3 razões para escolherES a natação nO REGRESSo À TUA ATIVIDADE FíSICA

De volta à natação e ainda não esgotou a vontade de se divertir? Não te preocupes, apesar do regresso ao trabalho não faltam truques para que consigas manter o espírito de férias e divertires-te.

Top 3 razões para escolher a natação na rentrée

De entre o arsenal de técnicas conhecidas para quebrar a monotonia e quebrar o stress ambiente, a que já deu e continuas sempre a dar provas é:  o desporto !

No meio da grande panóplia de desportos que podes imaginar, existe um em particular que se distingue pelos inúmeros benefícios físicos e psicológicos... a NATAÇÃO ! (somos melhores em termos de suspense)

Sem mais demora, vamos mostrar-te por que razão perto de 13 milhões de franceses escolheram, com razão a natação!

Natação: UM BOOST DIÁRIO

Não é segredo para ninguém, a natação faz bem ao moral e também ao seu corpo, física e psicologicamente!

Por exemplo (e mesmo a propósito), a natação será o seu melhor aliado para perder os quilos supérfluos com os quais foi agraciado nas férias. A título indicativo, uma hora de natação equivale a cerca de 600 calorias queimadas! Que mais se pode pedir?

“Bíceps grandes e/ou glúteos firmes e tabletes de chocolate!”

Já estava à espera… e calha bem, porque para além de ser um potente destruidor de calorias, a natação permite-lhe ganhar músculo de forma harmoniosa. Desporto completo por excelência, a parte superior e inferior do seu corpo serão solicitadas para lhe garantir músculos alongados e firmes (sendo que a ação drenante da água é o pior inimigo da celulite, a firmeza aparecerá como uma mera formalidade)!

A natação e os seus benefícios também têm o poder de melhorar algumas das suas capacidades corporais para uma melhor qualidade de vida no quotidiano. Com efeito, enquanto verdadeiro desporto de resistência, reforçará o seu coração, pulmões, e desenvolverá as suas capacidades cardio-vasculares e pulmonares.

Também pelo facto de ser muito eficaz para melhor a circulação sanguínea graças à associação do esforço e das virtudes da água, acabaram-se as sensações de moleza e pernas pesadas.

E finalmente (estamos quase lá), sendo a sincronização necessária para a evolução na disciplina, o cérebro terá que fazer o esforço de dissociar os movimentos de braços e de pernas mas também coordená-los. Devido à solicitação da massa cinzenta a natação irá ter um papel predominante no desenvolvimento da coordenação.

E se a natação nos tornasse mais inteligentes?

Natação: UM ESFORÇO RELAXANTE

“Um esforço relaxante”? Pode parecer paradoxal...

Quase! A natação permite efetivamente de aliar as virtudes calmantes da água a um esforço com impacto para o corpo, que tem de se adaptar ao meio aquático (flutuação) e avançar apesar da grande resistência.

A natação tem esta vantagem de ser não-violenta para as articulações. Ao contrário de outros desportos, pode provocar muito raramente impactos e/ou lesões.

Para além disso, praticar um esforço dentro de água é excelente para libertar as tensões acumuladas durante um dia intenso de trabalho. O efeito de leveza (impulso de Arquimedes), a suavidade da água e as melodias subaquáticas dar-lhe-ão uma sensação de leveza e bem-estar que só pode ser duplicada quando se deixa a água.

Estas características próprias da natação favorecem deste modo a libertação das hormonas do prazer (endorfinas) durante as sessões e terão como consequência um bom cansaço para uma ótima recuperação.

Nada melhor para ganhar novamente o gosto pelo esforço!

Natação: UM DESPORTO SEM BARREIRAS

“Está a chover”, “Não tenho tempo”, “O material é demasiado caro”, “Está frio”... e tantas outras desculpas inconcebíveis e sem sentido caso tenha escolhido a natação...

Com efeito, uma das outras vantagens de relevo desta disciplina é a sua acessibilidade. A natação é um desporto que se pode praticar em qualquer altura, em quase todo o lado (piscinas, águas abertas), e sobretudo, por todos (sexo, idade, condição física,etc) !

Hoje em dia, é raro uma grande cidade (e mesmo as de média dimensão) não terem  piscinas municipais. E se por acaso a sua localização não lhe permite ter acesso a uma piscina na verdade, as águas abertas (lago, mar) podem ser uma boa hipótese.

Existem inúmeros horários nas piscinas ao longo do ano, conseguirá certamente escolher um que lhe convenha:

- De manhã para um bom despertar antes de começar o trabalho
- À hora de almoço uma grande chávena de água com cloro antes de voltar para o trabalho
- Ao final do dia para refrescar o espírito depois de um dia bem preenchido

É claro, que se optou pelas águas naturais, para além da meteorologia, não existem grandes impedimentos para o escolher um horário que lhe dê jeito!

Finalmente, a natação permite-nos equipar da melhor forma sem que a nossa carteira sofra. Tem de concordar, comparada com outros desportos, o material necessário para a natação (óculos", touca", fato de banho) não implica grandes despesas.

Ainda lhe sobra para cometer uma loucura? Pull buoy e barbatanas são investimentos seguros!

Depois de isto tudo, estamos portanto bem de acordo em (re)tornarmo-nos generoso no esforço aquático ?

Top 3 razões para escolher a natação na rentrée

RÉGIS

Nadador Nacional & Líder Comunicação

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSAR...