COMO SE EQUIPAR PARA O SEU PRIMEIRO TRIATLO

O grande dia chegou, está nos blocos de partida, pronto a iniciar o seu primeiro triatlo! Está bem equipado? Ajudamo-lo a pensar em tudo, para estar tranquilo no dia D.

FOTO INTRO

De facto, poderia pensar-se que para um triatlo basta ter um fato de banho, uma bicicleta e calçado de corrida... Qual quê! Precisa de equipamento adequado, incluindo alguns produtos obrigatórios para respeitar o regulamento e produtos indispensáveis ao bom decorrer do triatlo. A preparação do material é a última etapa, mas sem dúvida a mais importante! Veja aqui a lista de todo o equipamento a colocar no saco para o dia da prova, além de pequenos truques para tornar a sua prova mais simples.

1. EQUIPAMENTO DE TRIATLO: OS BÁSICOS

Numa primeira fase, o equipamento que lhe irá facilitar muito a vida no seu primeiro triatlo é o famoso fato de triatlo ! A meio caminho entre os calções de ciclista e o fato de luta, irá permitir-lhe praticar os três desportos com um único fato! De facto, os três desportos têm exigências de vestuário diferentes: a natação requer um tecido com um bom coeficiente de penetração na água, bem como com boas capacidades de secagem! O ciclismo requer um amortecimento nas nádegas para poder percorrer os quilómetros. Por fim, a corrida exige uma grande liberdade de movimentos. O fato de triatlo confere-lhe tudo isso! Permite também evitar inúteis mudanças de vestuário durante as transições.

fato-triatlo

Um outro básico é a bicicleta. Se no seu primeiro triatlo não tiver a mais recente bicicleta de contrarrelógio com uma aerodinâmica afinada, não dramatize, não é grave. O principal é que tenha uma bicicleta. Não há constrangimentos regulamentares quanto à bicicleta; se quiser usar a sua bicicleta de cidade ou de BTT, pode fazê-lo! Não é necessário pedir um empréstimo ao banco para comprar a mais recente bicicleta do campeão do mundo! Peça emprestada uma bicicleta (do seu tamanho), ou tire o pó à sua velha bicicleta guardada na garagem; o importante é que tenha duas rodas e um bom sistema de propulsão! No entanto, para os gulosos que estão a preparar um formato de longa distância, aconselho uma bicicleta de estrada, porque percorrer 90 km em BTT tem grande risco de o fazer perder demasiado tempo, ou mesmo fazê-lo ultrapassar o tempo permitido.

A última ferramenta indispensável para a sua prova é o calçado de corrida. Sim, de corrida. Efetivamente, não recomendo que use os ténis super na moda que tem no seu roupeiro. Esteve a nadar, depois fez ciclismo, continuar com corrida é fisiologicamente difícil. Logo, não torne a tarefa mais difícil e invista num calçado de corrida adequado para a prova que prepara.

2. O EQUIPAMENTO INDISPENSÁVEL PARA TRIATLO PARA O DIA D

Vamos agora indicar detalhadamente, e por desporto, o material indispensável para ter sucesso na prova:

No parque de bicicletas antes da prova 

Há equipamento que não serve para a prova em si, mas que é importante para passar o grande dia sem stress. Por exemplo, um objeto tão simples como uma bomba para bicicleta (de preferência uma bomba de pé com manómetro) para confirmar a pressão dos pneus antes da prova. Não é um indispensável, e se não tiver uma não é grave. A grande maioria dos triatletas à sua volta terá uma, não hesite em pedi-la emprestada ao seu vizinho para confirmar a pressão. Uma boa pressão dos pneus irá evitar o furo e dar-lhe-á a melhor aderência possível.

saida-água

A parte da natação

A natação do triatlo possui particularidades técnicas, bem como especificidades em termos de equipamentos. Os óculos de natação devem possuir um campo de visão amplo, para maximizar a visibilidade, e lentes fumadas, para evitar o encadeamento devido ao sol.

Em seguida, recomendo vivamente que invista num fato de natação, para melhorar a sua flutuabilidade e reduzir a fadiga muscular. Precisa de saber que a utilização do fato é proibida em águas com temperatura superior a 24 ºC e obrigatória para águas abaixo dos 16 ºC.

