A ESCOLHA DA MÁSCARA DEVE SER FEITA EM FUNÇÃO DA PRÁTICA SUBAQUÁTICA: SNORKELING, MERGULHO COM GARRAFA, APNEIA OU CAÇA SUBMARINA.

Como escolher a máscara de snorkeling?

Praticas snorkeling? A máscara Easybreath (foto) está perfeitamente adaptada para o snorkeling puro. Distingue-se rapidamente pela sua forma: esta máscara facial revolucionária, inovação da Subea, permite-te respirar tanto pela boca como pelo nariz. Oferece igualmente um amplo campo de visão, mas atenção! Não deves ir para debaixo de água com ela, é apenas uma máscara de snorkeling de superfície. A máscara Easybreath é ideal para crianças com mais de 6 anos que estão a iniciar o snorkeling, os mergulhadores mais ansiosos e aqueles que tenham dificuldade com a separação bocal-nasal. Recria as condições respiratórias familiares da superfície para te permitir uma descoberta sem problemas do meio submarino. O campo de visão amplo e o seu sistema anti-embaciamento integrado, garantido sem entrada de água, permitem uma visão super clara do fundo marinho.

Como escolher a máscara de mergulho?
Como escolher a sua máscara de caça submarina?

Como escolher a máscara de caça submarina ou apneia?

Praticas caça submarina e apneia pura? Existem máscaras dedicadas a estas atividades que se diferenciam pelo seu pequeno volume para limitar o esmagamento da máscara e as perdas de ar. Em relação às máscaras de caça/apneia pura, são quase sempre com duas lentes e normalmente com um pequeno volume para limitar as perdas de ar na descida. Algumas tapam quase por completo os olhos, apenas deixando ver a retina, com o objetivo de se aproximar mais facilmente dos peixes mais tímidos. Para completar este aspeto "discreto", a maior parte das máscaras de caça submarina são de cor escura ou com padrão de "camuflagem".

Como escolher a máscara de mergulho com garrafa?

As máscaras de mergulho têm duas prioridades: facilitar o acesso às tuas narinas para te permitir efetuar a manobra de Valsalva na descida, e assegurar um bom campo de visão debaixo de água. É também importante escolher o contorno da tua máscara:
- saia mono ou bi-matéria (mais flexível e estanque), preta ou mesmo transparente, para reduzir o efeito de túnel por vezes sentido;
- com uma ou duas lentes: campo de visão desafogado no primeiro caso, possibilidade de colocar lentes de correção no segundo. Atenção: a forma e a inclinação das lentes têm uma influência direta sobre o seu campo de visão!
- de cores vivas ou, pelo contrário, toda preta.
- com contorno em plástico ou sem aro: a lente é fixada diretamente na saia para uma maior leveza e maior resistência.
- com uma correia em tecido, ideal para os cabelos compridos, ou em silicone, mais adaptada para utilização com um capuz e para cabelos curtos

Como escolher a máscara de mergulho com garrafa?

Como escolher o tamanho da tua máscara?

Para escolheres a tua primeira máscara, é normalmente indispensável experimentá-la na loja.
Relativamente à máscara Easybreath, quando a máscara é colocada sobre o rosto, se o tamanho estiver correto, não ficará nenhum espaço entre o queixo e a saia de silicone, mantendo o conforto.
Para as máscaras de mergulho clássicas, encontrar o tamanho correto passa muitas vezes por uma manipulação simples, mas eficaz:

1. Posiciona o modelo sobre o rosto, sem a correia.
2. Inspira pelo nariz: a máscara deve manter-se sozinha.
3. Sustém a tua respiração: se a máscara não se mexer, significa que o tamanho está correto.

De seguida, coloca a correia e ajusta-a suavemente sem apertar muito: deve poder escapar-se ar da máscara. É o caso? Então só te falta escolher o modelo mais confortável e que te proporcione o melhor campo de visão!

Um pequeno truque para escolher o tamanho correto de máscara de mergulho
Alexandre, vendedor mergulho Decathlon de Toulon

Alexandre

Vendedor mergulho - decathlon toulon - nível 3 ffessm e subredator subea 

Precisas de uma dica anti-embaciamento para a tua máscara de mergulho? Antes de cada mergulho, aplica um produto anti-embaciamento (ou líquido da loiça, pasta de dentes, saliva…) sobre a lente interior e limpa com água antes de entrar dentro no mar!

Em casa, arruma ao abrigo da luz e do calor, porque o sol não é definitivamente amigo do plástico nem do silicone.

Recomendamos-lhe igualmente outros conselhos de mergulho