surfar no inverno

Como escolher o material para surfar no inverno?

Motivado(a)? Só tens de escolher um equipamento adaptado e seguir algumas destas dicas para surfares com a mesma facilidade que no verão.

O outono acabou de chegar e, no entanto, já começas a bater os dentes só com a ideia de voltar a surfar em água fria? Mesmo com os dias mais curtos, são muitas as vantagens para continuar a surfar no inverno: ondas perfeitas, spots com menos gente, etc.

diferentes tipos de fatos de surf

Voltar a vestir o fato integral a partir do outono

Antes de ir à água, escolhe cuidadosamente a espessura do neopreno do teu fato pois vai determinar a eficácia de isolamento e, assim, a duração da tua sessão.

Considera a espessura do neopreno como uma segunda pele que constitui uma barreira contra a água fria. Está indicada através de dois ou três números: 5/4 milímetros, 4/3 ou 3/2 milímetros.

- O fato ideal para o outono: 3/2 milímetros (mm) significa que a espessura do neopreno é de 3mm nas pernas e 2mm nos braços. Estes fatos são menos espessos ao nível dos braços para facilitar a rotação e o remar. Abaixo dos 17°C escolha:
- O fato indispensável para o inverno: 4/3 milímetros (mm) significa que a espessura do neopreno é de 4mm nas pernas e 3mm nos braços. Estes fatos n Está bom de ver: quanto maior for a espessura do neopreno, mais quente será.
- O fato 5/4 mm, a melhor proteção contra águas muito frias: 5/4 millimetros (mm) significa que a espessura do neopreno é de 5mm nas pernas e tronco e 4mm nos braços.

Nota : encontra por vezes fatos 5/4/3mm que, dependendo da qualidade de construção representam um compromisso entre um fato 4/3mm e um fato 5/4mm.

Tamanho de fato

Otimiza a proteção contra o frio com os acessórios de neopreno

Não, não és necessariamente friorento(a): acrescentar uma licra térmica sob o fato é eficaz para adicionar calor mas pensas-te em cobrir os membros que estão mais em contacto com a água durante a sessão? em águas abaixo de 17°C, recomendamos que protejas as extremidades do corpo para reduzir a perda de calor, de acordo com a seguinte ordem:

Os botins de neoprene são os primeiros acessórios de neoprene que completam a proteção térmica do fato integral. Há dois tipos de botins de neoprene:

- AS MEIAS DE SURF / BODYBOARD : com a sola de poliuretano, são mais flexíveis do que os botins permitindo assim manter os pés quentes mantendo simultaneamente um bom contacto com a prancha ; um ponto muito apreciado pelos surfistas mas também pelos praticantes de bodyboard, pois protegem os seus pés da fricção depois de colocados os pés de pato de bodyboard.

- OS BOTINS : de neopreno espesso (3mm ou 5mm), oferecem uma maior proteção contra o frio e o meio marinho (rochas) do que as meias de surf. Um detalhe que faz todo o sentido quando tem de percorrer vários quilómetros antes de chegar ao spot e está muito frio... cuida dos teus dedos.


As luvas e a balaclava, são bastante recomendadas para continuares a surfar regularmente durante todo o inverno:

- AS LUVAS: no surf, passamos mais de 90% do tempo da sessão a remar, por isso, não te esqueças das luvas sempre que a temperatura da água cai para baixo dos 12°C.

- A BALACLAVA: quando a temperatura atinge os 7°C, surfistas corajosos, põe a balaclava! Conforme a sensação de frio, a balaclava de surf é indispensável: não só para reduzir o efeito de arrepio quando esperas as ondas mas também a sensação de dor de cabeça intensa por causa do frio quando realizas um duck dive.

