A forma correta de elaborares o teu calendário de treinos
Como num calendário normal (trabalho, família, lazer), deves abrir o teu calendário e definir o teu programa de treinos. Para manteres a motivação, eficácia e obteres resultados, deves anotar os dias, horas e duração do teu treino e, principalmente, não desistir do teu compromisso. Escolhe 2 ou 3 dias por semana, com pelo menos 1 hora livre (para teres pelo menos 30 minutos de atividade). Opta por ocupar esse tempo com um treino no ginásio, no exterior ou mesmo em frente ao teu ecrã (computador, tablet, smartphone), seguindo os nossos programas de exercícios Domyos.
Se tiveres a possibilidade de ir a um ginásio, confere o seu calendário de aulas e escolhe atividades baseadas nos teus objetivos e motivação. Se preferires praticar no exterior, opta pela corrida ou o ciclismo. Se o tempo não o permitir, ou se não tiveres um ginásio perto de casa ou do local de trabalho, pratica em casa investindo em algum equipamento de fitness: passadeira, bicicleta estática, cross trainer... Vários acessórios também te permitem manter a forma a baixo custo: corda de saltar, halteres, kettlebells, steppers, elásticos de fitness... Se possível, agenda 2 ou 3 treinos por semana e faz um dia de repouso entre cada um.
Para um programa de fitness completo, recomendamos alternar treinos de força em aulas de grupo, no ginásio ou em casa (treino de força das partes superior e inferior do corpo com halteres, barras ou peso corporal - Bums & Tums - Pilates) e treinos cardio em aulas de grupo, no ginásio ou em casa (aeróbica, step, spinning, danças latinas, etc.). Se não fores fã de aulas de grupo, podes também fazer o treino de força e utilizar máquinas de cardio no ginásio ou em casa.