A touca faz parte do seu pacote de prova; permite a identificação dos participantes. Pode eventualmente prever uma touca suplementar que irá colocar por baixo da da organização, com os óculos posicionados entre ambas. Não se irão mexer durante a prova e terá mais calor se as temperaturas forem frescas!

O fato de triatlo é o único elemento comum a todas as disciplinas da sua prova. Irá tê-lo vestido mesmo durante a natação, por baixo do seu fato, se optar pelo fato de natação.

Adicionalmente, se nadar no mar, pense no creme antifricção, a colocar no seu pescoço e nas axilas, para limitar as irritações causadas pelo sal, caso contrário terá a impressão de ter caído num arbusto de urtigas!!!

Pense numa pequena toalha para limpar os pés quando sair da água (não perca tempo a secá-los totalmente), para calçar mais facilmente as suas meias e calçado de ciclismo. Por fim, se nadar no mar, uma pequena garrafa de água limpa (50 cl) irá permitir-lhe remover o sal dos pés (a organização por vezes contempla uma zona de lavagem à saída da água, mas nem sempre).

O percurso de ciclismo

O primeiro conselho, mas nem por isso o menos importante, é que se o sol brilhar durante o seu triatlo, antes de partir para a estrada cubra-se de creme solar, para evitar parecer um camarão no fim do dia. Naturalmente, quem diz percurso de ciclismo, diz bicicleta. Logo, como atrás indicado, verifique que a sua montada está em condições de funcionamento antes de a colocar na zona de transição.

O equipamento do ciclismo é tão importante como a sua bicicleta. Irá precisar obrigatoriamente de um capacete homologado (corre o risco de não poder realizar a prova se não o tiver). No caso do calçado de ciclismo, privilegie os modelos simples com banda autoaderente, rápidos de calçar e descalçar. Um par de óculos é bem-vindo, para tornar a prova de ciclismo mais agradável. Um par de luvas irá também facilitar a sua parte de ciclismo.

Por fim, para terminar a fase antes da partida, o porta dorsal, onde terá colocado previamente o seu número de participante. Serve também para a corrida, e é mesmo obrigatório em alguma provas.

foto bicicleta
foto corrida

A corrida

Já nadou durante vários minutos, e encadeou em seguida um percurso de ciclismo extenuante. O equipamento que previr para a corrida é ainda mais importante, porque o seu esforço começa a dar sinal. Naturalmente, o seu calçado deve ser adaptado à distância que irá percorrer e à sua passada. Privilegie o dinamismo no calçado para os triatlos curtos (da descoberta ao olímpico); já no caso dos formatos longos, irá procurar um calçado confortável com um bom amortecimento. Esta última parte da prova é a mais penosa, mesmo para os corredores, porque já gastou energia na natação e no ciclismo, e o seu corpo irá rapidamente ressentir-se! Por fim, um boné será muito útil para se proteger do sol, se necessário.

Para concluir, um último elemento que irá facilitar-lhe a tarefa no dia - um saco de desporto adequado, para colocar todo o seu material. Existem sacos específicos, denominados sacos de transição, que são compartimentados e permitem arrumar adequadamente todo o equipamento para a sua prova.

saco-transição-aptonia

Está agora pronto a mergulhar de cabeça, tanto no sentido literal como no figurado, porque quando estiver a fazer esta check-list, é sinal que a partida está próxima. Logo, não se esqueça de nada e, sobretudo, desfrute do momento!

Boa prova!!!

foto concelheiro

Alexandre

Estou apaixonado pelo triatlo desde há 5 anos, praticando a longa distância, triatlo L e XL. Estou certificado no clube de AMSLF Triathlon, em Fréjus. Algumas belas experiências que já tive: Ironman 70.3 Aix en Provence, Polar international triathlon de Cannes, Embrunman… Ciclista aguerrido e nadador sofrível, corro da mesma forma que concebo o triatlo - indo aos meus limites e mais além!

CONHEÇA OS NOSSOS CONSELHOS PARA PROGREDIR NO TRIATLO