Na prática de mergulho, uma grande parte da perda de calor na água passa pelas extremidades do corpo. Os acessórios indispensáveis para as proteger termicamente são as luvas, as meias ou botins em neoprene. Mas como escolher entre as várias espessuras?
TAL COMO PARA UM FATO DE MERGULHO, A ESCOLHA DAS LUVAS, DAS MEIAS OU DOS BOTINS DE MERGULHO É FEITA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA DA ÁGUA.
Água com temperatura entre 10 e 18°c
Para águas frias, entre 10 e 18ºC, privilegia luvas, meias ou botins de mergulho com uma espessura de 5 a 6,5 mm de neoprene.
Água com temperatura entre 16 e 24°c
Para águas amenas, entre 16 e 24°C, escolhe luvas, meias ou botins de mergulho com uma espessura de 3 a 5 mm de neoprene.
Água com temperatura superior a 24°c
Para águas quentes, com temperaturas superiores a 24°C, opta por luvas de mergulho de 1 a 2 mm de espessura e meias ou botins de 2 a 3 mm de espessura.
Resistência à abrasão
Protegem dos cortes e das possíveis lesões provocadas por rochas ou determinadas espécies marinhas.
Facilidade ao colocar
As luvas, as meias ou os botins permitem uma colocação fácil.
Isolamento térmico
Com uma espessura de 1,5 a 6,5 mm, as luvas, meias e botins em neoprene protegem do frio e melhoram a estanquidade do fato na zona dos punhos e dos tornozelos.
É importante compreenderes melhor a função de cada um destes acessórios para poderes escolher entre as meias e os botins de mergulho. Qual é a diferença?
- As meias de mergulho (imagem 1) são adaptados para serem utilizados com barbatanas de bolsa de pé
- Os botins de mergulho (imagem 2) foram concebidos para caminhar e para serem utilizados com barbatanas reguláveis.
Quando comprares as tuas barbatanas, não te esqueças de as experimentar com as tuas meias ou botins, para teres a certeza do teu tamanho!
Meias de mergulho
Botins de mergulho