sargo

COMO INICIAR A PESCA DOS ESPARÍDEOS?

A pesca dos esparídeos (douradas, ferreiras, sargos …) é um tipo de pesca fina que permite capturar belos exemplares com material leve. Veja, neste conselho, os locais que deve privilegiar e o material a utilizar para favorecer as suas hipóteses de captura.

UM EQUIPAMENTO FÁCIL DE UTILIZAR

  • Kit

    O estralho

    Tal como acontece com o conjunto, a escolha do estralho depende do local onde pretende pescar.

  • combo

    Conjunto cana + carreto

    A escolha do conjunto é simples. Depende do local onde pretende pescar.

ONDE ENCONTRÁ-LOS?

  • pontão

    Os diques

    Os diques permitem avançar mar adentro e pescar mais facilmente nas zonas de passagem do peixe. São igualmente formidáveis viveiros aquáticos que atraem os esparídeos. São também, muitas vezes, zonas de fácil acesso.

  • Viveiro de ostras

    Os viveiros de moluscos

    Os viveiros de ostras são excelentes despensas para os esparídeos. Pescar nas suas proximidades pode ser muito produtivo. Tenha atenção para não colocar a sua montagem demasiado perto, pois os resíduos dos moluscos e as estruturas metálicas podem cortá-la facilmente.

  • rochas

    As rochas

    Nas rochas vivem inúmeros moluscos e crustáceos. Os pontos de cor numa água transparente permitem-nos identificá-los mais facilmente. Se pescar numa zona com marés fortes, aproveite a maré baixa para visualizar as zonas rochosas.

COMO PESCÁ-LOS?

  • canas

    A cana

    Sendo a dourada um peixe muito desconfiado, é preciso evitar espantá-la, sendo recomendável a utilização de material leve com uma ponteira flexível. Isso permitirá absorver o movimento das ondas e do fio, produzindo o mínimo de vibrações sobre a montagem. Para a pesca na margem, dependendo da distância à qual pretende pescar, prefira as canas com comprimentos entre 3,50m e 5m. O mesmo se aplica à potência, devendo utilizar potências polivalentes que possam adaptar-se às condições da corrente, das ondas e da profundidade do local de pesca. A potência 40g-80g é polivalente.

  • Linha

    O fio

    É preferível utilizar fio de nylon quando se inicia a pesca à dourada, uma vez que, ao contrário do multifilamento, é elástico. Isso permite limitar os erros de ferragem e de a dourada se poder soltar do isco ao sentir o mínimo de resistência.

  • Carreto

    O carreto

    Os tamanhos 3000 e 4000 são indicados. Permitem equilibrar o conjunto cana + carreto para tornar a sua utilização agradável, mas também para conter fio suficiente caso um peixe grande morda e prenda o fio.

Descubra mais conselhos sobre pesca

FAZER NÓS DE PESCA

FAZER NÓS DE PESCA

Os nós de pesca ocupam um lugar importante na panóplia de elementos que o praticante de pesca deve ter em conta, pois são fundamentais durante as pescarias.

Como escolher um fio de pesca?

COMO ESCOLHER O SEU FIO DE PESCA NO MAR?

Veja os nossos conselhos para o ajudar a escolher o seu fio de pesca no mar.

Técnica em todo o lado

PESCA DA MARGEM: TÉCNICAS QUE SE PRATICAM EM QUALQUER LADO

O verão é um momento propício para praticar pesca da margem. O sol, as férias, a descontração... tudo boas razões para estar perto de água. Mas que técnica se pode praticar? Que peixes se podem procurar e onde? Com que tipo de material?