Barriga lisa, técnicas para ajudar

Barriga lisa: técnicas para ajudar 

Uma alimentação equilibrada e o desporto serão os teus melhores aliados para uma vida saudável e um corpo em plena forma. Eis algumas dicas para ajudar a manter a barriga o mais lisa possível.

Ah, a barriga lisa - que projeto! Nem todos os corpos estão destinados a ter uma barriga lisa, e se estás com dificuldades em consegui-lo, não estás sozinho. Mas se é esse o teu objetivo, há algumas dicas que podes seguir para ficares o mais próximo possível. 

Porque é que toda a gente quer ter uma barriga lisa?

Vamos colocar os pontos nos i: a barriga lisa não é um objetivo realista ou saudável para todos. Para as mulheres, é mais difícil de obter, por uma razão simples: por baixo dessa barriga que tanto te esforças por eliminar (muitas vezes devido a repetidas imposições da sociedade) existem órgãos muito úteis (o útero, por exemplo).

Além disso, muitos fatores podem interferir entre o teu desejo de ter uma barriga lisa e o que realmente será possível in fine. O teu peso, o teu historial clínico, as hormonas, o stress, os distúrbios alimentares... Por isso, um conselho acima de tudo: vamos tentar trabalhar a nossa tolerância para com o nosso corpo.

Barriga lisa: a ingestão de calorias deve ser controlada?

Se tens tendência para apetites e para petiscar, uma consulta com um nutricionista pode ser útil. De facto, os apetites são muitas vezes o sinal de uma alimentação desequilibrada: o teu corpo está a alertar-te para o facto de um ou mais grupos de alimentos estarem em falta ou presentes em quantidades demasiado pequenas no teu prato. Se pretendes perder barriga, é importante ter em conta que não é possível perder peso apenas numa zona do corpo. Podes tonificar a barriga, mas não podes perder apenas gordura da barriga e de nenhuma outra parte do corpo.

No âmbito de uma perda de peso global, incluindo a barriga, a alimentação desempenha um papel central. Um dietista-nutricionista poderá ajudar-te a encontrar ou redescobrir uma alimentação equilibrada. Além disso, este profissional de nutrição poderá determinar as tuas necessidades em termos de ingestão diária de calorias. Assim, não é necessário controlar até à última caloria, correndo o risco de desenvolver maus hábitos e de cair lenta mas seguramente em distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, ortorexia, bigorexia...)

Mais um conselho: evita as dietas hipocalóricas e as dietas express, que apenas eliminam temporariamente os quilos que estás a tentar perder, ou até aumentam o teu peso corporal.

Um prato bem equilibrado, um prato bem pensado

Sim, sim, eu sei, talvez estejamos a repetir-nos um pouco (muito), mas um dietista-nutricionista poderá aconselhar-te de acordo com as tuas necessidades específicas. Mas quando se trata de uma dieta equilibrada, tens algumas dicas úteis no nosso artigo dedicado!

As batatas fritas não são um legume... Mas não estão proibidas!

Se gostas de batatas fritas, não te preocupes: a grande maioria dos profissionais de dietética não te privarão delas. É tudo uma questão de equilíbrio: comer batatas fritas a todas as refeições não é aconselhável, tal como privares-te delas para toda a eternidade quando as adoras é simplesmente irrealista. E isto aplica-se a todos os alimentos! 

Quanto aos chamados alimentos "queimadores de gordura", cuidado com as falsas crenças: não são tão eficazes como parecem. Ainda te dizemos mais, aqui mesmo! Para uma refeição equilibrada, eis as indicações de Anne-Laure Laratte, dietista-nutricionista: 
• 1/4 do prato deve ser constituído por leguminosas ou cereais,
• 1/4 de proteínas animais ou vegetais,
• a outra metade do prato deve ser constituída por legumes (para o prato principal)
• para sobremesa; uma peça de fruta (idealmente da época) e um produto lácteo (queijo, queijo fresco, iogurte, etc.)

