O mergulho não é tão popular como o futebol ou a corrida, mas tem cerca de 140 000 praticantes e continua em crescimento. Esta prática tem inúmeras vantagens: desde a descoberta de novas sensações de um novo mundo até ao bem-estar psicológico. Quais são as suas vantagens?
Sonhas em partir à descoberta do mundo subaquático e explorar o fundo do mar? Vais poder fazê-lo quando te iniciares no mergulho! Equipado com um regulador, um colete estabilizador e uma garrafa de mergulho, poderás evoluir debaixo de água e descobrir assim as maravilhas das paisagens subaquáticas.
Sabias que cerca de 70% do nosso planeta está coberto de água? Tantos locais para descobrir! Além disso, existem diferentes tipos de mergulho, mais ou menos adaptados consoante o teu nível de prática, que te permitirão explorar locais atípicos, tal como o mergulho em grutas, mergulho subterrâneo, mergulho noturno... Mas lembra-te sempre de uma coisa: o mergulho permite-nos partir à descoberta de um novo mundo, mas não te deves nunca esquecer que o mundo subaquático não é o nosso meio natural e que, por isso, não estamos em casa. Por isso, respeita o meio ambiente que o envolve!
O mergulho permite-te não só partir à descoberta de um mundo totalmente novo, mas também proporciona novas sensações próprias do mergulho. Nunca sonhaste em voar? Pois é, entre as sensações sentidas pelos mergulhadores, misturam-se as sensações de bem-estar e de leveza, próximas da gravidade zero. Graças ao colete estabilizador, poderás gerir a tua flutuabilidade e evoluir no espaço subaquático sem qualquer constrangimento!
Uma vez debaixo de água, está na hora de relaxar! Longe, muito longe do stress e das pequenas contrariedades do dia-a-dia, vais estar mergulhado num ambiente selvagem e só precisas de te deixar levar pelo ambiente e por este universo silencioso, onde bem-estar e serenidade são uma constante. Estarás totalmente desligado do mundo! Praticar mergulho permite reduzir naturalmente o stress, está cientificamente comprovado! Um estudo demonstrou que o facto de descer a profundidades entre os 20 e os 30 metros, controlando a respiração, permite reduzir o stress de forma considerável. Por outro lado, o mergulho está equiparado ao ioga, uma vez que aprender a dominar a respiração é uma das bases essenciais quando se inicia estas duas práticas. Assim, ao focares-te e concentrando-te na tua respiração e no azul do oceano, poderás atingir um relaxamento intenso.
Debaixo de água, a confiança é uma garantia de segurança. O mergulho nunca se pratica sozinho, é uma atividade ideal para desenvolver a tua autoconfiança, mas também a confiança relativa a outras pessoas. Permite-te nomeadamente desenvolver uma relação forte de confiança com o teu parceiro. A confiança é, neste caso, primordial para mergulhar tranquilamente e assim tirares o máximo de prazer. Poder contar com os outros é bom, mas esta confiança deve ser recíproca! Ao longo dos mergulhos, também irás ganhar autoconfiança, uma vez que ganharás aos poucos segurança e autonomia se decidires passar para os níveis seguintes. Isto também beneficia o teu parceiro, uma vez que ele deve poder contar contigo a qualquer momento.
Outro lado positivo do mergulho é que todos podem praticar! Júnior ou adulto, homem ou mulher... Relativamente às crianças, devem esperar pelos 8 anos para poderem realizar um batismo de mergulho. Não precisa de ser um atleta de alto nível para poder descobrir o mergulho e iniciar-se.
O mergulho é, assim, um desporto ideal para partilhar com os teus familiares e amigos! No entanto, é necessário um atestado médico de forma a assegurar que não existe nenhuma contraindicação para a prática de mergulho.
O mergulho não é apenas um hobby, é também um desporto! Assim, esta prática proporciona também benefícios físicos. Em função das condições de prática, poderá queimar entre cerca de 450 e 500 calorias num mergulho com uma duração de 45 minutos. O equivalente a uma corrida de baixa intensidade ou à prática de bicicleta com esforço médio durante o mesmo tempo. Assim, o mergulho tonifica o conjunto dos grupos musculares do teu corpo, sem traumatizar as articulações e reforçando o teu sistema cardiorrespiratório. Isto tudo com os efeitos benéficos da água! Só motivos para nos dar vontade de mergulhar não é?
Se tens sede de descobertas e sentes-te atraído pelo meio aquático, o mergulho pode bem ser o teu novo desporto preferido. Com inúmeros clubes e estruturas em Portugal e em todo o mundo, é fácil lançares-te em boas condições.