O método correto para elaborar o seu plano de treino
Tal como na gestão do seu tempo (trabalho, família, lazer), deve pegar na sua agenda e definir o seu plano de treino. Para continuar motivado(a), eficaz e obter resultados, deve registar nesse plano os dias, as horas e a duração do seu treino e, sobretudo, cumprir as tarefas agendadas. Escolha 2 ou 3 dias por semana em que tenha, pelo menos, 1 hora livre (para ter pelo menos 30 minutos de atividade). Opte por preencher esse tempo com um treino em ginásio, ao ar livre ou à frente do seu ecrã (computador, tablet, smartphone) para acompanhar aulas em direto.
Se tiver a possibilidade de ir a um ginásio, consulte os horários das aulas e escolha atividades em função dos seus objetivos e da sua motivação. Se preferir treinar ao ar livre, opte pela corrida ou a bicicleta. Se o tempo não o permitir ou se não tiver um ginásio perto de casa ou do seu local de trabalho, treine em casa! Se possível, fixe 2 ou 3 treinos por semana e faça um dia de descanso entre cada treino.
Para ter um programa completo de regresso à forma física, aconselhamos a alternar entre os treinos de reforço muscular em aulas de grupo, no ginásio ou em vídeo (por exemplo: aulas de Pilates ou de abdominais e glúteos/programas de exercícios focados na parte superior e inferior do corpo, utilizando halteres, uma barra de musculação ou o próprio peso do corpo) e os treinos de tipo cardio, em aulas de grupo ou em vídeo (aeróbica, step, spinning, danças latinas, etc.). Se não for adepto(a) de aulas de grupo, tem também a possibilidade de treinar em máquinas de musculação ou de cardio, no ginásio ou em casa.