Algumas ideias de legumes a acrescentar ao prato (de preferência da época): alcachofras, espargos, beringelas, beterrabas, brócolos, cenouras, aipo, chicória, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve galega, couve roxa, abóbora, pepino, curgete, chicória, espinafres, feijão verde, alface, milho, nabo, alho francês, pimento... Com tudo isto, a escolha é imensa!

As ervas podem ajudar a conseguir uma barriga lisa?

Não vamos mentir, as ervas aromáticas não terão grandes poderes na tua luta por uma barriga lisa. No entanto, darão um pouco de sabor ao teu prato e, como parte de uma reeducação alimentar, isso pode ser muito útil! Aprecia-as com todo o tipo de molhos: polvilha os teus pratos com ervas frescas, como coentros, salsa, manjericão, hortelã fresca...

Hidratação: a água, a chave para uma alimentação equilibrada

A hidratação desempenha um papel importante no nosso equilíbrio alimentar, uma vez que o nosso cérebro pode confundir a sensação de sede com a de fome. "De facto, para facilitar o trânsito e evitar a confusão frequente entre sentires-te e cheio e sentires sede, hidrata-te regularmente e na quantidade certa", explica Anne-Laure Laratte. Além disso, se a tentação das bebidas gaseificadas e outras bebidas açucaradas é frequente, podes tentar limitar o seu consumo e preferir a água. O álcool também deve ser limitado, uma vez que não contém nada de útil para o teu organismo. 

Embora a necessidade de hidratação varie em função da atividade desportiva, recomenda-se frequentemente a ingestão de uma média de 2 litros de água por dia. 

Dormir, a chave para um peso saudável

Na tua luta pela barriga mais lisa possível (ou menos barriga, e isso também é bom, cada um tem a sua própria morfologia), o sono também pode desempenhar um papel importante... De facto, é melhor dormir, queiras ou não perder barriga. 

Para perder peso, dormir o suficiente pode ajudar-te a atingir os teus objetivos. Vários estudos apontam nesse sentido, mostrando que a falta de sono favorece a produção da hormona do stress, o cortisol, e da hormona da fome, a grelina, estimulando assim os apetites. 

Desporto, para uma barriga tonificada

Se pretendes tonificar a barriga e trabalhar os músculos abdominais (reto, grande oblíquo, pequeno oblíquo e transverso) como um todo, o desporto pode ser um grande aliado. Fortalecimento do core e muscular... A escolha é ampla, por isso, se quiseres fazer do exercício um compromisso a longo prazo, opta por uma atividade física que te dê prazer, acima de tudo!

Pode não ser possível perderes gordura só de uma zona específica, mas trabalhar todos os grupos musculares, mesmo que o teu objetivo principal seja perder gordura da barriga e fortalecer a cintura abdominal, permitirá que o teu corpo fique mais tonificado. A atividade física, combinada com uma alimentação saudável, terá impacto em todo o teu corpo: quanto mais musculado for o corpo, maior será o dispêndio de energia e mais difícil será o aumento da massa gorda. Para tal, o treino de força é excelente para trabalhar os músculos abdominais. Ao trabalhares regularmente os teus músculos, eles irão consumir mais energia diariamente e, consequentemente, a tua taxa metabólica irá aumentar. Isto significa que queimas mais calorias, mesmo em repouso.

Um último ponto, para aqueles que sofrem com o seu reflexo no espelho: como diz, e muito bem, Baptiste Beaulieu, "cada corpo tem uma história", e a tua é importante. Se tens dificuldade em apreciar o teu corpo, podes falar com um profissional na área da saúde mental. O caminho para o amor-próprio pode ser longo, mas garanto-te que salva vidas.

Barriga lisa: que técnicas podem ajudar?

Val

Jornalista - redatora na Internet

Jornalista de sociedade, apaixonada pelas redes sociais (já ouviste falar da febre do Twitter?) e pelo desporto. Nas minhas horas livres, encontram-me numa barra de pole dance ou sob uma barra de hip thrust, depende dos dias.