Estavas pronto para um mergulho, mas deparaste-te com a tua piscina cheia de água verde? Sabe o que deves fazer para limpar a água.
Estavas pronto para um mergulho, mas deparaste-te a água da piscina verde? Os dias de verão são ótimos para nadar, mas o calor também convida ao aparecimento de algas indesejáveis, que podem ser teimosas e difíceis de controlar sem os passos apropriados. Segue os nossos conselhos para tratares uma piscina esverdeada sem precisares de a esvaziar, deixando a água límpida e garantindo que o problema não regressa mais tarde.
As algas costumam surgir quando os níveis de cloro estão em baixo, ajudadas por outros fatores como o tempo quente ou a fraca circulação de água. Um pH demasiado alto também é um problema a corrigir, já que não deixa que os tratamentos atuem eficazmente. Assegura-te que a filtragem está a funcionar bem antes de avançares.
É altura para o tratamento de choque, que vai remover os contaminantes que provocaram o crescimento das algas. Ao fim do dia, quando já não houver luz natural, adiciona cloro à piscina no dobro da quantidade habitual, com a filtragem em funcionamento. Deixa atuar, e não entres na piscina até o cloro estar novamente no ponto correto!
Os robôs, apesar de muito úteis, não são indicados para limpar algas, pelo que vais ter de aspirar o fundo da piscina manualmente, e diretamente para o lixo (saltando o filtro).
Deixa que a bomba e o filtro trabalhem durante 24 horas, de modo que toda a água seja filtrada. Podes precisar de limpar o filtro no meio do processo, removendo sedimentações de impurezas. No fim deste passo, a água já deve estar visivelmente clara e límpida.
Para terminar, adiciona um algicida apropriado à água. Não só vai ajudar a soltar os últimos pedaços de algas, como previne novas proliferações. Está feito!
Uma piscina esverdeada pode arruinar um dia de verão, mas é só uma dor de cabeça provisória. Se notares que a água da tua piscina está mais verde, não arrisques um mergulho – pode estar contaminada com bactérias perigosas - e toma medidas imediatas. Para o futuro, fazer uma limpeza regular da piscina e testar o balanço químico da piscina são boas formas de prevenir o reaparecimento do problema.