Comece por aprender a ajustar corretamente a sua trotinete e a fazer a sua manutenção. Aprenda depois os gestos de base: travar, alternar os pés, subir e descer um passeio...E guarde em mente os nossos conselhos-chave para circular em segurança aquando das suas deslocações na cidade!
Em primeiro lugar, com os seus braços ligeiramente fletidos, coloque as mãos nos punhos do guiador. Coloque depois o seu pé de apoio na bandeja, fletindo ligeiramente a perna.~
Comece o seu movimento com um ou dois empurrões no chão com a sua perna livre.~
Uma vez lançado, coloque o seu pé junto do travão situado na roda traseira de forma a antecipar uma paragem.~
Para ganhar velocidade, flita a sua perna de apoio, pouse a parte da frente do pé de lançamento no chão e volte a impulsionar.
Em subida, incline o seu corpo para a frente e procure contactos com o chão mais rápidos, mais curtos e mais ao nível do pé de apoio que se encontra na bandeja.~
Em descida, conserve o pé ligeiramente pousado no travão na parte de trás da bandeja com o seu corpo ligeiramente inclinado para trás.
Para aliviar as suas pernas, pode inverter os papeis desempenhados por cada uma delas e treinar para empurrar dos dois lados!
Quando circula numa zona plana, os pés na bandeja, conserve sempre um pé atrás junto do travão para estar pronto para intervir.
Caso esteja numa fase de empurrão e que tenha de interromper de forma súbita, utilize o pé em contacto com o chão. Pouse o pé todo e carregue com força para travar.~
Em descida, conserve sempre um pé no travão e desloque o seu peso para a parte de trás da bandeja.
De seguida, para controlar a sua velocidade, quando circula, fique atento ao seu ambiente (estrada, peões, veículos, obstáculos, tipos de terreno…), circule a uma velocidade moderada de forma a não travar de uma vez só e desencadear uma queda.
Quando tem de subir um passeio ao circular, privilegie as partes rebaixadas, também chamadas de "rampa". Tenha o cuidado de não chegar em diagonal pois correria o risco de escorregar.Antes de passar a beira, mantenha a sua velocidade e de seguida pouse um pé no chão. Empurre ligeiramente com o pé e puxe em simultâneo no seu guiador para levantar as rodas.
Segure no seu guiador com firmeza para conservar a roda direita no ar e no momento de pousar no passeio. Para terminar, deixe a roda traseira passar a beira. Com o hábito, subirá uma beira sem pousar os pés no chão com a ajuda da velocidade.
Para descer um passeio, puxe ligeiramente o guiador para levantar a roda dianteira, segurando-o de forma suficiente.
De forma geral, aquando das suas deslocações, aprenda a antecipar.
Observe o seu ambiente com atenção: a qualidade do chão, os eventuais obstáculos e o movimento das pessoas ou veículos que irá cruzar.
Adapte de seguida o seu comportamento às informações recebidas. Por fim, caso deva ir pela estrada, privilegiar as ciclovias e respeitar o código da estrada.