A faca de mergulho é um elemento de segurança indispensável para qualquer mergulhador experiente. Explicamos-te as suas características para te ajudar na escolha!
Neste conselho dedicado à faca de mergulho explicamos-te como escolher o tamanho, o material e também como fazer a manutenção da tua faca de mergulho.
O tamanho da faca depende da utilização que lhe irás dar, mas não te esqueças que o tamanho também afeta o peso. As facas maiores são mais eficazes para serrar (com a serrilha) ou cortar redes maiores. As facas mais pequenas são ideais para a questão da segurança.
A maior parte das facas são em aço inoxidável ou em titânio. O titânio está mesmo sujeito à corrosão, mas tendo em conta o ambiente hostil que representa a água salgada, também não estarás totalmente protegido se não fizeres a sua correta manutenção.
A escolha vai depender do teu orçamento, mas a manutenção é um ponto essencial para a duração de vida da tua faca.
Claro! Para o mergulho, estes acessórios podem ser muito úteis e apresentam a vantagem de serem muito leves. As mini-facas são assim perfeitas para os mergulhadores que desejam ter este acessório de segurança sem gastarem muito dinheiro e sem se preocuparem com o espaço. Além disso, este tipo de facas é mais prático de transportar nas viagens: têm menos hipóteses de colocarem problemas nas fronteiras, um ponto importante para os mergulhadores viajantes.
Em primeiro, os corta-cabos, elementos compactos e seguros, são importantes para o mergulhador, na eventualidade de ficar preso nas linhas de pesca ou em algas. Não tem as mesmas funções que a faca, mas é sem dúvida um pequeno objeto que deves privilegiar nas tuas saídas de mergulho.
A manutenção da faca é um ponto essencial para prolongar a duração de vida da tua faca. Perante a corrosão e a oxidação, mesmo o metal mais sólido não fica imune se não te dedicares à manutenção do mesmo após as tuas saídas.
Para isso, não te esqueças de a passar por água corrente após cada mergulho. Limpa-a e deixa-a secar fora do seu estojo. Também a podes lubrificar, com massa de silicone por exemplo, para evitar a formação de ferrugem.
Agora já sabes tudo sobre as facas de mergulho. Poderás escolher a que mais te convém para a tua prática de mergulho! Boas bolhas!