Descobre como preparares melhor as tuas caminhadas com os mais pequenos.
Tem o cuidado de consultar com atenção o mapa e os desníveis, e até mesmo experimentar o itinerário antecipadamente. Aproveita para verificar a orientação e escolhe , de preferência, trilhos com sombra no verão – assim, a família poderá ficar num lugar fresco e as pausas serão mais agradáveis.
Tendo em conta que uma criança entre os 3 e 4 anos caminha cerca de 1 a 2 km/h (e efetua várias pausas), calcula uma margem de segurança, para poderes desfrutar da caminhada sem ter de te preocupares com a hora.
Não te esqueças de consultar as condições meteorológicas locais e cancela a caminhada caso esteja mau tempo ou demasiado frio.
As crianças são muito mais sensíveis do que os adultos e a caminhada deve ser uma atividade agradável para as mesmas.
Os percursos com refúgios permitem fazer pausas mais prolongadas, de forma abrigada
Começa por realizar passeios de curta duração e fáceis e, caso verifiques que a tua criança está motivada e se adapta bem, aumenta gradualmente o nível de dificuldade do percurso.
De forma geral, evita altitudes demasiado altas (não recomendadas acima de 2000 m).
Seguem-se algumas indicações sobre o relevo e a quilometragem do teu passeio, a adaptar consoante as capacidades do teu filho(a):
0 - 18 meses: não há restrições, uma vez que quem transportar a criança irá realizar 100% do esforço (porta-bebé). Deves, ainda assim, ponderar em limitar a duração das tuas saídas, já que a criança precisa de se mexer e fazer pausas. Deves igualmente limitar a atitude e a exposição, tanto ao sol como ao frio.
18 meses - 3 anos: consoante a autonomia da criança, este último irá querer começar a efetuar parte do percurso por si só. Contudo, ficará cansado rapidamente e ainda irá precisar de fazer sestas. Sendo assim, planeia itinerários muito curtos (100-300 m de inclinação) e um meio de transporte, como o porta-bebé.
4 - 7 anos: já podes planear passeios com 400-500 m de inclinação e 6-7 km de distância, que deverás adaptar consoante a idade e a autonomia do teu filho(a).
Se sentirem que têm uma "missão", os teus filhos aderirão voluntariamente à ideia de sair para caminhar. Os postos de turismo serão os teus melhores aliados, já que muitos têm mapas com percursos de orientação acessíveis ao longo de todo o ano.
Graças a estes apoios, os teus filhos terão de encontrar os marcos indicados no mapa e, assim, avançar etapa a etapa. Se não existirem percursos de orientação no local onde vais fazer a caminhada, pode utilizar as marcas identificadas ao longo dos caminhos.
Este tipo de atividade ensina a criança a orientar-se no espaço. Para os mais pequenos, podes preparar uma lista simples de coisas a encontrar ao longo da caminhada, será como uma caça ao tesouro: paus desta ou daquela forma, pedras mais ou menos escuras, pinhas, cortiça, flores, folhas de determinadas espécies, etc.
Dá largas à tua criatividade e deixa que eles enriqueçam a lista para as vezes seguintes!