COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SNOWBOARD PARA O TEU FILHO?

As crianças muitas vezes sonham aprender snowboard. E, ao contrário do que se pensa, não há uma idade mínima para se começar a praticar snowboard... Hoje, existe um vasto leque de equipamento feito à sua medida e para o seu nível. Então e como escolhe prancha certa para o futuro snowboarder?

escolher prancha snowboard criança - título

Para escolher uma prancha de snowboard para o Teu filho, há que considerar 3 fatores principais:

1. A escolha de prancha de snowboard depende da altura da criança.
2. A escolha de botas de snowboard depende do número que a criança calça.
3. A escolha de fixações de snowboard depende do tamanho das botas de snowboard.

escolher prancha snowboard criança - multimédia 1

1/ QUAL É O TAMANHO CERTO PARA UMA CRIANÇA?

Para decidir o tamanho certo da prancha de snowboard para uma criança, o principal fator a considerar é a altura da criança.

Uma prancha mais curta será mais fácil de controlar para ela. A vantagem é aumentar a sua confiança e ser uma forma de evoluir mais rápido. Uma prancha mais comprida será mais difícil de controlar.

Certo, mas... as crianças crescem, em média, 6 cm por ano! E não quererás forçosamente ter de comprar uma nova prancha todos os anos.

Um bom equilíbrio será escolher uma prancha 10-20 cm mais pequena do que a criança. Assim, poderás utilizá-la por mais épocas. Também existem pranchas com duas posições de fixação. Se o teu filho tiver crescido muito, podes optar por uma distância maior entre as fixações.

Estes são os nossos conselhos para encontrar a melhor prancha de snowboard para o teu filho!

guia tamanhos prancha snowboard júnior 

guia tamanhos prancha snowboard júnior 

O TAMANHO DA PRANCHA DEPENDE DA ALTURA DA CRIANÇA (+/- 5 CM).

E se não tiveres uma fita métrica à mão?Basta colocar a prancha lado a lado com o teu filho: deve terminar entre o cimo do pescoço e o nariz, aproximadamente.

TWIN TIP E ROCKER: A MELHOR COMBINAÇÃO PARA PRANCHAS DE SNOWBOARD JÚNIOR

Nos últimos anos, a prancha de snowboard twin tip tem sido a favorita de entre as pranchas de snowboard de criança. A twin tip é uma prancha simétrica à frente e atrás. Isto significa que é tão fácil deslizar para a frente como em switch (para trás). Com uma Twin Tip, não tarda, o jovem praticante de snowboard desliza em ambas as direções à vontade!

A "rocker" designa uma prancha que é levantada em ambos lados por trás das fixações. Isto ajuda a combater os erros de inclinação das arestas (e, por conseguinte, quedas!) nas secções lisas das encostas e facilita as curvas.

A combinação destas duas tecnologias na escolha de uma prancha irá tornar a aprendizagem e o controlo pela criança muito mais simples!

fixações snowboard twin tip
escolher sb criança - multimédia 2

2/ COMO ESCOLHER UMAS FIXAÇÕES DE SNOWBOARD PARA O tEU FILHO?

A escolha de fixações de snowboard depende do tamanho das botas de snowboard. Cada fixação deve indicar um tamanho de bota.

Por exemplo, S = 1,5 - 5.
Isto significa que umas fixações de tamanho S são indicadas para botas de tamanho 1,5 a 5.

Recomendamos vivamente que o teu filho experimente fixações com as botas de snowboard calçadas para garantir que escolhe o tamanho certo.

3/ COMO ESCOLHER UMAS BOTAS DE SNOWBOARD PARA O tEU FILHO?

É normal as botas de snowboard serem volumosas e muito duras!
Isto quer dizer que nem sempre é óbvio se escolheu o tamanho certo. Duas dicas podem ajudar:

- Se retirares o botim, conseguirás sentir os dedos do teu filho e verificar se há espaço suficiente ou não.

- Se as botas não tiverem botim, retira a palmilha e coloca o pé do teu filho em cima dela. Deve existir um intervalo de 10 mm entre o dedo polegar e a extremidade da palmilha.

Este pequeno espaço de 10 mm é de extrema importância. O ar é um bom isolante térmico e ajudará a manter os pés da criança quentinhos!

Como escolher umas botas de snowboard para o seu filho

DICAS DREAMSCAPE

Para apertar as botas, evita os tradicionais atacadores que são demasiado complicados para uma criança pequena. Opta antes por um sistema de aperto rápido.

Não te esqueças do capacete, da proteção dorsal e das luvas com proteções de pulso... e lembra o pequeno snowboarder das normas básicas de conduta nas encostas... Agora pode ir experimentar os prazeres do snowboard em todo o seu melhor!

Como escolher uma prancha de snowboard para o seu filho

PHILIPPE TIERCIN

Amante de snowboard e gestor de produto da DREAMSCAPE.