Quando se iniciam no triatlo, muitas pessoas questionam-se a esse respeito: devo comprar uma bicicleta de estrada ou uma de triatlo? Para mim, a resposta é muito fácil:se está com dúvidas, é porque a resposta é bicicleta de estrada! E passo a explicar porque é que a minha resposta é tão categórica.
Uma bicicleta de estrada é mais prática, mais fácil de manobrar (é mais estável e a sua capacidade de travagem é melhor), é também mais leve e mais fácil de cuidar.
Em primeiro lugar, um praticante de nível principiante de triatlo deverá habituar-se a pedalar em distâncias cada vez mais longas. Para passar de 20 a 90 km, o conforto é indispensável.
A confiança é outro ponto fundamental. Conheço muitas pessoas que começaram a ter medo de andar de bicicleta após as primeiras quedas provocadas pelos pedais automáticos. O facto de ter uma bicicleta mais estável, com uma travagem melhor, e de ter sempre as mãos nos travões ajuda-as a ultrapassar estes receios.
Conheço bem os argumentos dos defensores das bicicletas de triatlo: são mais aerodinâmicas, mais rígidas…
A diferença aerodinâmica entre uma bicicleta de estrada e uma de triatlo é a mesma que existe entre um capacete de estrada e um de triatlo: claro que conta, mas não é o mais importante. E para um praticante de nível principiante, a rigidez da bicicleta de triatlo não será o mais importante pois o corredor nunca alcançará os níveis de watts que provocam as deformações dos quadros, suscetíveis de reduzir o rendimento.
Outro ponto a ter em consideração é o facto de 80% da resistência aerodinâmica vir do ciclista, e apenas 20% vir da bicicleta e das rodas. Assim, podemos afirmar que o mais importante não é a bicicleta mas sim a posição em cima da bicicleta. Uma bicicleta de triatlo permite ter uma posição muito mais "agressiva" e aerodinâmica. Mas ser capaz de manter esta posição enquanto se pedala com muita força requer anos de treino, de força muscular e de experiência a manobrar a bicicleta. A maioria dos praticantes de nível principiante que utilizam uma bicicleta de triatlo adotam uma posição menos agressiva, perfeitamente compatível com uma bicicleta de estrada equipada com extensores de guiador.
E não pense que a bicicleta de estrada serve apenas para o primeiro ano e que no ano seguinte deverá trocá-la por uma bicicleta de triatlo. Introduzindo alterações de elementos estratégicos, uma bicicleta de estrada poderá levá-lo muito longe. No meu caso, participei no mundial de 70.3 com uma bicicleta de estrada devidamente otimizada, e posso garantir-lhe que o fator limitativo era o ciclista, não a bicicleta!
Além disso, com uma bicicleta de estrada, poderá desfrutar ainda mais dos itinerários e das paisagens excecionais sem ter medo das descidas!
Agora irá perguntar-me por que razão existem as bicicletas de triatlo?
Na minha opinião, existem porque a verdade é que 20% da resistência aerodinâmica vem da bicicleta, e que as posições mais agressivas só podem ser adotadas em bicicletas de triatlo. Para a maioria dos desportistas, estes dois fatores são pouco importantes mas podem fazer a diferença num campeonato do mundo. Cada um é livre de analisar quais são os seus fatores limitativos para conseguir ganhar esses minutos que ainda lhe faltam.