Qual a importância de alongar os peitorais?
Os peitorais são alongados para manter o equilíbrio da articulação. "Ao nível postural, o peitoral enrola os ombros para a frente quando está rígido. "
Portanto, o alongamento do peitoral pode ter um efeito sobre o posicionamento do ombro e a sua amplitude de movimento. "Fazemo-lo para ter uma melhor postura, para evitar o enrolamento dos ombros para a frente e para aumentar a amplitude de abertura do braço".
Os alongamentos são úteis quando pretendes servir no ténis ou fazer um lançamento no voleibol, por exemplo. Em todos estes gestos, precisas do ombro e do peitoral.
No entanto, lembra-te que o músculo não está completamente isolado no corpo e que o facto de ser esticado não significa que vá alongar mais. "É mais complicado do que isso. O cérebro decide se um músculo está rígido, flexível ou tónico. Quando nos alongamos, estimulamos o retorno propriocetivo do músculo, ou seja, a proprioceção, que envia um sinal ao cérebro. É como se estivéssemos a dizer-lhe que pode permitir que o músculo ganhe amplitude. Em teoria, o cérebro acaba por concordar em alongar o último e reduz o tónus", explica Amaury.