Fazer uma verificação completa do equipamento

As primeiras sessões no outono estão aí, mas o sol compete contigo para ver quem é o primeiro a despontar no mar depois de um dia de trabalho? Sim, as sessões depois do trabalho que vão pela noite dentro acabaram… não desanimes em frente ao ecrã: é só um adiamento! Pratica menos o surf mas melhor: começa por fazer uma verificação completa do equipamento antes da chegada do inverno:

wax tribord

A wax para água fria

Muda a estação, muda a wax na prancha: retira a wax e aplica novamente a wax para água fria a partir de outubro ou novembro se vives mais a sul.

Leash tribord

O leash sobresselente

A chegada do inverno nas nossas costas é acompanhada por swels mais consistentes e potentes: verifica o estado da corda do leash fixa ao plug da prancha de surf. Como o cuidado nunca é demais, leva uma corda e um leash sobresselente no carro: este cuidado evita que tenhas de abandonar o pico com tristeza se o leash se partir… No inverno, não corras o risco de estares no pico durante uma sessão dinâmica, sem a tua prancha: ao mínimo sinal de desgaste ou rotura do leash, muda-o! (no mínimo uma vez por ano)

prancha de surf olaian

A prancha de surf adaptada às condições de inverno

No take-off durante o inverno, ter a prancha certa nos pés pode fazer toda a diferença: se já estás habituado(a) a surfar com diferentes shapes de pranchas, sentes que alguns viram mais depressa, outros arrancam mais facilmente ou avançam mais depressa ao remar. Não existe um modelo de prancha perfeitamente adaptado a todas as condições e tamanhos de ondas possíveis, mas podes ter no teu quiver várias pranchas para surfar em todas as estações. Resumidamente, alguns modelos são mais volumosos e adaptados às pequenas ondas de verão (por exemplo, as longboards e as pranchas de espuma) e outras têm uma forma mais fina (como as shortboards) para ondas tubulares e mais potentes. Nosso conselho: treina o surf com shapes e tamanhos de prancha diferentes para melhorar a técnica e aperfeiçoar o estilo.

saco para prancha de surf

O saco/recipiente para fatos para dias húmidos

A felicidade de surfar com chuva! Muitas vezes, as sessões com chuva são acompanhadas por ventos offshore e spots desertos, dois aspetos que só aumentam a diversão dos surfistas. Mas quando chega o momento de regressar ao carro e vestir a roupa sob a chuva, o cenário muda: o saco ou recipiente para fatos tem a dupla vantagem de proteger os pés do chão húmido e manusear o fato de neopreno sem inundar a bagageira.

poncho tribord

Tenta ao máximo proteger-te do vento no inverno para não apanhares frio e prepara com antecedência a tua roupa para uma maior eficácia quando a vestires sob o poncho (t-shirt do lado certo, calças no sítio certo, etc…). O tempo não colabora e dificulta esta tarefa? Adota a solução de recurso: protege os assentos do carro com o poncho ou capa de proteção, liga o aquecimento no máximo no carro e volta para casa depressa!

garrafa térmica

  A garrafa térmica para se hidratar

Cá entre nós: nada como um bom chocolate quente que está à tua espera no carro para revigorar depois de uma sessão fresca! Dica: leva também uma garrafa de água quente antes de ires surfar, vais aquecer as mãos e os pés que podem estar entorpecidos depois da sessão!

Mais dicas sobre surf

Como iniciar-se sozinho na prática de surf?

Como iniciar-se sozinho na prática de surf?

Recomendamos muitas vezes aos iniciantes que frequentem um curso de algumas horas numa escola de surf. Mas, por vários motivos, prefere aprender a surfar sozinho. É possível? Quais os erros a evitar? Conheça os nossos conselhos para iniciar sozinho e com toda a segurança.

Os benefícios do surf e do bodyboard

Os benefícios do surf e do bodyboard

Fortalecer os músculos, sentir-se livre no contacto com a natureza, testar os seus limites, eliminar o stress,... são exemplos que provam os benefícios dos desportos de ondas. Siga-nos para descobri-los.