CINCO BOAS RAZÕES PARA FAZER EXERCÍCIO NUMA MÁQUINA DE REMO

Cinco boas razões para fazer exercício numa máquina de remo

Sucumbiste aos encantos da passadeira e da bicicleta estática no ginásio, mas ainda não experimentaste a máquina de remo? Bem, não vai demorar muito até que a estejas a utilizar a toda a hora.

A máquina de remo é um equipamento que trabalha os músculos e proporciona um bom treino cardiovascular; é como se fossem duas máquinas numa só e atrai certamente alguns olhares perplexos dos não iniciados. Muitas pessoas pensam que o cardio e a queima de energia têm tudo a ver com o movimento das pernas numa passadeira ou numa bicicleta estática, e até se ouve dizer que os praticantes de remo só desenvolvem a parte superior do corpo. Bem, só dizem isso porque obviamente não viram as pernas destes atletas. Há mais, muito mais na máquina de remo do que exercício cardiovascular e tonificação dos músculos dos braços. Para além de te dizermos exatamente o que as máquinas de remo podem fazer, vamos apontar cinco boas razões para as utilizares.

FORAM CONCEBIDAS PARA AJUDAR OS PRATICANTES DE REMO OLÍMPICO A CONTINUAREM A TREINAR

[1/] Foram concebidas para ajudar os praticantes de remo olímpico a continuarem a treinar [traço]

Talvez te perguntes porque começámos por falar de praticantes de remo. Bem, é porque a máquina de remo é a versão estacionária de um barco a remos. Como já deves ter adivinhado, quando te sentas numa máquina de remo, vais remar. A atividade é também designada por remo em recinto fechado.

Esta equipamento de cardio training faz parte da família dos ergómetros. Este é o nome dado a todos os equipamentos de exercício estacionários que simulam uma atividade ao ar livre: a corrida ou caminhada numa passadeira; o ciclismo, em todas as suas formas, como exercício de cardio training; e o remo numa máquina de remo. Os músculos, o sistema cardiovascular, os pulmões e a mente funcionam como se estivesses a realizar a atividade ao ar livre, com a vantagem adicional de evitar a chuva e o frio. Esta é a razão pela qual a máquina de remo foi concebida em primeiro lugar: para permitir aos praticantes de remo de todos os níveis praticar esta disciplina olímpica durante todo o ano.

A máquina de remo recém-concebida reproduzia tão bem o remo e era tão eficaz que rapidamente se tornou popular e chegou aos ginásios. As máquinas de remo atuais apresentam informações como a distância remada, as calorias queimadas e o ritmo cardíaco. Existem três tipos de sistemas de máquinas de remo: tração central (a mais popular), a tração escandinava (movimento vertical) e a tração latina (movimento horizontal).

Para além de ajudar os praticantes de remo olímpico a continuar a treinar independentemente das condições meteorológicas, quais são as outras boas razões para utilizar uma destas máquinas?

Músculos máquina de remo

[2/] As máquinas de remo são boas para a saúde [traço]

OK, agora estás provavelmente a pensar: "Lá vamos nós com as grandes declarações". Mas estamos a falar muito a sério: as máquinas de remo são ótimas para a saúde.

Para começar, ao tonificar os músculos numa máquina de remo (que é a quarta boa razão pela qual deves usar uma), estarás também a aumentar o teu metabolismo básico ou basal. Em função da tua idade, sexo, tamanho, peso e nível de atividade, o teu corpo queima um determinado número de calorias todos os dias quando te movimentas, te concentras, comes, digeres, etc. Esta energia vital gasta na realização de funções básicas é o metabolismo basal. Para o aumentares e, assim, fazeres crescer o teu gasto calórico diário, é necessário desenvolveres a massa muscular. É perfeitamente lógico: quanto mais músculos tiveres, mais o teu corpo tem de trabalhar para lhes fornecer sangue e para os fazer funcionar, e mais energia os teus músculos queimam: e é assim que se aumenta o metabolismo basal.

