflar o colete). Para não inverteres os tubos durante a montagem, coloca-te atrás da garrafa. Na mão direita, segura o tubo do regulador principal e na mão esquerda, o tubo do direct system. Coloca depois a rosca no orifício da garrafa e enrosca até ao fim. Não é preciso apertar mais, a pressão encarrega-se do resto! Liga depois o tubo do direct system no insuflador do colete (é o sistema composto por um tubo anelado purga que permite encher e esvaziar o colete estabilizador). Este tubo fixa-se como uma mangueira de jardim, basta puxar o anel para trás e está feito. Já só tens de arrumar devidamente os tubos, o do direct system a instalar ao longo do tubo anelado, o octopus pode ser fixado nas correias do colete ou com um porta-octopus ou porta-tubos. O manómetro deve ser arrumado num bolso do colete, para ser facilmente encontrado debaixo de água.
Tudo está instalado, falta apenas abrir suavemente a válvula até ao fim. Nessa altura, podes dar 1/4 de volta para trás e verificar a pressão com a ajuda do manómetro.
Depois de equipado, verifica o funcionamento correto de todo o material: direct system, regulador principal, octopus, posição do manómetro, purga e eventualmente todo o material adicional que levas contigo para o mergulho.
Estás finalmente pronto para o mergulho com um SMILE UNDERWATER ! :)
Mesmo assim, deves sempre fazer um controlo cruzado com o teu parceiro de mergulho. Deves também fazer a validação das montagens com o instrutor antes de cada mergulho. Estas etapas são fundamentais para a tua segurança e para a correta evolução do teu mergulho: não as ignores!