[1/] Foram concebidas para ajudar os praticantes de remo olímpico a continuarem a treinar [traço]
Talvez te perguntes porque começámos por falar de praticantes de remo. Bem, é porque a máquina de remo é a versão estacionária de um barco a remos. Como já deves ter adivinhado, quando te sentas numa máquina de remo, vais remar. A atividade é também designada por remo em recinto fechado.
Esta equipamento de cardio training faz parte da família dos ergómetros. Este é o nome dado a todos os equipamentos de exercício estacionários que simulam uma atividade ao ar livre: a corrida ou caminhada numa passadeira; o ciclismo, em todas as suas formas, como exercício de cardio training; e o remo numa máquina de remo. Os músculos, o sistema cardiovascular, os pulmões e a mente funcionam como se estivesses a realizar a atividade ao ar livre, com a vantagem adicional de evitar a chuva e o frio. Esta é a razão pela qual a máquina de remo foi concebida em primeiro lugar: para permitir aos praticantes de remo de todos os níveis praticar esta disciplina olímpica durante todo o ano.
A máquina de remo recém-concebida reproduzia tão bem o remo e era tão eficaz que rapidamente se tornou popular e chegou aos ginásios. As máquinas de remo atuais apresentam informações como a distância remada, as calorias queimadas e o ritmo cardíaco. Existem três tipos de sistemas de máquinas de remo: tração central (a mais popular), a tração escandinava (movimento vertical) e a tração latina (movimento horizontal).
Para além de ajudar os praticantes de remo olímpico a continuar a treinar independentemente das condições meteorológicas, quais são as outras boas razões para utilizar uma destas máquinas?