As nossas 10 dicas para praticar patins decathlon sem riscos

As nossas 10 dicas praticar patins sem riscos

Como qualquer outro desporto, a prática de patins envolve alguns riscos. Para te ajudar a contornar estes riscos, temos para ti um guia prático e simples que te levará para a direção certa!

Equipamento adequado obrigatório

Em passeio ou num local técnico, o uso de proteções deverá ser a primeira prioridade ao calçar patins: capacete, luvas, joelheiras, cotoveleiras, tudo isso permitirá atenuar eventuais lesões e preocupares-te menos com o seu estilo.

Patins à tua medida

Quer passeies, quer faças freestyle, os patins deverão ser escolhidos com base na modalidade a praticar e na qualidade do equipamento. Importa encontrar o equilíbrio entre o teu orçamento e o desempenho, antes de encontrar o equilíbrio com rodas.

Condição física

Como desporto, a prática de patins requer uma boa condição física e concentração. Não andes de patins se estiveres doente, stressado ou até mesmo em estado de «ressaca»: arrisca-se a abrir pontos de sutura.

Escolher bons locais...

…Mas não demasiado difíceis, para não seres ameaçado pelos obstáculos; não demasiado frequentados, para minimizar o risco de choques com pedestres. E, por último, não demasiado afastados, para facilitar uma eventual intervenção médica.

Efetuar alguns aquecimentos

Saltos, corridas, quedas… Todos os seus músculos trabalham e devem ser preservados para não ficarem relaxados. Para se preparar antes de iniciar a prática, basta fazer alguns alongamentos e algumas voltas nas vias.

As nossas 10 dicas para praticar patins decathlon sem riscos

Aprender a andar de patins

Antes de começar a usufruir do deslize nos patins em pistas cicláveis ou na cidade, aprende as bases elementares deste desporto acessível a todos.

Não ande sozinho

Em primeiro lugar, para fomentar o espírito de camaradagem. Depois, para reforçar o espírito de competição. Por último, para melhorar a prática das pessoas que lhe prestarão os primeiros cuidados.

Segue um guia

Se não souberes andar de patins, não hesites em ter aulas ou aprender junto de um profissional, de outros praticantes ou através de um guia ou tutorial. Pensa nisso quando saires de casa numa determinada altura...

...Mas também o seu instinto 

Reduzir os riscos na prática de patins é também manter o controlo, ou seja, não hesitar, impulsionares-te e manteres-te seguro. As quedas são inevitáveis. Aprende a não receá-las e a antecipá-las através de uma prática defensiva.

Um pequeno estojo de primeiros socorros

Obviamente, não se pede que ande com uma farmácia atrás, mas que leve o mínimo indispensável: pensos, desinfetante, ligaduras, pomadas e um pouco de criatividade darão conta do teu acidente.

As nossas 10 dicas para praticar patins sem riscos

"Modelo a seguir"

Embora a sua popularidade seja cada vez maior, a prática de patins não é bem vista junto dos não principiantes. Além das lesões, um praticante de patins também está exposto aos olhares, à má língua, ao insulto e até mesmo à multa.

Por conseguinte, deverá ser um embaixador modelo junto do mundo exterior para que a opinião mude favoravelmente: ajude os idosos a atravessar a estrada, leve as encomendas ao cliente na varanda e não fujas da polícia.

Os nossos conselhos sobre mobilidade urbana

criança a andar de trotinete

Como escolher uma trotinete para criança?

Vê os nossos conselhos para te ajudar a escolher uma trotinete para criança.