corrida de familia

A corrida em família

O período das férias de verão é ideal para passar momentos em família e praticar desporto em conjunto!
A corrida é um desporto de convívio, partilha e aprendizagem e pode ser o programa perfeito para acrescentar às férias!

Pais e filhos, preparados? Está na altura de experimentar a corrida como uma programa de família para manter a forma física e a diversão em família!
Fazer exercício e apanhar ar puro é muito bom para nossa saúde mental e sistema imunológico!
Descobre 8 dicas para correr em família e aproveitar ao máximo a experiência.

corta vento de corrida de menina

1. Preparar a saída de corrida e o equipamento a levar

Como qualquer outra atividade ao ar livre, a corrida exige uma verificação do estado do tempo, seja qual for a época do ano! Mesmo no verão, às vezes o tempo surpreende-nos!

Devemos estar sempre precavidos e levar sempre uma mochila, corta-vento, faixa para a cabeça, boné, protetor solar, bebida e alimentos, sem esquecer os óculos de sol!

Uma mochila clássica é sempre mais incómoda que uma mochila especialmente concebida para a corrida, mas cada um irá conhecer melhor as suas preferências e o melhor equipamento a levar.

Conselho: Levar duas mochilas para os adultos e mochilas individuais para cada criança, de forma a gerir melhor o peso em função da idade.

2. Antes de partir: tomar um bom pequeno almoço energético em família

Se o objetivo é fazer uma volta descontraída e desportiva, o melhor é preparar um bom pequeno almoço, equilibrado e energético, para toda a família!
Deve ser composto por produtos lácteos, fruta, cereais, pão e proteínas (animais ou vegetais) e ser o mais rico e variado possível!
Não esquecer que o pequeno almoço é das refeições mais importantes do dia e é o arranque de energia necessário para a atividade.

criança a beber água durante a corrida

3. Saber gerir a hidratação

Independentemente das condições do tempo e da altura do ano, em qualquer atividade desportiva, beber água é indispensável, tanto para os adultos como para as crianças!
É importante saber gerir a água ao longo do dia ou do treino, tendo em consideração os pontos de abastecimento possíveis pelo caminho.

Conselho: Verificar sempre se as crianças se hidratam devidamente durante o esforço (um gole de água de dez em dez minutos, aproximadamente).

4. Levar reabastecimento e comida extra

Mesmo nas corridas mais curtas, recomendamos levar sempre alimentos sólidos ou snacks para evitar qualquer risco de hipoglicemia.
As  barras energéticas e géis energéticos , cereais, os frutos secos e os chocolates são alimentos com hidratos de carbono que as crianças apreciam e podem ser levados para cada atividade.

5. Motivar as crianças e atribuir objetivos em função da idade e nível

Antes da partida, a melhor forma de motivar as crianças é propor-lhes uma sessão lúdica de corrida que respeite os níveis, as distâncias a percorrer e as os limites de esforço de cada um.

As suas capacidades motoras variam consoante a idade, pelo que não devem ser consideradas como adultos mais pequenos. Por isso, é necessário adaptar os ritmos, as distâncias e os tempos de descanso em função das necessidades de cada uma das criança. Sendo um desporto perfeitamente adaptado aos mais jovens, a corrida permite variar as atividades lúdicas para favorecer a iniciação ao desporto e o desenvolvimento motor e sensorial das crianças.

Exemplo de uma sessão de treino de jogging com as crianças:
- Começar com uma corrida lenta (não mais de 15 minutos) intervalada com marcha e pausas para abastecimento e piquenique.
- Reiniciar com uma pequena corrida seguida de jogos lúdicos com fases de descanso.
- Iniciar o regresso em corrida, com ritmo lento, e incluir um pequeno desafio com um pico de esforço!

O mais importante é fazer com que as crianças se divirtam respeitando as capacidades e desejos de cada uma. A melhor forma de alcançar este objetivo é diversificar as atividades para que fiquem motivadas durante todo o dia e incutir-lhes o gosto pela corrida:

Exemplos de jogos que podem ser feitos durante a atividade:
- Descoberta do meio natural presente (identificar nomes de pássaros ou de árvores)
- Aprendizagem de orientação com leitura de mapas, sinais de trânsito ou bússola.
- Jogos ao ar livre (jogar à macaca, jogar à bola, etc.)

Correr, saltar e lançar serão as três atividades principais das voltas de corrida com crianças com menos de 12 anos.

Dica: Levar uma máquina fotográfica e ensinar as crianças a utilizá-la para que possam tirar todas as fotos que quiserem, enquanto correm e procuram as melhores paisagens!

6. Segurança e proteção sempre!

Durante as férias de verão, é fundamental proteger as crianças dos raios solares agressivos. Um protetor solar com índice mínimo de 30 resistente à água para proteger a pele, óculos de sol para proteger os olhos sensíveis e roupa adaptada à prática desportiva ao ar livre são elementos prioritários.

O equipamento de corrida deve ser largo e respirável (os tecidos usados são técnicos, favorecendo a evaporação da transpiração para manter a pele seca): t-shirt, calções leves e meias finas.
Deve previligiar-se as meias técnicas específicas para corrida (em vez de meias de algodão, que são mais suscetíveis de reter água e manter os pés molhados) favorecendo assim as irritações provocadas pelas fricções.

Conselho: Evitar o estilo "sem meias em calçado de corrida" depois de uma corrida para não sofrer com bolhas. Com tempo quente, mesmo sem sol, o uso de boné é obrigatório para proteger eficazmente as crianças dos raios solares e do calor. O boné permite evitar a "terrível" insolação ou hipertermia que comprometerá rapidamente o dia de lazer e atividades ao ar livre em família.

7. O conforto do calçado

Para correr confortavelmente, o calçado de corrida para criança "estrada e caminhos" é perfeitamente adaptado à morfologia das crianças, proporcionando-lhes conforto e segurança. Leve, flexível, com bom suporte para evitar entorses e bom amortecimento, o calçado de corrida para criança assegura uma estabilidade perfeita na maioria dos pisos.

crianças a correr na escola

8. Incentivar as crianças

A corrida deve manter-se uma atividade lúdica para as crianças! Por isso, nestes ambientesde desporto em família, deve privilegiar-se o prazer e a partilha e evitar o espírito de competição.

Ensinar a observar a natureza, a prestar atenção às sensações e sobretudo a gerir as necessidades durante a corrida (bebidas e alimentos), é também um belo desafio de superaçao e conhecimento. 
É importante incentivar as crianças em todas as suas descobertas e esforços!

Não esquecer: A corrida é a atividade desportiva e lúdica, ideal para praticar com as crianças durante as férias. Ajuda a descobrir a natureza, permite uma maior aprendizagem e partilha, desenvolvimento corporal e sensorial… O principal é promover a motivação das crianças adaptando as atividades lúdicas às capacidades de cada criança e organizar a sessão de "jogging" sem esquecer as necessidades fundamentais: alimentação, hidratação, proteção do sol, vestuário e calçado de corrida…

A corrida lúdica é uma excelente forma de descontração com as crianças!

Ver mais conselhos...

jovens a correr na rua

OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE

As vantagens de uma atividade física regular estão agora perfeitamente documentadas. Bonificação do capital saúde e aumento da esperança de vida: a prática da corrida é fonte de milhares de benefícios. Talvez não seja de todo inútil chegar a essa convicção para poder tranquilizar os (derradeiros) céticos…