Como escolher a sua lanterna de mergulho?

Como escolher a lanterna de mergulho?

Acessório de observação até mesmo elemento de segurança, a lanterna permite-te ver dentro de água quando a luz perde as suas cores e diminui. A Subea ajuda-te a escolher!

A luz diminui pouco a pouco à medida que aumenta a profundidade no mergulho. Primeiro o vermelho e depois o amarelo desaparecem da sua visão dentro de água, e se descer a grandes profundidades ou caso mergulhe em destroços/gruta, a luz desaparecerá totalmente. O mesmo acontece nos mergulhos noturnos, evidentemente... A lanterna estanque de mergulho é indispensável para poder ver de forma clara durante os teus mergulhos. Explicamos-te como escolher!

Como escolher a sua lanterna de mergulho?
Como escolher a sua lanterna de mergulho?

Lanterna ou farol de luz: qual a diferença?

A lanterna de mergulho (à esquerda na foto) é  mais compacta que o farol (à direita na foto). O feixe também é mais concentrado. É por isso mais indicada para a observação do que para a segurança, e pode servir como sistema de iluminação de recurso, devido ao seu pequeno volume. Também pode servir para poderes ser localizado pelos teus companheiros de mergulho. O farol de mergulho permite-te iluminar uma zona mais ampla.

Como escolher o seu farol de mergulho??

Como escolher uma lanterna de mergulho?

Para escolheres corretamente, deves ter em atenção as seguintes características da lanterna: o preço, a potência (em lúmens), o carregamento, a autonomia, o tamanho do feixe e a ergonomia desta.
O preço da lanterna pode dar uma indicação sobre a sua qualidade. Uma lanterna que custe menos de 20€ não poderá ter acabamentos e materiais que garantam uma boa longevidade.
A potência da lanterna em lúmens é uma boa forma para comparar modelos.
O carregamento da lanterna pode ser efetuado de diversas formas: por pilha ou por bateria recarregável com USB. Está diretamente ligado à sua autonomia e potência. Escolhe por isso em função da duração dos teus mergulhos e da utilização que irás dar a esta lanterna.
Quanto à dimensão do feixe, uma luz concentrada e potente será útil para a observação de um ponto preciso.

Como escolher a sua lanterna de mergulho?

Como escolher o seu farol de mergulho?

A escolha do farol de mergulho é feito em função de critérios semelhantes à escolha de uma lanterna. No entanto, este deve ser particularmente fiável, sobretudo se mergulhas de noite ou em grutas: assim que estiveres dentro de água, já não poderás recarregar o farol. Assim, os faróis com canister oferecem autonomias importantes e várias opções de iluminação para poder iluminar em função da situação. Não te esqueças do peso do farol, pois terás que o transportar durante todo o mergulho, um produto leve e que ocupe pouco espaço é sempre mais simpático.

Agora já podes escolher a tua lanterna em função das tuas práticas e necessidades! Desejamos-te bons mergulhos!

Como escolher o colete estabilizador de mergulho?

Como escolher o colete estabilizador de mergulho?

No mergulho, o colete estabilizador é fundamental para gerir a tua flutuabilidade debaixo de água. Descobre os nossos conselhos para escolheres o teu!
Como escolher as luvas, os botins e o calçado de mergulho?

Como escolher as luvas e botins de mergulho?

Para garantires um bom isolamento térmico durante o mergulho, é necessário escolheres corretamente as luvas, meias ou botins em neoprene. Espreita aqui alguns conselhos!
Como escolher a máscara de mergulho?

Como escolher a máscara de mergulho?

Descobre o nosso guia para escolheres corretamente a tua máscara, consoante o desporto subaquático que praticas!