Adota a postura correta numa máquina de remo para evitar dores nas costas. A utilização de uma máquina de remo também te ajudará a melhorar significativamente a tua função motora. A tua coordenação e equilíbrio melhorarão, bem como a tua postura geral, e os teus movimentos serão mais fluidos.

Também vale a pena referir que podes queimar entre 300 e 800 calorias numa sessão na máquina de remo, dependendo do nível de intensidade. Se a máquina de remo fizer parte da tua rotina de exercícios, irás desenvolver os teus músculos e queimar hidratos de carbono, que fornecem combustível para os músculos. Se fores diabético, isto ajudará a baixar os níveis de glucose no sangue. A utilização de uma máquina de remo também fará maravilhas pelo teu sistema cardiovascular e pela tua resistência, uma vez que queima gordura. No processo, elimina o mau colesterol (LDL) e aumenta os níveis do bom (HDL).

máquina de remo boa para o coração

[3/] As máquinas de remo são boas para o coração [traço]

Como dissemos, fazer exercício numa máquina de remo é bom para o sistema cardiovascular, pois ajuda a bombear o sangue e oxigénio para os órgãos e músculos. Sabias que levar oxigénio suficiente aos músculos evita a acumulação de ácido lático, que provoca dores musculares e as cãibras que costumavas quando fazias cross-country na escola? Também vais precisar de ter um coração forte para continuar a bombear o sangue e o oxigénio para os músculos. E não há nada melhor para desenvolver o coração e torná-lo mais forte do que um bom treino. Utilizar uma máquina de remo irá desenvolver a capacidade aeróbica. A tua resistência melhorará e serás capaz de remar durante mais tempo sem que o coração bata sem controlo e sem que fiques ofegante. A tua capacidade anaeróbica também irá melhorar à medida que treinas. Irás passar mais tempo na máquina e os movimentos que realizares serão mais intensos. De vez em quando, deves tentar acelerar o ritmo durante alguns minutos, mesmo que isso signifique ficar mais sem fôlego do que no modo de "resistência". Agora já tens uma ideia: um coração forte bombeia o sangue e o oxigénio que este contém em quantidade suficiente para os músculos, assegurando o seu correto funcionamento durante o exercício. Também vais perceber que respiras melhor. Afinal de contas, o oxigénio que alimenta os teus músculos tem de vir de algum lado.

máquina de remo boa para os músculos

[4/] As máquinas de remo são boas para os músculos [traço]

Para além de proporcionar o treino cardio perfeito, a máquina de remo também é excelente para tonificar os músculos. Muitos deles! Solicita a grande maioria dos músculos do corpo: 90 %, para ser exato. No que diz respeito à parte superior do corpo, os bíceps e os tríceps são ativados quando trazes a barra de tração ou os êmbolos na tua direção, mantendo as palmas das mãos viradas para cima. São igualmente utilizados os deltóides, o trapézio e a maior parte dos músculos das costas, bem como a parede abdominal. Dependendo do tipo de exercícios que fizeres, podes também trabalhar os gémeos, os quadríceps, os isquiotibiais e os glúteos. É fantástico, não é? Se existe um aparelho mais completo do que a máquina de remo, gostaríamos que nos falasses dele!

Os movimentos que fazes na máquina trabalham várias articulações e protegem-nas. Com as várias partes do corpo a adotarem uma posição definida no assento deslizante, nos apoios para os pés e nas pegas, tens a garantia de um treino eficiente, desde que sigas estas regras relativamente à postura: mantém o peito (e, por extensão, as costas) direito e certifica-te de que os cotovelos estão a apontar para trás, e não para os lados, quando completa as remadas.

As máquinas de remo permitem que faças muitos movimentos e que flexiones e estendas os músculos. Isto permite-te trabalhar tanto a explosividade como a flexibilidade. Queres um bónus extra? Se deslizares para trás no banco e levares os braços até ao peito e abaixo dos ombros, estarás a fortalecer os músculos do peito.

E não há nada que te impeça de terminar a sessão com alguns exercícios com o peso corporal, quer estejas no ginásio ou em casa.

