OS INCONTORNÁVEIS PARA APRENDERes A JOGAR FUTEBOL

Queres lançar-te no mundo do futebol? Num clube, ou em lazer, o futebol joga-se em todo o mundo. Mas para iniciares corretamente, é necessário aprenderes as bases e é aqui que vamos guiar-te, vais tornar-te o rei dos cabeceamentos, do passe e da condução de bola.

Aprender a jogar futebol

O futebol também é um desporto popular que, para além de suscitar as paixões, traz reais benefícios para a saúde, tanto no plano individual como coletivo. Bora descobrir!

Aprender a cabecear

Em função das situações de jogo, esta técnica permite-te libertar a bola, fazeres um passe a um colega de equipa ou rematares. O cabeceamento consiste em tocares na bola com a cabeça, idealmente com a parte da testa.

Para conferires potência ao remate, flexiona as pernas, inclina o teu tronco de trás para a frente, contraindo assim os abdominais. No final deste movimento de pêndulo, avança o pescoço para a frente. Depois, a zona de remate da cabeça: remate a bola com a parte superior da testa. Esta parte molda perfeitamente a forma da bola, sendo aquela que possui mais ossos (a menos dolorosa).
Para teres a maior precisão possível na sua colocação, efetua passos de ajuste. Quando cabeceares, não feches os olhos, guarda-os abertos fazer melhorares a pontaria.

Aprenderes a fazer um passe curto

O passe curto é um passe sempre rente ao chão, para facilitar o controlo pelo colega de equipa que recebe  passe de bola.
O pé de apoio é o pé que não remata a bola. Coloca-o ao nível da bola, cerca de 20 cm à esquerda se for destro. O pé de apoio deve estar orientado para o alvo.

É importante teres os ombros orientados para ao alvo.

Remata a bola com a parte interior do pé.

Para isso, abres o pé e rematas a bola visando a tua parte central.

Por fim, flexiona a perna de apoio de trás para a frente e a perna de remate de lado. Permite-te obter uma maior estabilidade e fluidez de movimentos.

Aprenderes a fazer um passe longo

Este passe permite lançares a bola a um colega de equipa que está mais longe de ti. É feito em altura para tornar a sua intercessão mais complicada pelo adversário.

Posicione o teu pé de apoio a 20 cm à esquerda da bola se fores destro. Remata na parte inferior da bola que está em contacto com o relvado com a parte superior do interior do pé. No momento do remate, mantém a perna que bate a bola estendida para lhe conferir mais potência.

No momento do remate, sugerimos que estendas o braço do lado oposto ao do pé que rematas, é útil para conservares o equilíbrio.

Aprender a conduzires a bola

Teres uma boa condução de bola no futebol é importante porque permite deslocares-te conservando o domínio da bola. Uma boa condução de bola consiste em guardar a bola perto de ti, permitindo mudanças de ritmos e de direcções frequentes.

Dá pequenos passos, dirigindo a bola com o teu pé mais forte (o mais hábil para rematar).

Charlotte

PRATICANtE

O futebol joga-se em todo o mundo. Para isso é necessário aprenderes as bases e é aqui que vamos guiar-te.