Os conselhos extra...

criança a andar de trotinete

Como escolher uma trotinete para criança?

Vê os nossos conselhos para te ajudar a escolher uma trotinete para criança.

TROTINETE

5 Conselhos para a criança que anda de trotinete

A criança dá os seus primeiros passos na trotinete? Não se precipite: Eis alguns conselhos para dar aos principiantes preservando a sua imagem de super-herói.

batman

Como o batman, guarda os teus acessórios!

Quer seja principiante ou não, o primeiro conselho a dar à criança, quando este pegar na sua trotinete, é sair bem protegida. As proteções são mais do que recomendadas para limitar eventuais lesões mas também para manter a confiança, a chave de uma aprendizagem com êxito. Lembre-lhe de usar o capacete, joelheiras e cotoveleiras para que ele possa apreender melhor as quedas e que vocês só tenha que se preocupar com as manobras dele.

homem aranha

Como o homem aranha, encontra o teu equilíbrio

Tal como nos seus primeiros passos e nas suas primeiras pedaladas, o equilíbrio na trotinete é fundamental para a criança. Permite-lhe um maior domínio da trotinete e dos percursos que serão o seu destino. Por isso, é importante encontrar o seu pé de apoio, ou pé motor. Uma vez preparado, certifique-se também que ele conserva a cabeça levantada e não tenha a vista posta no chão para que possa fazer uma boa avaliação do espaço e que a condução se faça de forma natural.  

homem de ferro

Como o homem de ferro, propulsiona-te na estrada 

Para avançar, a criança terá que dispensar rapidamente a sua ajuda e aprender a empurrar por si mesma. O pé motor tem o nome certo porque é ele que lhe vai permitir arrancar e regular a velocidade. Para que o gesto seja coordenado, e se torne natural, peça-lhe para arrancar devagar para definir corretamente a sequência. Depois de lançado, deverá colocar esse pé na prancha e não deixá-lo arrastar demasiado perto das rodas ou do chão.

super-homem

Como o super-homem, preserva o mundo que te rodeia

Muito provavelmente, seja qual for o lugar onde a criança estiver a usar a trotinete, este sítio será minimamente frequentado. Os seus colegas de guiador, os outros pais e os transeuntes são todos eles novos obstáculos com os quais a criança tem que se familiarizar. Aqui também, a visibilidade e a coordenação dos movimentos são importantes para reduzir o risco de colisão. Sugira-lhe que vá devagar, progressivamente, que tome o seu tempo e as informações circundantes e que não tente reproduzir o que ainda não sabe produzir...

griezmann

Como o griezmann, continua assim!

A trotinete não é só um desafio físico e técnico mas também psicológico. Mesmo com a pista desimpedida e os acessórios colocados, o primeiro obstáculo que a criança vai encontrar é a sua própria apreensão. E para que não constitua um travão à sua motivação e à trotinete, deve redobrar a vigilância e os incentivos. "Não desistas", "volta a subir", "vais conseguir": não poupe nos conselhos de incentivo. E de igual forma, não refreie sistematicamente as suas tentativas de proezas e encoraje as suas iniciativas. Não se esqueça: já não é ele o espetador.