[5/] A máquina de remo é boa para todos

Se há uma vantagem na utilização de uma máquina de remo que vai chamar a tua atenção, é esta: é tão simples de começar a utilizar. E isto é válido para todos nós: não é preciso andar às voltas com uma máquina de remo. Então, queres experimentar? Vais-te divertir. Não há exercício físico mais acessível do que este; só tens de te sentar. E é um exercício com baixo impacto. Por isso, se tiveres um pouco mais de peso, não tens de te preocupar com lesões nas articulações. Também é perfeita para grávidas, embora devas consultar um médico antes de a utilizares. E se tiveres dores causadas por uma má postura, a utilização de uma máquina de remo irá ajudar-te a corrigi-la e a fortalecer os músculos.

Queres tonificar os teus músculos? Queres emagrecer? Queres voltar a praticar desporto depois de uma lesão ou de um período de inatividade? Queres tornar o exercício físico parte da tua rotina diária? Queres perder peso? Queres manter-te em forma? Queres fortalecer o teu corpo para melhorar a tua qualidade de vida e deslocares-te com mais facilidade? Ou queres complementar o teu desporto favorito com uma atividade que é ela própria bastante completa? Não há objetivo que uma máquina de remo não te possa ajudar a atingir, até porque podes ajustar os níveis de resistência (numa escala de 1 a 10, 4 é equivalente a remar na água) e variar a frequência das sessões. Não há qualquer dúvida: quando utilizares uma máquina de remo, vais ver os teus próprios progressos.

Precisas de inspiração? Descobre o nosso programa de exercícios de fortalecimento muscular e cardio para máquinas de remo:

Começa a remar em cinco etapas simples

Alguns conselhos antes de começares.

CINCO BOAS RAZÕES PARA FAZER EXERCÍCIO NUMA MÁQUINA DE REMO

1. Postura [traço]

Senta-te no banco deslizante, coloca os pés nos apoios para os pés e fixa-os com as correias. Segura nas pegas com as mãos, as palmas viradas para baixo ou para cima, consoante os músculos que pretendes tonificar.

2. Coloca-te na posição inicial [traço]

Os glúteos devem vir até aos calcanhares e as coxas até ao peito. Os braços devem estar esticados, acima dos joelhos.

CINCO BOAS RAZÕES PARA FAZER EXERCÍCIO NUMA MÁQUINA DE REMO

3. Vamos lá começar! Empurra [traço]

Quando começares a puxar a pega, empurra com os pés e as pernas para te forçares a recuar ao longo da calha, endireitando as costas e dobrando os braços na tua direção.

4. Completa a remada [traço]

As pernas estão estendidas, as costas direitas, os cotovelos apontam para trás e não para os lados e os pulsos estão ao lado do corpo, alinhados com os ombros.

5. O movimento de regresso [traço]

Para voltar à posição inicial, basta inverter os movimentos: primeiro os braços, depois as costas e as pernas. E depois começas tudo de novo, a partir do passo 3.

Sabemos que estás ansioso por começar, mas antes de te sentares na máquina de remo, não te esqueças de fazer um aquecimento adequado das articulações, rodando a cabeça, os ombros, os braços, os pulsos, a pélvis e os tornozelos em ambas as direções. Em seguida, executa um aquecimento moderado de dez minutos na máquina de remo ou noutro aparelho de cardio. Não tornes o exercício demasiado cansativo. Deves poder manter uma conversa com a pessoa que está ao teu lado.

Agora estás pronto. Agora já sabes tudo o que precisa de saber para te juntares aos campeões que inspiraram a máquina de remo! Porque já te convencemos, certo? Vais experimentar?

Dicas que te podem interessar

Conhecimentos espacializados online: a Decathlon está aqui para te ajudar

Consulta todos os conselhos de manutenção e reparação do teu produto no nosso site Internet de pós-venda. Vais também encontrar conselhos sobre a utilização do teu produto pela primeira vez, instruções de utilização, e uma lista de peças de substituição compatíveis com o produto.

SABER-FAZER DA DECATHLON