escolha uns skis freeride, conselho wedze

Como escolher uns skis freeride?

Tens uma enorme vontade de explorar as encostas e experimentar o prazer do freeride mas não sabes que modelo de ski é mais indicado para esta modalidade? Explicamos-te tudo!

O ski freeride é, por natureza, um desporto livre. Explorar novos terrenos com total liberdade é a principal motivação dos praticantes do freeride. A prática acontece em percursos acidentados com neve de qualidade variável, por isso é importante equipar-se com uns skis perfeitamente adaptados a este tipo de ambiente.
Que skis deves escolher? Siga o guia

Quais são os critérios?

Para manter o desempenho e desfrutar da descida ao máximo, os skis freeride têm características técnicas específicas, distintas das de uns skis alpinos.
O lift, o arco e o rocker são critérios importantes para a escolha dos skis freeride. O ski terá um comportamento diferente em função do tamanho do praticante.

COMO ESCOLHER UNS SKIS FREERIDE?

1/ Skis mais largos 

A olho nu, a largura do patim é aquilo que distingue um ski freeride de um ski alpino. Localizada sob os pés, a largura do patim é um componente crítico dos teus skis. Quanto mais largo for, mais lift o ski terá em neve solta. O patim de um ski alpino tem, em média, 70 a 85 mm de largura.

Num ski freeride, a largura do patim pode chegar aos 130 mm! A largura de um ski relativamente multifuncional situa-se entre 90 e 105 mm, sendo mais largo em skis exclusivas, especialmente para uso em neve solta.

Uns skis freeride podem ser utilizados em encostas, mas será mais difícil esquiar e o esforço exigido é maior.  Se gosta de praticar freeride e também de realizar curvas cavadas nas encostas, opte por uns skis com até 95 mm de largura.

Como escolher uns skis freeride?

2/ Escolha do arco

O arco do ski é o que determina a forma como o ski curvará quando pousado no chão. Para veres o arco, pouse os skis no chão, direitos (ou deite-os de lado). Pode ser liso, tradicional ou inverso (só o ponto central do patim do ski contacta com o chão).

Atualmente, a maioria dos skis freeride do mercado têm um arco tradicional.  Isto significa que a espátula e o tail dos seus skis tocarão na neve, mas o ski será levantado no meio. Com um arco tradicional, quando calças os skis e te inclinas sobre os bordos para virar, toda a superfície entre a espátula e o tail entrarão em contacto com a neve.

É um verdadeiro prazer esquiar e desenhar belas curvas com uma boa aderência!

Como escolher uns skis freeride?
Como escolher uns skis freeride?

3/ Estilo rocker

Num ski com um "rocker", a espátula, e por vezes o tail, levanta-se do chão muito antes do que um ski com arco. Isto significa que os pontos de contacto avançam para o meio do ski. A superfície do ski em contacto com a neve é mais reduzida: desfrutará de um melhor controlo e mais flutuação em neve macia. Quando se inclina para realizar curvas, o comprimento dos bordos oferece mais aderência em neve dura.

Quanto mais comprido for o rocker, mais controlo terá sobre o ski!

Como escolher uns skis freeride?

Conselhos do james!
praticante de freeride e gestor de produto

És esquiador experiente e procuras uns skis com aderência para realizar grandes curvas? Opta por uns skis alpinos com um shape direcional e um rocker frontal.
Procuras uns skis divertidos, fáceis de utilizar e eficientes dentro e fora da pista? Escolhe uns skis com um arco tradicional e duplo rocker.

Procuras uns skis que flutuam em neve solta com muita rotação?
A escolha é, sem dúvida, uns skis com arco tradicional e duplo rocker e uma largura de patim superior a 100 mm.

“O tamanho dos teus skis freeride é importante. Se quiseres um maior controlo, opta por skis 5 cm mais curtos. Pelo contrário, os esquiadores intermédios que procurem lift e estabilidade, especialmente a alta velocidade, deverão optar por skis até 10 cm maiores do que os seus tamanhos habituais.”

Como escolher uns skis freeride?

Sou esquiador experiente mas nunca me aventurei por encostas não marcadas

Se é esquiador experiente mas nunca se aventurou por encostas não marcadas, deve optar uns skis freeride de nível principiante. O seu ponto forte é a versatilidade. Perfeitos para deslizar em qualquer tipo de neve e a estabilidade em curvas grandes agradará aos esquiadores mais experientes!

Como escolher uns skis freeride?

Sou esquiador freeride intermédio e gostava de evoluir

Se já praticas fora da pista e queres evoluir, opta por uns skis de nível intermédio. Com estes skis, terás lift e estarás à vontade tanto em neve fresca como em neve mais complicada.
Divertido e ágil ou mais alpino com uma melhor aderência, a escolha é ilimitada quando se trata do melhor para ti

Como escolher uns skis freeride?

Esquiador experiente, pratico regularmente fora da pista

Se esquias com regularidade e queres trocar as subidas mecânicas por áreas por desbravar e pequenas extensões de neve solta, opta por uns skis de nível experiente. Terá personalidade suficiente para corresponder às suas expetativas

Não te esqueças!

Antes de te aventurares para fora da pista, e mesmo sendo de nível intermédio, lembra-te que, por definição, o perigo está sempre presente.
Para garantir a tua segurança e a dos teus entes queridos, equipa-te o melhor que conseguires para minimizar o risco. Para isso, são essenciais três produtos: um DVA (Deteção de Vítima de Avalanche), uma sonda e uma pá. Com este equipamento essencial, poderás esquiar nas altas montanhas e dar aso à imaginação.

Como escolher uns skis freeride?

Cédric piatek

Líder digital

#powderday

descubra o ski freeride com a Decathlon

Descobrir o ski freeride

Descubra o que é o ski freeride, e como praticar com total segurança.
Como escolher o casaco de ski freeride?

Como escolher o casaco de ski freeride?

No ski freeride, vai evoluir na montanha e/ou na alta montanha. seu corpo vai assim estar exposto a condições difíceis tais como o frio, o vento ou a humidade. Quais são os elementos que deve ter em conta na escolha do casaco? Explicações
A marca Wed'ze, Material de Ski & Snowboard

A marca Wed'ze, Material de Ski & Snowboard

Do ski de pista ao Freeride, passando pelo Freestyle, a filosofia da Wed’ze é a de tornar acessível a todos a descoberta das sensações do deslize, independentemente do Teu nível ou do seu estilo.