Como comunicar debaixo de água durante o mergulho?

Como comunicar debaixo de água durante o mergulho?

No mergulho, a comunicação é uma garantia de segurança. Mas como podemos falar enquanto estamos debaixo de água? Descobre a linguagem gestual dos mergulhadores!

Aprender a comunicar durante o mergulho

Logo durante o batismo, começas a conhecer os primeiros sinais que te serão úteis ao longo de toda a tua vida de mergulhador. Saber exprimir um "está tudo bem" ou "não estou bem" é indispensável para que a tua primeira imersão corra bem. Embora estes gestos estejam longe de ser inatos, são na verdade simples e deverás ir aprendendo aos poucos como se fosse uma nova língua, até se tornar intuitivo sempre que deixas a superfície. Ao longo das tuas saídas, o teu vocabulário subaquático vai aumentando e ganhando novos horizontes. Além de ser indispensável efetuar claramente os gestos aprendidos, de forma a garantir que são compreendidos pelo resto do grupo de mergulho, terás também de os compreender e analisar quando um mergulhador se dirige a ti. Se necessário, o teu monitor poderá levar uma ardósia imersível para facilitar a tua aprendizagem linguística. Vamos agora ver os diferentes sinais que deves conhecer para comunicar no mergulho.

Linguagem gestual de mergulho 

pumba
Tudo bem / ok

.

x
Barco

.

N BEM
Não estou bem

.

Linguagem gestual de mergulho 

pumba
Sinto-me ofegante

.

x
Mantenham-se juntos

.

N BEM
Tenho frio

.

Linguagem gestual de mergulho

pumba
Falta de ar

.

XX
Inspira

.

N BEM
Estabiliza-te

.

Linguagem gestual de mergulho 

pumba
Vertigem

.

N BEM
Narcose

.

Sinais para comunicar sobre a fauna e a flora subaquáticas

Além dos sinais relativos à segurança e aos parâmetros de mergulho, é agradável poder trocar informações sobre a fauna e a flora que vais encontrando durante o mergulho. Embora não tenham todas uma sinalética correspondente, as espécies mais comuns, mais apreciadas e mais procuradas pelos mergulhadores têm gestos bem definidos. Dado que a plasticidade está no centro do nosso diálogo submarino, irá estabelecer facilmente a relação entre o objeto designado e o sinal, já que corresponde, na maioria das vezes, a uma característica física. Esta aprendizagem vai tornar mais fácil entenderes que tipo de fauna e flora que o teu companheiro ou o monitor te vai mostrar e vice-versa. Atenção, estes sinais podem variar de pessoa para pessoa ou de país para país!

LEMBRAS-TE DE OUTROS SINAIS? NÃO HESITES EM CONTACTAR-NOS!
DESEJAMOS-TE UNS EXCELENTES MERGULHOS!

baptiste digital manager subea decathlon

Baptiste

Digital manager - padi rescue e nível 1 ffessm

Sou o Digital Manager da marca Subea. Aficionado da caça submarina e da apneia, pratico também mergulho com garrafa há mais de quinze anos. Sou mergulhador autónomo até 60 metros.