1º Conselho
Beber a quantidade de água certa por dia
O adulto perde cerca de 2,5 litros de água por dia sob a forma de suor, urina ou respiração. Por isso, é importante compensar a perda de água pela ingestão de água todos os dias, caso contrário pode ocorrer desidratação. A longo prazo, a desidratação pode provocar vertigens, sede e cansaço extremo, bem como fraqueza geral.
O objetivo é então compensar as perdas mediante as refeições diárias que proporcionam cerca de um litro de água, o restante litro e meio é fornecido pela água que bebe diariamente. Contudo, cada indivíduo tem uma necessidade de hidratação diferente, consoante o seu metabolismo, a sua saúde física e a sua atividade física.
Se és praticante de corrida, fica a saber que perdes entre 0,5 litros e 1 litro de água por hora (podendo chegar aos 3 litros para os praticantes mais treinados).
Por isso, recorda que deves compensar a mesma quantidade de água “perdida” através de refeições diárias.
Queres saber como calcular quanta água beber num dia (em ml)? Existe um cálculo simples.
- Considera o teu peso (em kg) e subtrai 20 kg
- Multiplica o resultado por 15
- Soma 1500
Por exemplo, as necessidades em água de uma pessoa de 65 kg serão: 65-20 = 45 x 15 = 675 + 1500 = 2175 ml, ou seja, 2 litros 175 ml.
Este resultado não toma em conta o exercício físico que se faz, é por isso importante acrescentar a água perdida durante o exercício.
No exemplo da pessoa de 65 kg, imaginemos que ela corre 30 min duas vezes por semana, isto significa que perde cerca de 1 litro de água a mais nos dias em que corre. Nesses dias, deve ter o cuidado de ingerir (através da bebida e dos alimentos) 3 litros e 175 ml de água, ou distribuí-los ao longo da semana.