Como escolher uma proteção dorsal - título

Como escolher uma proteção dorsal

Para esquiar ou praticar snowboard em segurança, precisas de te proteger seja qual for o teu nível ou utilização. Estas são as nossas melhores dicas para fazeres a escolha certa de proteção dorsal.

Praticar desportos de neve nas montanhas pode por vezes implicar trauma nas costas.
As proteções dorsais são a solução óbvia!

As proteções dorsais são um equipamento fundamental para principiantes que queiram aprender a esquiar e a praticar snowboard com segurança e imprescindível para praticantes de ski e snowboard experientes que gostam de realizar saltos e não resistem à tentação da velocidade. Este equipamento protege a coluna em aterragens incertas e, especialmente, no caso de duras quedas.

Uma proteção dorsal de ski e snowboard atua simplesmente como um escudo que protege a coluna e absorve os choques ao longo de toda a superfície das costas, evitando fraturas e contusões graves. Mas existem ligeiras diferenças entre as proteções dorsais atualmente à venda no mercado, que iremos explicar já a seguir para que possa encontrar a melhor proteção dorsal para si.

COMO ESCOLHER UMA PROTEÇÃO DORSAL
COMO ESCOLHER UMA PROTEÇÃO DORSAL

Os diferentes tipos de proteção dorsal

Como já percebeste, é essencial proteger as costas quando praticas ski ou snowboard.
Vejamos agora os diferentes tipos de proteção dorsal à venda no mercado.

Existem vários tipos de proteção dorsal. Estas podem variar de acordo com:

1. Os materiais utilizados para conceber a proteção e o colete exterior:
Estes materiais variam em conforto, respirabilidade do colete e na liberdade de movimentos global.

2. A área corporal protegida:
Podes essencialmente escolher entre uma "Proteção DORSAL INTEGRAL" e uma "Proteção DORSAL CENTRAL".

Como escolher o equipamento protetor de snowboard

Proteção dorsal central

Proteção centrada no meio das costas.

proteção dorsal integral

Proteção dorsal central

Esta é a proteção mais comum, para uma segurança acrescida que protege as costas na totalidade.

Proteção dorsal Decathlon

1) Colete de proteção dorsal

Concebido na forma de colete com proteções integradas, esta proteção dorsal oferece-lhe um apoio perfeito e um conforto supremo. É a solução mais popular junto dos praticantes de snowboard, seja qual for o seu nível ou utilização!
Este tipo de proteção é feito de materiais leves que garantem uma excelente liberdade de movimentos. O colete mantém a proteção dorsal no lugar e é bem arejado e ventilado. 

COMO ESCOLHER UMA PROTEÇÃO DORSAL

2) Proteção dorsal com alças  

Este tipo de proteção dorsal é constituído por um cinto ajustável e alças de ombro, que garantem uma excelente estabilidade mas restringem o movimento do tronco.
A armadura protetora é composta por várias placas de polipropileno ergonómicas e articuladas .
Existem modelos curtos que envolvem a região lombar e proteções compridas que envolvem a totalidade das costas.

COMO ESCOLHER UMA PROTEÇÃO DORSAL

3) Mochila com proteção dorsal  

É uma mochila equipada com uma proteção dorsal integrada na zona em contacto direto com as costas. As proteções são removíveis por isso as mochilas também se podem utilizar sem esta proteção.
Destinam-se mais frequentemente às modalidades freeride e de caminhada, com correias para prender o capacete ou os skis e a prancha snowboard, bem como uma secção específica para o equipamento de segurança (pá, sonda).
É uma mochila especialmente concebida para ski e snowboard, mas que traz um extra: uma proteção dorsal. Uma solução extremamente prática

COMO ESCOLHER UMA PROTEÇÃO DORSAL

4) Proteção dorsal integrada 

Este é um casaco 3-em-1 equipado com uma proteção leve, flexível e invisível, tão confortável que nem te lembrarás que o estás a utilizar!

Este tipo de proteção oferece-te uma excelente liberdade de movimentos aliada a uma proteção integral das costas, sem sequer teres de pensar nisso...

Por isso podes utilizar a proteção sozinha ou com o casaco, com a possibilidade de a retirares quando já não precisares de proteger as costas. (quando desafias a pista de dança com os amigos depois de uma sessão de ski, por exemplo...).

5) Conselho antes de comprar...

A proteção dorsal deve assentar perfeitamente no utilizador. Se o tamanho não for o correto, poderá provocar desconforto nas costas.
Para que seja eficiente e confortável, deve satisfazer os critérios seguintes:

- Proteger contra impactos
- Garantir uma boa liberdade de movimentos
- Ser fácil de ajustar
- Facilitar a ventilação e absorção da transpiração

DIMENSÕES
O tamanho dependerá evidentemente do comprimento das costas.
Por isso, é aconselhável experimentá-la antes de comprares. O objetivo é encontrar a proteção que corresponda ao máximo à tua morfologia e que não limite o movimento. Em suma, deves certificar-te que te sentirás confortável quando te aventurares na neve!

6) Como se veste uma proteção dorsal

Em função da temperatura exterior, tem várias opções...
Podes vestir a proteção dorsal diretamente por cima da roupa térmica para poder gerir a temperatura corporal com uma camisola por cima e depois o casaco.

Ou, se for mais confortável e não planear retirar a camisola, podes vestir a proteção dorsal diretamente por cima da camisola.
Considera, no entanto, que estes produtos normalmente são feitos para serem vestidos tão próximo do corpo quanto possível.

Certifica-te de que tens o devido equipamento:

Em suma, se fores praticante freestyle, freeride ou apenas um amante de velocidade, veste as tuas proteções sempre que saires para te manter em segurança!
(A equipa DREAMSCAPE deseja-lhe uma ótima época!)

Se gostaste deste artigo, partilha a tua avaliação. Se tiveres alguma dúvida, publica-a nos comentários: teremos todo o prazer em responder.

Como escolher uma proteção dorsal

Yohann kelkel

Gestor de produto e amante de snowboard DREAMSCAPE  

sav ski wedze

SKI ALPINO, SKI FREERIDE E SKI DE CAMINHADA

Todas as soluções para a manutenção e reparação do seu equipamento de ski
PRANCHA E PRATICANTE DE SNOWBOARD WEDZE

Descobrir o snowboard

Sejamos aventureiros. O snowboard é um desporto de deslize em que o esforço e o controlo são compensados com um delicioso sentimento de liberdade.
A marca Wed'ze, Material de Ski & Snowboard

A marca Wed'ze, Material de Ski & Snowboard

Do ski de pista ao Freeride, passando pelo Freestyle, a filosofia da Wed’ze é a de tornar acessível a todos a descoberta das sensações do deslize, independentemente do Teu nível ou do seu estilo.