COMO CRIAR O SEU PLANO DE TREINO?

Nem sempre é fácil voltar à prática de desporto... E muito menos saber por onde começar. Para o ajudar a organizar os seus treinos de fitness logo a partir do início da época, falámos com Olivier, um dos nossos instrutores. Siga os seus conselhos para criar o seu plano de treino.

COMO CRIAR O SEU PLANO DE TREINO?

O MÉTODO CORRETO PARA ELABORAR O SEU PLANO DE TREINO

Tal como na gestão do seu tempo (trabalho, família, lazer), deve pegar na sua agenda e definir o seu plano de treino. Para continuar motivado(a), eficaz e obter resultados, deve registar nesse plano os dias, as horas e a duração do seu treino e, sobretudo, cumprir as tarefas agendadas. Escolha 2 ou 3 dias por semana em que tenha, pelo menos, 1 hora livre (para ter pelo menos 30 minutos de atividade). Opte por preencher esse tempo com um treino em ginásio, ao ar livre ou à frente do seu ecrã (computador, tablet, smartphone) para acompanhar aulas em direto.   
Se tiver a possibilidade de ir a um ginásio, consulte os horários das aulas e escolha atividades em função dos seus objetivos e da sua motivação. Se preferir treinar ao ar livre, opte pela corrida ou a bicicleta. Se o tempo não o permitir ou se não tiver um ginásio perto de casa ou do seu local de trabalho, treine em casa! Se possível, fixe 2 ou 3 treinos por semana e faça um dia de descanso entre cada treino.   
Para ter um programa completo de regresso à forma física, aconselhamos a alternar entre os treinos de reforço muscular em aulas de grupo, no ginásio ou em vídeo (por exemplo: aulas de Pilates ou de abdominais e glúteos/programas de exercícios focados na parte superior e inferior do corpo, utilizando halteres, uma barra de musculação ou o próprio peso do corpo) e os treinos de tipo cardio, em aulas de grupo ou em vídeo (aeróbica, step, spinning, danças latinas, etc.). Se não for adepto(a) de aulas de grupo, tem também a possibilidade de treinar em máquinas de musculação ou de cardio, no ginásio ou em casa.

3 REGRAS DE OURO PARA CUMPRIR O SEU PLANO DE TREINO

Regra nº 1: começar o 1º treino numa segunda-feira 
É melhor começar a sua atividade desportiva no início da semana. Efetivamente, a motivação é maior e o cansaço geral devido à atividade (profissional, familiar, etc.) ainda não se faz sentir. Quanto mais tarde começar durante a semana, maior será o risco de não cumprir integralmente os seus treinos. Tente deste modo planear os seus treinos como se fossem reuniões que não pode cancelar.  

Regra nº 2: escolher o momento ideal 
Tente encontrar um período do seu dia em que tenha a certeza que está disponível. Isto irá assegurar-lhe pelo menos um treino de 30 minutos a 1 hora de exercício (de manhã, ao almoço, à tarde, à noite). Nota: a manhã e a hora de almoço são os períodos em que a sua forma física estará ao melhor nível. Pense nisto quando estiver a organizar a sua agenda desportiva.  

Regra nº 3: eliminar o máximo de constrangimentos 
Esqueça todas as desculpas que podem levá-lo(a) a não cumprir um treino: noite mal dormida na véspera, comida ou bebida que não caiu bem... Local de treino demasiado longe... Falta de tempo para preparar o saco de desporto (roupa, calçado, garrafa de água), falta de tempo na sua agenda pessoal (trabalho, filhos...). A única regra a reter é mesmo planear com antecedência o seu treino: os dias, as horas e a duração do treino. E CUMPRIR!