apprendre_la_trottinette

Aprender a andar de trotinete 

Comece por aprender a ajustar corretamente a sua trotinete e a fazer a sua manutenção. Aprenda depois os gestos de base: travar, alternar os pés, subir e descer um passeio...E guarde em mente os nossos conselhos-chave para circular em segurança aquando das suas deslocações na cidade!

apprendre_la_trottinette

Aprender a empurrar, tomar velocidade, alternar as posições 

Em primeiro lugar, com os seus braços ligeiramente fletidos, coloque as mãos nos punhos do guiador. Coloque depois o seu pé de apoio na bandeja, fletindo ligeiramente a perna.~Comece o seu movimento com um ou dois empurrões no chão com a sua perna livre.~Uma vez lançado, coloque o seu pé junto do travão situado na roda traseira de forma a antecipar uma paragem.~Para ganhar velocidade, flita a sua perna de apoio, pouse a parte da frente do pé de lançamento no chão e volte a impulsionar.

Em subida, incline o seu corpo para a frente e procure contactos com o chão mais rápidos, mais curtos e mais ao nível do pé de apoio que se encontra na bandeja.~Em descida, conserve o pé ligeiramente pousado no travão na parte de trás da bandeja com o seu corpo ligeiramente inclinado para trás.

Para aliviar as suas pernas, pode inverter os papeis desempenhados por cada uma delas e treinar para empurrar dos dois lados!

aprender_a_travar

Aprender a travar

Quando circula numa zona plana, os pés na bandeja, conserve sempre um pé atrás junto do travão para estar pronto para intervir.

Caso esteja numa fase de empurrão e que tenha de interromper de forma súbita, utilize o pé em contacto com o chão. Pouse o pé todo e carregue com força para travar.~Em descida, conserve sempre um pé no travão e desloque o seu peso para a parte de trás da bandeja.

De seguida, para controlar a sua velocidade, quando circula, fique atento ao seu ambiente (estrada, peões, veículos, obstáculos, tipos de terreno…), circule a uma velocidade moderada de forma a não travar de uma vez só e desencadear uma queda.

Aprender a subir e descer um passeio

Quando tem de subir um passeio ao circular, privilegie as partes rebaixadas, também chamadas de "rampa". Tenha o cuidado de não chegar em diagonal pois correria o risco de escorregar.Antes de passar a beira, mantenha a sua velocidade e de seguida pouse um pé no chão. Empurre ligeiramente com o pé e puxe em simultâneo no seu guiador para levantar as rodas.

Segure no seu guiador com firmeza para conservar a roda direita no ar e no momento de pousar no passeio. Para terminar, deixe a roda traseira passar a beira. Com o hábito, subirá uma beira sem pousar os pés no chão com a ajuda da velocidade.

Para descer um passeio, puxe ligeiramente o guiador para levantar a roda dianteira, segurando-o de forma suficiente.

De forma geral, aquando das suas deslocações, aprenda a antecipar.

Observe o seu ambiente com atenção: a qualidade do chão, os eventuais obstáculos e o movimento das pessoas ou veículos que irá cruzar.

Adapte de seguida o seu comportamento às informações recebidas. Por fim, caso deva ir pela estrada, privilegiar as ciclovias e respeitar o código da estrada.

Estes conselhos podem ser do seu interesse

TROTINETE

4 FIGURAS DE TROTINETE FREESTYLE PARA PRINCIPIANTES

Desde o surgimento do freestyle, a trotinete deixou de ser um entretenimento de criança. Eis no entanto aqui algumas figuras de base com estilo para os principiantes.
andar de trotinete em família

COMO PREPARAR UM PASSEIO DE TROTINETE EM FAMÍLIA?

De férias ou entre dois aguaceiros, depois de um almoço domingueiro ou apenas para espairecer, o passeio de trotinete tem todos os argumentos para seduzir.
trotinetes teaser

5 CONSELHOS PARA A CRIANÇA QUE ANDA DE TROTINETE

A criança dá os primeiros passos na trotinete? Não se precipite: Eis alguns conselhos para dar aos principiantes preservando a sua imagem de super-herói.