Como ajustar corretamente a sua posição na bicicleta BTT?

Como ajustar corretamente a sua posição na bicicleta btt?

A natureza espera por ti? Estás pronto(a) para pedalar nos trilhos e "single tracks"?
Antes de partires para a tua volta de BTT, seguem-se alguns conselhos para te ajudar a encontrar a posição ideal na tua bicicleta.

Não te esqueças de fazer várias tentativas e, sobretudo, prestar atenção ao que sentes durante este período de ajuste.

O BTT é um desporto "em que o peso do corpo não é totalmente suportado", ou seja, o peso do teu corpo não assenta diretamente no solo.
Uma boa posição é, portanto, essencial e irá ajudar-te a evitar dores nos pulsos, joelhos e glúteos.

Permitirá também uma pedalada mais eficaz: vais cansar-te menos e pedalar mais depressa!

Ajustar a posição na bicicleta BTT

1) Ajustar corretamente a altura do selim da bicicleta btt

Ajustar corretamente a altura do selim é essencial. Porquê? A altura do selim tem influência na pedalada. Determina o movimento das pernas. Se o selim estiver demasiado elevado, o teu movimento não será fluido. Se o selim estiver demasiado baixo, não te sentirás confortável no movimento, e a pedalada não será eficaz.

A solução rápida para ajustar a altura do selim da BTT:
Senta-te na bicicleta, com as pontas dos pés a tocar no chão. Também podes verificar esta altura colocando os calcanhares nos pedais, os glúteos no selim, e pedalar para trás. Quando o pé estiver na posição baixa, o deslocamento do quadril deve ser ligeiro.

A solução matemática para a altura exata do selim em BTT:
É calculada tendo por base o teu entrepernas. Primeiro, mede o entrepernas (EP), desde os calcanhares até ao períneo, e depois podes calcular a altura do selim (AS) com a seguinte fórmula: AS = EP x 0,875

Os praticantes de nível principiante podem baixar ligeiramente o selim para garantir um melhor manuseamento da bicicleta, especialmente nas descidas.

A altura adequada do selim evitará dores nos joelhos e nos glúteos!

Como ajustar corretamente a sua posição na bicicleta BTT?

Dica: posicionar o selim corretamente nas descidas em btt

Antes de te lançares numa descida, aconselhamos-te a baixar um pouco o selim. Será mais fácil inclinar a bacia para trás no selim, para manter o controlo da bicicleta em descidas íngremes.

Algumas bicicletas BTT permitem a instalação de um espigão de selim telescópico: pode assim ajustar a altura do selim sem descer da bicicleta BTT e, de seguida, o guiador!

3) Ajustar o recuo do selim da bicicleta btt

Bicicleta BTT ou bicicleta de estrada: a regra para o recuo do selim é igual.

1. Posiciona os cranques na horizontal, com os pés nos pedais.

2. Com um fio de prumo, verifica se este cai sobre o eixo do pedal quando posicionas a parte superior na concavidade à frente e no exterior do joelho.

3. Passa para os ajustes do recuo do selim: se o fio de prumo cair em frente do eixo pedaleiro, recua o selim. Se cair atrás, move o selim para a frente.

Observação: o selim deve estar na horizontal, podes controlar este ajuste com um nível.

Como ajustar corretamente a sua posição na bicicleta BTT?

4) Ajustar a altura do guiador

Enquanto alguns praticantes, que procuram aerodinamismo, o preferem baixo, para a maioria dos praticantes de BTT, dois a cinco centímetros abaixo do selim são suficientes.

Observação: a potência aumenta ao baixar o guiador. No entanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre potência e conforto, em função da prática.

5) Escolher a largura do guiador da bicicleta btt

Uma das especificidades de BTT é o guiador plano, que permite um melhor controlo da bicicleta nas partes técnicas. Ao contrário da bicicleta de estrada, a largura do guiador não é determinada só pela largura dos ombros. De facto, o tipo de prática e o tipo de terreno também devem ser considerados.

Por exemplo, um guiador demasiado largo é uma desvantagem no mato porque não permite passar por todo o lado. Por outro lado, é uma vantagem inegável em passagens que requerem capacidade de manobra e precisão de direção a baixa velocidade para conseguir passar.

6) Escolher o comprimento do avanço

Este ajuste tem por base o seu estilo de direção. Usa o fio de prumo que serviu para ajustar o recuo do selim e posiciona-o na parte frontal do avanço. O eixo da roda deve ficar entre 15 e 20 centímetros à frente do fio de prumo, baseando-se na perpendicular (para os praticantes de competição, será entre 10 e 15 centímetros.)

A dica: para sentires-te confortável na bicicleta BTT, deves ter os cotovelos ligeiramente dobrados e as costas mais direitas, ligeiramente arqueadas.

Na maioria das bicicletas BTT, podes ajustar a altura do avanço ou substituí-lo por um mais curto ou maior. Temos peças à disposição.

O avanço vai ter um papel importante na tua posição: quanto mais comprido for, mais ficarás numa posição "deitada" na bicicleta. A isto chama-se uma posição agressiva, que é mais dinâmica, mas mais desconfortável para os que têm pouca prática. A inclinação do avanço também vai influenciar a tua posição: um avanço inclinado para baixo dar-te-á uma ligeira inclinação para a frente, um avanço inclinado para cima permitir-te-á estar mais direito(a) na bicicleta BTT.

Como ajustar corretamente a sua posição na bicicleta BTT?

Estas poucas regras de posicionamento representam uma base de trabalho que evita tentativas e erros. No entanto, o que sentes é que conta, quando se trata de encontrar a tua posição ideal. Portanto, não hesites em adaptar estes conselhos!

Provavelmente, a tua BTT está equipada com um sistema de aperto rápido que permite mudar facilmente a altura do selim. Quando fores dar uma volta de BTT, leva contigo um conjunto de chaves Allen, se ainda não estiveres totalmente satisfeito(a). Assim poderás melhorar os ajustes de imediato!