COMO CRIAR UM CALENDÁRIO DE TREINOS

Como criar um calendário de treinos

Nem sempre é fácil regressar ao desporto... e é ainda mais difícil saber onde começar. Pedimos a ajuda do Oliver, o nosso treinador, para te ajudar a organizar as tuas sessões de fitness começando em setembro. Segue os seus excelentes conselhos para criares o teu calendário de treinos.

A forma correta de elaborares o teu calendário de treinos

Como num calendário normal (trabalho, família, lazer), deves abrir o teu calendário e definir o teu programa de treinos. Para manteres a motivação, eficácia e obteres resultados, deves anotar os dias, horas e duração do teu treino e, principalmente, não desistir do teu compromisso. Escolhe 2 ou 3 dias por semana, com pelo menos 1 hora livre (para teres pelo menos 30 minutos de atividade). Opta por ocupar esse tempo com um treino no ginásio, no exterior ou mesmo em frente ao teu ecrã (computador, tablet, smartphone), seguindo os nossos programas de exercícios Domyos.

Se tiveres a possibilidade de ir a um ginásio, confere o seu calendário de aulas e escolhe atividades baseadas nos teus objetivos e motivação. Se preferires praticar no exterior, opta pela corrida ou o ciclismo. Se o tempo não o permitir, ou se não tiveres um ginásio perto de casa ou do local de trabalho, pratica em casa investindo em algum equipamento de fitness: passadeira, bicicleta estática, cross trainer... Vários acessórios também te permitem manter a forma a baixo custo: corda de saltar, halteres, kettlebells, steppers, elásticos de fitness... Se possível, agenda 2 ou 3 treinos por semana e faz um dia de repouso entre cada um.

Para um programa de fitness completo, recomendamos alternar treinos de força em aulas de grupo, no ginásio ou em casa (treino de força das partes superior e inferior do corpo com halteres, barras ou peso corporal - Bums & Tums - Pilates) e treinos cardio em aulas de grupo, no ginásio ou em casa (aeróbica, step, spinning, danças latinas, etc.). Se não fores fã de aulas de grupo, podes também fazer o treino de força e utilizar máquinas de cardio no ginásio ou em casa.

3 Regras de ouro para manteres o teu plano de fitness

- Regra n.º 1: faz a tua 1.ª sessão numa segunda-feira
É melhor começares a tua atividade de fitness no início da semana. A motivação é maior e ainda não sentes o cansaço geral da vida (profissional, familiar, etc.). Quanto mais tarde na semana começares, maior o risco de não terminares todos os teus trenos. Assim, pensa em planear os teus treinos como reuniões que não podes cancelar!

- Regra n.º 2: Escolhe a altura perfeita
Tenta encontrar um momento no dia em que tens a certeza de que estás livre. Isto garante-te pelo menos uma sessão de exercícios de 30-60 minutos (manhã, almoço, tarde, fim do dia). Tem em atenção: a manhã e o almoço são melhores para manter a forma, pelo que pensa nisto quando planeares o teu calendário de treinos.

- Regra n.º 3: elimina o máximo de constrangimentos possível
Esquece todas as desculpas que podes ter para falhar um treino: Não teres dormido o suficiente na noite anterior, comeres ou beberes de forma errada... o sítio do treino é demasiado longe... não teres preparado o teu saco de treino a tempo (roupa, calçado, garrafa de água), falta de organização pessoal (trabalho, crianças, etc.).
Assim, se só te lembrares de uma regra, é esta: planeia atempadamente os teus treinos: os dias, as horas e a duração do teu treino. E CUMPRE-OS!